O NASCIMENTO DE UM PEQUENO BARCO


Há cerca de um mês dei início à construção de um pequeno barco, que não é propriamente uma miniatura, mas sim uma embarcação que se destina a navegar nas águas calmas de um pequeno rio ou em represas. Trata-se de um sonho antigo e já tinha falado dele no blogue em “Naus de cimento e o projeto para um barco a sério”, onde previ que a construção iria demorar até ao principio do verão; no entanto, quando estou com um trabalho em mãos que me dê gosto realizar dedico-me inteiramente a ele, esquecendo-me de outras coisas porventura mais importantes, que vou deixando para trás, na ânsia de ver aquele projeto pronto e sentir a satisfação que isso dá. É por isso que tenho andado um pouco afastado do blogue, mas não tenho mesmo assim deixado de fazer umas visitas rápidas aos blogues dos amigos.

A construção deste barco é, tal como na maioria dos meus projetos, feita um pouco ao sabor do acaso; não existem planos, o trabalho vai surgindo guiado pela imaginação e também um pouco pela experiência já adquirida em trabalhos artesanais diversos. A minha preocupação maior é com o peso da embarcação que pretendo fique o mais leve possível para facilitar o seu transporte. Não quero, nem posso gastar muito dinheiro com este projeto, por isso o barco é feito na medida do possível com materiais em desuso que reaproveito para esse fim, principalmente a madeira que foi aproveitada de sobras de outros trabalhos e que se encontra em bom estado, mas há outros matérias, como plásticos que também foram recuperados.

Neste momento acho que o mais difícil já está feito, penso que daqui a um mês o meu barco vai estar pronto a entrar na água. Quando isso acontecer vou fazer um grande post com a descrição pormenorizada da sua construção e com imagens das várias fases do trabalho.

Foto do atual estado do trabalho
A primeira foto do trabalho. Nesta altura não parecia muito convincente
Artigos relacionados:

"João Persiana"
Lançamento à água do "João Persiana"
Barco construído com persianas

Visite a página "Projetos Caseiros", onde estão listados outros artigos do género.

6 comentários:

  1. Nunca tive dúvidas, e o barco apareceu!
    Abraço
    Moleiro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado amigo por acreditares, trata-se apenas de um barquinho, mas tem dado algum trabalho. Ficas desde já convidado para assistir via Net à primeira "viagem", ou então, caso queiras, a dar também umas remadas.
      Um abraço.

      Eliminar
  2. Ah que legal!!
    Logo mais voce poderá vir, por águas, visitar sua amiga no Brasil! :D
    Muito bonito vai ficar esse barquinho, tenho certeza. Parabéns pelo trabalho meu amigo.
    beijinho :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá querida amiga!
      Infelizmente no meu barco não posso pôr-me a caminho, porque se o fizesse o mais certo era naufragar a menos de 100 metros da costa, no entanto estou sempre viajando até aí nas asas da imaginação.
      Fica também convidada para a primeira viagem a bordo do meu barquinho.
      Um beijinho também para si.

      Eliminar
  3. Boa tarde Amigo José Alexandre

    Pois é...Deus quer, o Homem sonha e a Obra nasce.
    Então onde vai ser o bota-abaixo...? Em que rio...? Já que na sua zona há 3 rios.
    Não se esqueça de dar nome a essa Unidade Naval, e já agora de a equipar com toda a palamenta necessária para navegar .
    Parabéns pela construção.
    Um abraço
    Camilo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O bota-abaixo vai ser no "meu rio", chamo-lhe meu porque passa a 50 metros de minha casa e tal como já disse ao nosso amigo Moleiro, fica também convidado para assistir ao acontecimento através da Net ou então, o que seria muito melhor, a assistir pessoalmente e exercitar os músculos a dar umas remadas, ou então a orientar a navegação, não vá o barco encalhar, logo na primeira viagem...
      Um abraço.

      Eliminar