Gerador eólico com multiplicador de rotações

Para fazer este multiplicador de rotações utilizei um pedaço de tubo de pvc. No fundo tubo tem um mancal de rolamentos de máquina de lavar que foi fixado com argamassa de cimento. Este mancal de rolamentos irá entrar no eixo vertical colocado no cimo da torre.

As restantes peças que estão ligadas ao tubo também foram fixadas com argamassa, mas utilizei para fazer essa argamassa argila expandida para que o tubo ficasse mais leve e, de facto assim foi, o tubo pesa muito pouco.

A polia grande, que era de uma máquina de lavar, tem acoplada uma polia mais pequena e elas foram ligadas ao tubo de pvc através de uma peça rolamentada que encontrei numa sucata. A polia pequena recebe a transmissão da polia que está ligada ao eixo da turbina e a grande transmite a rotação para o gerador que, como é lógico, tem também uma polia pequena.

A polia que está acoplada ao eixo da turbina era também de uma máquina de lavar roupa e, graças a este conjunto de polias é possível fazer uma multiplicação de um para vinte, ou seja: enquanto a turbina dá uma volta, o gerador dá vinte voltas. Este aumento de rotações no gerador é possível graças à multiplicação que existe entre as cinco polias aplicadas no sistema. Enquanto a polia da turbina dá uma volta, a polia em baixo dá quatro voltas e meia. A polia grande de baixo é igual à de cima e a polia pequena que tem acoplada é igual à polia do gerador pelo que é feita uma multiplicação de 4,5x4,5, chegando-se ao resultado de 20,25, ou seja: vinte voltas e um quarto.

O sistema é muito fácil de montar, o mancal de rolamentos da turbina é amovível, ele tem ligados dois pedaços de ferro roscado que entram nos tubos verticais. Graças a esses ferros roscados é possível regular a tensão da correia.

Quanto à correia que liga ao gerador ela é tensionada automaticamente pelo peso do gerador que tem uma base que roda no eixo colocado no fundo do tubo.

De notar que entre as duas polias grandes coloquei um ferro onde irá ser aplicado o orientador da turbina.

O gerador que está agora aplicado no sistema é apenas exemplificativo, porque ali pode ser aplicado qualquer tipo de gerador que irá sempre funcionar desde que haja vento.

A turbina também pode ser de qualquer modelo e eu ainda não decidi qual é que vou utilizar nesta máquina, pois tenho várias que podem ser aqui aplicadas, possivelmente irei fazer alguns testes para ver qual é que pode dar mais rendimento.

O orientador de vento é uma peça muito leve e está preparado para colocar a turbina em posição de bandeira quando ocorrerem ventos muito fortes.


A máquina já está montada na torre e a turbina que lhe apliquei tem nove pás, sendo que essas pás são de chapa inox pelo que, se não surgir nenhum contratempo elas devem durar muitos anos.


O gerador está ligado a uma bomba de água artesanal, produzindo energia suficiente para que essa bomba eleve água
para uma altura de cerca de quatro metros, mas este gerador pode também carregar baterias.


Talvez goste também de:

HISTÓRIA DE UM AQUECEDOR SOLAR QUE FUNCIONA MESMO
O autor escreveu este post em tom de brincadeira, dizendo que o seu aquecedor solar de água iria revolucionar o mercado e que iriam ser construídos milhares de equipamentos destes... Brincadeiras à parte o certo é que o sistema funciona muito bem, mas entretanto os tubos que eram de plástico tiveram que ser substituídos por outro tipo de material, devido ao aparecimento de algumas fugas de água. Veja como o sistema funciona, mas depois leia o post seguinte que está devidamente atualizado em relação a este assunto...   Quero ler o artigo


SISTEMA SOLAR TÉRMICO COM TUBOS MULTICAMADA
Este sistema solar caseiro é, talvez, único no mundo devido ao modo como foi confecionado. Pode parecer rudimentar, mas o certo é que está a funcionar há vários anos, aquecendo água não só para banhos, mas também para lavar roupa ou louça, entre outros usos. No entanto este sistema não foi sempre como agora, pois tal como outros projetos foi sendo melhorado ao longo do tempo. O único inconveniente é a necessidade de alguma vigilância e manutenção, principalmente no inverno devido ao congelamento da água nos coletores...   Quero ler o artigo

GERADOR EÓLICO COM ALTERNADOR DE AUTOMÓVEL
Este projeto já é bastante antigo, mas é um engenho que, infelizmente não obteve sucesso, devido não só à pequena dimensão da turbina, mas também ao gerador utilizado, um alternador de automóvel, que é um componente que funciona muito bem no automóvel, mas que não serve para um pequeno gerador eólico. A ausência de ventos por longos períodos no local também não ajuda, mas, curiosamente, esta é uma das páginas mais visitadas do blog, talvez devido à boa e robusta construção da máquina ou, quem sabe... à sinceridade com que o post foi escrito...   Quero ler o artigo


Sem comentários:

Enviar um comentário