ARRANQUE E ARMAZENAMENTO DAS BATATAS




A conservação das batatas em armazém é uma das grandes preocupações dos agricultores amadores, ou seja aquelas pessoas, entre as quais me incluo, que se dedicam à agricultura como forma de ajuda à autossuficiência alimentar.
As batatas, como a maior parte dos produtos agrícolas, envolvem muito trabalho e ninguém quer que a sua produção se estrague durante o armazenamento, mas não é raro isso acontecer, devido principalmente aos ataques da traça ou borboleta. Ninguém gosta de aplicar produtos químicos para proteger as batatas armazenadas e por isso há quem lhes coloque por cima rama e folhas de eucalipto verde e outras coisas não nocivas, para as proteger. Eu também já fiz isso evitando sempre envolvê-las naquele insecticida em pó muito usado, mas que depois faz com tenhamos alguma repugnância em consumi-las.

A verdade é que perdi colheitas inteiras que foram atacadas pela traça, pois esse malfadado insecto não respeitava as folhas de eucalipto, o vinagre e outras coisas inócuas com que as borrifava. Como não podia caçá-las à mão, como faço com os escaravelhos que comem as folhas das batateiras, decidi aplicar-lhes um insecticida dito biológico. Este insecticida, que possivelmente também não será de todo inócuo, é misturado em água e pulverizado por cima das batatas armazenadas, havendo quem as pulverize quando estão espalhadas na terra, após o arranque.

Já há três anos que utilizo este insecticida e os resultados têm sido excelentes, uma vez que as minhas batatas têm permanecido imunes aos ataques da traça. Mas também tenho outros cuidados, como sejam o armazenamento em local escuro, seco e fresco e a limpeza e desinfecção dos tabuleiros e do chão onde deposito as batatas.

As minhas batatas são apenas para consumo próprio e, por isso, semeio todos os anos apenas uma pequena quantidade. Este ano semeei 30 kg da variedade Picasso, (semente nova) tendo obtido cerca de 200 kg de batatas graúdas e cerca de 75 kg de batatas médias, ficando estas últimas reservadas para semear no próximo ano. Não foi uma colheita por aí além, mas o ano, na altura da sementeira e desenvolvimento da cultura, não esteve muito propício. Agora resta esperar que não se estraguem…. 


Artigos relacionados

Uma das vantagens da produção de produtos agrícolas para consumo próprio é, sem dúvida, a confiança que as pessoas têm naquilo que produzem e que consomem. Ainda, recentemente, surgiu o caso da bactéria E. coli que levou muitos consumidores a desconfiarem dos legumes que compram no mercado e, inclusivamente, a deixarem de os adquiri,r o que causou grandes prejuízos aos agricultores. É nestas alturas que quem tem a sua pequena horta e aí semeia, planta e cultiva os seus próprios produtos, dá ainda mais valor ao seu trabalho...

“Cada folha, uma nota”. Esta frase fazia parte, há alguns anos atrás, de um cartaz publicitário que apelava à plantação de tabaco em Portugal. Lembro-me de o ver afixado na cooperativa agrícola da minha terra e dele constavam também uma planta ou uma folha de tabaco e uma nota de vinte escudos. Teria sido na década de 80 ou talvez já nos anos 90, numa altura em que um pouco por todo o país se plantava tabaco...