tag:blogger.com,1999:blog-3723064045394548427.post4964002150646198498..comments2024-03-27T17:54:52.380+00:00Comments on Meio Século de Aprendizagens : BARCOS DE CIMENTOJoalex Henryhttp://www.blogger.com/profile/08005380118893916610noreply@blogger.comBlogger8125tag:blogger.com,1999:blog-3723064045394548427.post-26248463468721487482020-05-18T12:35:44.159+01:002020-05-18T12:35:44.159+01:00Obrigado pela visita ao blog e pelos esclareciment...Obrigado pela visita ao blog e pelos esclarecimentos prestados.Joalex Henryhttps://www.blogger.com/profile/08005380118893916610noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3723064045394548427.post-13612669188782714802020-05-02T14:10:54.873+01:002020-05-02T14:10:54.873+01:00O barco de Lambot não era de concreto e sim de fer...O barco de Lambot não era de concreto e sim de ferro cimento, composto de argamassa de cimento Portland, areia e água com cerca de fator água/cimento=0,4. A argamassa era jogada fortemente no esqueleto de algumas camadas de telas, reforçadas por vergalhões de aço sem o uso de formas. Esse barco recebeu o nome de Nenelle. O ferrocimento, ou argamassa Armada, tem peso de 1400,00kgf/m3. Com essa tecnologia que segue a Norma 11173 da ABNT, temos construído estacionamentos totalmente gramados, piscinas, esculturas, cobertas e construções por encaixe, que podem ser ampliadas, reduzidas e transportadas sem qualquer desperdício.<br /><br /><br /><br /><br />Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/06928369991314024017noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3723064045394548427.post-36156020785627284922017-10-19T00:43:39.285+01:002017-10-19T00:43:39.285+01:00O concreto armado é três vezes mais leve do que o ...O concreto armado é três vezes mais leve do que o aço.<br />Um metro cúbico de aço pesa 7.500 kg. Um metro cúbico de concreto armado pesa 2.500 kg.<br />Em que pese o aço ser estruturalmente mais resistente as cargas, mesmo que as vigas e o casco em concreto pesem muito, deveriam ter três vezes a espessura do aço para terem o mesmo peso.<br />Estruturalmente não é necessário ser o concreto super estimado nessa proporção.<br />Sendo portanto uma questão de cálculos sofisticados para dimensionar a estrutura e portanto a massa de uma embarcação dessa espécie, fazendo com que, ao final, a estrutura toda tenha um peso igual ou inferior do que uma embarcação com o mesmo volume de deslocamento construída em aço.<br />Na verdade como a oferta de aço é muito grande, não é necessário no momento o desenvolvimento de tecnologia para a construção de navios de concreto.<br />Há ainda uma situação interessante com os novos materiais. O concreto celular pesa apenas 550 kg por metro cúbico. Em qualquer outra situação de escassez de recursos, essa alternativa é muito interessante.Rabiscos57https://www.blogger.com/profile/10017371196684434871noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3723064045394548427.post-31888697109316721292016-12-24T11:11:14.788+00:002016-12-24T11:11:14.788+00:00Vamos reinventar, hoje existem tecnologias para n...Vamos reinventar, hoje existem tecnologias para navios de concreto serem mais leves do que eram antes vamos pensar, segundo a minha pesquisa eles são mais resistentes que os feitos em aço, já ouvi um comentario de que se o Titanic fosse de concreto ele não afundaria o que leva a conclusão de que os navios feitos em concreto armado tem uma única e considerável desvantagem que é o peso, as vantagens são: maior resistencia, maior durabilidade, menor custo de produção, maior facilidade em construcao e talvez menor custo com manutenção. Francisco Victor Dos Santos Correiahttps://www.blogger.com/profile/02320606207229201200noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3723064045394548427.post-55991373986325676012016-08-22T23:13:09.605+01:002016-08-22T23:13:09.605+01:00Olá. Obrigado por este comentário tão interessante...Olá. Obrigado por este comentário tão interessante e esclarecedor que vem enriquecer este post, apesar de existirem algumas pequenas contradições com o que foi escrito no texto a respeito dos custos de construção.<br />Um facto parece ser certo: a construção naval em betão foi abandonada ou, se existe, será em muito pequena escala.<br /><br /><br />Joalex Henryhttps://www.blogger.com/profile/08005380118893916610noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3723064045394548427.post-64262242338279898892016-08-22T12:09:05.704+01:002016-08-22T12:09:05.704+01:00Olá Alexandre,
Primeiro, sobre o processo de const...Olá Alexandre,<br />Primeiro, sobre o processo de construção sem cofragem. Faz-se a forma pretendida para o barco com um entrelaçado de verginhas de aço mais uma rede fina, ficando uma espécie de construção em malha. Depois, usa-se betão de projectar que fica agarrado a esse entrelaçado de rede fina. Finalmente, depois de essa primeira projecção ganhar presa, enche-se até à espessura pretendida com nova projecção, por dentro e por fora.<br />Segundo, se tivermos um navio com 10m de largura, 5 metros de calado e 60m de comprimento, teremos um deslocamento de 3000 toneladas. Com paredes de betão armado com espessura de 0,30m e um muro de 2 metros, são 430m3 de betão a que acrescento 33% para travejamento interior, somando 600m3 que pesam 600t, 20% do peso deslocado.<br />Terceiro, comparando com o aço, o betão é muito mais barato (1/10) e a construção é muito mais fácil pois A) a embarcação pode ser moldado debaixo de água não precisando de doca seca, B) não precisa de equipamento de soldagem e de controle da sua qualidade.<br />Quarto, apesar de um barco em aço ser mais leve, tem que levar um grande lastro para que a embarcação não vire e, em navegação, o peso tem pouca importância.<br />Para os países sub-desenvolvidos, o betão é a melhor solução paa a construção de embarcações na classe das 1000 ton de carga útil, mas não é muito usado pelo processo de transferencia de tecnologia não o favorecer (nas escolas ocidentais não se estuda a construção naval em betão).Económico-Financeirohttps://www.blogger.com/profile/09772190615251971792noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3723064045394548427.post-57814904641200234692014-08-31T17:05:40.224+01:002014-08-31T17:05:40.224+01:00Para que serviria hoje uma embarcação de concreto ...Para que serviria hoje uma embarcação de concreto armado?<br />Poderia servir, por exemplo, para quem seja proprietário de uma grande área de terreno onde exista um lago e queira lá ter um barco sem ter muito trabalho com a manutenção da embarcação. Se estivesse bem construído o barco permaneceria na água o tempo todo sem problemas. Aliás, parece que foi por um motivo semelhante que Joseph Louis Lambot construiu a primeira embarcação em cimento.Joalex Henryhttps://www.blogger.com/profile/08005380118893916610noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3723064045394548427.post-25600748526387824892014-08-27T19:28:18.104+01:002014-08-27T19:28:18.104+01:00Olá Alexandre, gostei da matéria, sobre embarcação...Olá Alexandre, gostei da matéria, sobre embarcação de concreto armado, mas para que fim serviria hoje em dia uma embarcação de concreto armado? quero sua ajuda porque eu e a minha turma do curso de construção naval iremos fazer uma embarcação de concreto armado como conclusão do curso.Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/12658083262455294279noreply@blogger.com