Após a minha entrada na Administração Pública, em
1994, participei em várias ações de formação, com o intuito de aprofundar os
meus conhecimentos em relação a algumas matérias ligadas às funções dos
auxiliares de ação educativa e também na área da informática.
Ao tempo, havia fortes expectativas de subida na carreira que acabaram
completamente goradas. Escreveu-se muito sobre a matéria, mas tudo não passou
de letra morta. Dizia-se que os auxiliares passariam para uma nova carreira, designada
por Assistente de Ação Educativa e que, para isso, teriam de ter no seu currículo
um determinado número de horas de formação, o que fez com que tivesse havido
uma corrida a cursos e ações de formação, mas tudo ao sabor do acaso, nunca se
soube ao certo quais as formações que contavam para o efeito. Certo, certo, foi
que essa nova categoria nunca passou do papel e, pelo contrário, até houve um
retrocesso na classe, com a fusão de carreiras na função pública, tendo a
categoria de Auxiliar de Ação Educativa passado a ter a designação de
Assistente Operacional, designação que abrange uma grande parte dos
trabalhadores da Administração Pública, indiferentemente do trabalho que
exercem e do meio em que o fazem.
Uma das ações de formação em que participei e da qual mais gostei foi
Comunicação e Relações Interpessoais, tendo já aqui feito um pequeno resumo da
parte respeitante à Comunicação. Esta formação tinha um programa muito vasto
que abordava temas relacionados com técnicas de comunicação ou de gestão de conflitos
e formas de desenvolvimento de atitudes facilitadoras nos relacionamentos
interpessoais, nas escolas ou nas empresas. Neste artigo vou falar um pouco
sobre o Comportamento nas Relações Interpessoais.
O Comportamento nas Relações Interpessoais
- Comportamento gera Comportamento
- Agressividade gera Agressividade
- Gentileza gera Gentileza
Princípios gerais de comportamento
- Ser bom ouvinte
- Compreender as reações dos outros
- Conhecer os outros
- Não ver só os nossos interesses
- Aceitar o sucesso dos outros
- Conhecer-se a si mesmo
- Evitar mudanças repentinas de comportamento
- Não pensar que se é”rei de tudo e de todos”
O comportamento de todos os que se relacionam connosco influencia o
nosso próprio comportamento, assim como nós influenciamos os outros e isso está
bem presente no nosso dia a dia. Por isso, é muito importante o modo como
falamos e agimos para que possam existir boas relações entre as pessoas, seja
em casa, na rua ou no trabalho.
Criar relações positivas parte de nós. Temos ao nosso alcance a possibilidade
de escolher o comportamento para ajudar ou dificultar a comunicação e as
relações interpessoais.
Assim, para facilitar o processo comunicativo podemos:
- Saudar as pessoas e tratá-las pelo seu nome
- Olhar olhos nos olhos o interlocutor
- Ser simpático o recetivo
- Acompanhar o processo comunicativo com gestos
abertos, acolhedores
Estilos de comportamento
Todas as pessoas têm determinados estilos disponíveis, para utilizar
consoante as situações, mas há um que prevalece.
O estilo é eficaz em função da situação onde se aplica.
É a utilização de um determinado estilo de forma indiscriminada,
qualquer que seja a situação, que dá origens a problemas interpessoais.
Estilo Agressivo
O agressivo procura:
- Dominar os outros
- Valorizar-se à custa dos outros
- Ironizar e desvalorizar sistematicamente o que
os outros fazem e dizem
Nas relações hierárquicas
Em posição dominante: autoritarismo, frieza, menosprezo e intolerância.
Em posição subordinada: contestação sistemática, hostilidade contra tudo
o que vem de “cima”.
Estilo autoafirmativo ou assertivo
Auto-afirmar-se significa evidenciar os seus direitos e admitir a sua
legitimidade, sem ir contra os direitos dos outros.
O autoafirmativo:
- Está à vontade na relação face a face.
- É verdadeiro consigo mesmo e com os outros, não
dissimulando os seus sentimentos.
- Coloca as coisas muito claramente às outras
pessoas.
- Estabelece com os outros uma relação baseada na
confiança e não na dominação nem no calculismo.
Estilo passivo
O passivo:
- Sente-se bloqueado e paralisado quando lhe
apresentam um problema
- Tem medo de avançar e de decidir porque receia a
deceção
- Tem medo de importunar os outros
- Deixa que os outros abusem dele
Estilo manipulador
Considera-se hábil nas relações interpessoais, apresentando discursos
diferentes, consoante os interlocutores a quem se dirige.
Comportamentos típicos:
·
Apresenta
uma relação tática com os outros
·
Tende
a desvalorizar os outros
·
Utiliza
a simulação como instrumento
·
Fala
por meias palavras, é especialista em rumores e no “diz-que-disse”
·
Tira
partido do sistema, adaptando-o aos seus interesses e considera que quem não o
faz é estúpido.
Consequências:
- Perde credibilidade à medida que os seus truques são descobertos
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os meus parabens a quem fez esta pagina
ResponderEliminarps: adorei a nota para quem copia