Os melhores projetos caseiros eólicos de 2021

Gerador que funciona quase sem vento


Este projeto foi o primeiro do ano de 2021 e foi um grande sucesso no Youtube, mas o caso não era para menos, pois trata-se de um gerador eólico que produz energia com muito pouco vento. Com apenas 100 rotações por minuto é possível obter uma grande quantidade de energia, graças a um gerador obtido a partir do motor de uma máquina de lavar.

Esta máquina foi construída de modo a poder ser montada e desmontada da torre sem grandes dificuldades.

Tem um sistema de proteção contra ventos fortes e com vento muito fraco consegue atingir cinquenta volts. O único senão é ter pouca amperagem, mas é ótimo para produzir iluminação direta, sem recurso a acumulação em baterias e tem um ótimo design.

Link para o vídeo no Youtube: 

Gerador eólico com multiplicação de rotações




Este gerador tem um sistema de multiplicação de rotações embutido tendo, devido a isso, sido instalado na turbina com transmissão direta. Tem também um sistema de proteção contra  ventos demasiado fortes e a máquina foi protegida com uma cobertura que pode ser levantada, como se de um capot de um carro se tratasse.

Esta engenhoca foi também equipada com um sistema de escovas para que o cabo que transporta a energia para baixo, não se enrole na torre do cata-vento.

As pás foram aplicadas aos braços da turbina com abraçadeiras metálicas e são de inclinação regulável.

O gerador tem duas saídas usb para carregamento de celulares que impede que a corrente ultrapasse os 5 volts e tem mais duas saídas de corrente onde é possível obter uma voltagem mais elevada como é possível ver nos testes que realizei.

Link para o vídeo no Youtube: 

Gerador eólico luminoso


E temos agora uma turbina que é um autêntico espetáculo noturno. Funciona também com um gerador feito de bobinas e motor de máquina de lavar e basta uma ligeira brisa para colorir as noites escuras seja no verão ou no inverno.

A energia passa para as pás em movimento através de um sistema de escovas e a máquina está também equipada com um sistema de proteção contra ventos fortes que atuou várias vezes durante as filmagens que fiz, pois a noite estava tempestuosa.

Link para o vídeo no Youtube: 


Cata vento de janelas de policarbonato


E agora, outro projeto inédito, muito "fora da caixa". Trata-se de um cata-vento feito com placas de policarbonato, um material muito leve, mas também muito resistente. As janelas foram aplicadas com facilidade à estrutura de alumínio, graças aos canais das placas.

O vento, quando bate nas janelas,, na parte da turbina que está a rodar contra o vento, abrem e assim a turbina pode girar livremente. As janelas fecham logo que apanham o vento de frente e, deste modo é possível obter maior rendimento do sistema, em comparação com os cata-ventos de eixo vertical mais comuns.

Este cata-vento pesa apenas dez quilos bastando uma leve aragem para o fazer girar. 

Link para o vídeo no Youtube: 


Turbina eólica com pás de inclinação regulável



Este projeto, " Turbina eólica com pás de inclinação regulável" foi feito propositadamente para aplicar numa das minhas bombas eólicas. A intenção foi poder regular as pás para que elas fossem aplicadas da melhor maneira, de modo a que a turbina atingisse velocidades elevadas.

Este plano foi um êxito, porque, de facto, cheguei à conclusão de que apenas um ligeira inclinação é mais favorável para maior velocidade da turbina, devido às forças de arrasto, de que já falei em um dos meus vídeos, ficarem diminuídas.

Esta turbina atinge muita velocidade e assim eleva bastante água, mas esta teoria que para mim ficou bem real, também pode ser aplicada às turbinas caseiras para produção de eletricidade.

Link para o vídeo no Youtube: 


Bomba eólica fixa para ventos dominantes


Para terminar, vou apresentar um projeto que já foi concluído, mas do qual ainda publiquei apenas um pequeno vídeo, contando fazer, brevemente, um vídeo com todos os detalhes. Trata-se de uma bomba rosário eólica cuja construção é completamente inédita. Uma prova desse ineditismo é que ela pode rodar para os dois lados e tem um esticador de corda proporcionado pela própria roldana submersa, o que faz com que a tensão da corda se mantenha sempre igual.

Esta bomba foi concebida para funcionar sobre a ação dos ventos dominantes e pode funcionar com ventos de fraca intensidade, como poderão verificar pelo vídeo já publicado.

Link para o vídeo no Youtube: 


1 comentário:

  1. Das leituras que já pude fazer do seu Blog, encontrei artigos e temas muito interessantes...
    Parabéns!

    ResponderEliminar