Já imaginou o que poderia acontecer se o guiador da sua bicicleta quebrasse quando fosse a circular numa descida a
Vem
isto a propósito de um acidente que me aconteceu há dias, felizmente sem
gravidade, talvez porque a velocidade a que ia era apenas de cerca de 10 km hora. O guiador de uma
das minhas bicicletas quebrou junto ao espigão, repentinamente e sem nada que o
fizesse prever. Por acaso, circulava em terreno plano e, como a velocidade era
muito pequena, não cheguei a cair da bicicleta, tendo apenas originado um
pequeno despiste. Já é o segundo guiador que me quebra e ambos eram de
alumínio; da primeira vez que isto me aconteceu foi numa bicicleta de corrida
com o guiador recurvado, já lá vão duas dezenas de anos. Agora era uma bicicleta
de montanha, com quadro em aço e o guiador não era o original, tinha sido
adquirido posteriormente. Para além dos guiadores também uma vez numa subida,
pedalando em esforço, partiu um crenque também em alumínio. Nenhum destes
acidentes causou grandes danos, só a contrariedade própria do acontecimento e
umas pequenas escoriações, que me lembre.
Este
último contratempo fez-me refletir sobre se existe alguma vantagem em adquirir
peças de alumínio, pois poderemos estar a cometer um erro pensando que algumas
gramas de peso a menos nos farão andar com mais velocidade ou fazer menos
esforço para pedalar. A minha experiência de mais de 50 anos a andar de
bicicleta diz-me que mais quilo menos quilo no peso da bicicleta não vai ter
grande influência, nem na velocidade nem no esforço, exceto, talvez, se for
para andar em competição e mesmo assim não sei, porque o que conta
verdadeiramente para uma boa prestação a pedalar é estarmos em boa condição
física e psicológica. Se não estivermos bem a bicicleta mais leve irá parecer
que é feita de chumbo e se for ao contrário, uma bicicleta mais pesada parece
que gira como se tivesse um motor a ajudar.
Naturalmente
que as bicicletas modernas já estão preparadas para suprir a fragilidade do
alumínio e são fabricadas de modo reforçado.
Quando
surgiram as primeiras bicicletas de corrida equipadas com aros finos de
alumínio era frequente a quebra de raios e consequente empeno das rodas. Esse
problema hoje já não se coloca tanto, pois entretanto surgiram os chamados aros
duplos. Estes aros são reforçados interiormente aguentando melhor o peso do
ciclista e os impactos com as irregularidades da estrada.
Também
os quadros e as forquetas se apresentam agora mais volumosos. Isso poderá ser
também pela estética, mas tem o inconveniente de aumentar o peso da máquina. Eu
tive uma bicicleta de montanha com o quadro de alumínio que era incrivelmente
pesada. O quadro era bem volumoso e tinha uma suspensão à frente que aumentava
bastante o peso. Esta bicicleta para além de ser bastante pesada e dos seus
pneus largos causarem um enorme atrito, havia dias em que ela me parecia extremamente
leve e outros em que parecia que as rodas se colavam ao chão. A diferença
estava somente na disposição e forma física.
O
que também conta muito é uma boa afinação da bicicleta com as rodas bem
desempenadas e sem folgas de qualquer espécie. Numa bicicleta em boas condições
mecânicas, seja ela de ferro ou de alumínio, se estivermos com boa disposição e
força nas pernas, não é um quilo a mais ou a menos que irá fazer diferença.
Caro amigo, tem já um tempo que aqui não venho... pra dizer a verdade, nem ao meu blog tenho ido.
ResponderEliminarSabe que eu de bicicletas não entendo nada, voce já sabe que só voltei a andar por causa do namorado que pratica o esporte com gosto.
Bom, na verdade,eu mesma sofri um pequeno acidente enquanto andava de bicicleta e nada havia quebrado, fui eu mesma que errei. Errei na conclusão de uma ultrapassagem e caí feio.
Estava em terreno pedregoso e como presente ganhei um 'quase' osso quebrado e um grande corte no cotovelo ... a cicatriz ficou bem feia, devo dizer e, depois disso o namorado tem evitado que eu ande, talvez com medo de eu cair de novo...ahahah.
Acho que voce tem razão nesse pensamento, realmente o alumínio deve ser mais leve mas, acredito que muito mais útil para competições do que para o dia à dia.
Beijinho e até breve amigo!
tin
Olá cara amiga. Foi com grande alegria que hoje, ao ligar o computador, vi que tinha um comentário seu. Já tinha sentido a falta da sua presença aqui no blog e cheguei a estar preocupado, mas através do seu blog verifiquei que era apenas "preguiça" de escrever e fiquei mais descansado... rss.
EliminarAinda bem que não lhe aconteceu nada de muito grave com a queda que deu. Andar de bicicleta comporta alguns riscos e por isso é preciso muito cuidado. Eu também já tive alguns acidentes e um deles até com alguma gravidade, mas nunca desisti nem conto desistir enquanto puder porque é uma atividade que me dá muito gosto e também é saudável.
Muito obrigado pela participação. Conto sempre com a sua presença no meu humilde blog.
Beijinho.