Plantação de maracujá e tratamento das plantas



Na hora de preparar o batido ou o suco, nada melhor do que ir colher o fruto na planta. Você pode plantar maracujá no quintal e além de colher os seus frutos ainda pode usar as plantas para fazer uma bonita cerca.


Pode usar sacos de plástico para a sementeira. Os sacos devem ter 20 cm de altura, onde serão colocadas quatro ou cinco sementes. Depois, quando as mudas estiverem com os dois primeiros pares de folhas definitivas, desbaste, deixando uma muda por saco. Na plantação definitiva use canas de bambu para guiar as mudas até à altura de 1.80 m.

É possível plantar maracujá no fundo do quintal. Com apenas um ou dois pés, você terá frutos suficientes para batidos e sucos. Além disso, a planta é muito ornamental, com as suas flores exóticas, de cor roxa. Muitos usam o maracujazeiro como cerca, dado que a planta se pode espalhar em corrimão desde que esteja suportada por uma rede de arame ou mesmo um gradeamento de bambus. Também pode ser utilizada como cobertura desde que seja previamente feita um estrutura com canas de bambu, madeira ou mesmo metal.


A polpa do fruto pode ser consumida com açúcar, sendo usada ainda sob a forma de xaropes, chás, sucos ou in natura como calmante, sem contra-indicações.

Faça o cultivo do maracujá em solo profundo e bem drenado, pois a planta não suporta solos encharcados, mesmo por períodos pequenos.

Prepare as sementes


Ponha as sementes de maracujá numa vasilha de louça ou num prato e espere uma semana até que a mucilagem se separe. A seguir lave as sementes e coloque-as a secar à sombra.

Prepare o solo com alguma antecedência (um ou dois meses). A época da plantação varia segundo a região, por exemplo, no Brasil deverá ocorrer em setembro. Em Portugal será fim do inverno/início da primavera.

Quanto às sementes, o melhor é escolher frutos grandes de casca fina, se possível de plantações conhecidas ou do mercado, para evitar as doenças. Ponha as sementes de maracujá em vasilhas de louça e espere uma semana até que a mucilagem (película que cobre as sementes) se separe. A seguir, lave as sementes e ponha a secar à sombra. Se quiser apressar a separação da mucilagem, use um liquidificador, em baixa rotação para não partir as sementes, depois lave, seque e semeie.


Na época mais apropriada para a sementeira, consoante a região, semeie a lanço, em terra bem estrumada e cubra as sementes com fina camada de terra. Regue a seguir e, semanalmente, se for preciso. Cerca de 50 dias após a germinação, quando a muda estiver com 25 cm de altura, faça o transplante para o local definitivo.

No caso de plantação de fundo de quintal ou no campo, prepare as covas incorporando à terra 200 gramas de superfosfato simples e 60 gramas de cloreto de potássio. Se pretender fazer plantações grandes e cuidar da cultura mecanicamente, plante no espaçamento de 4x5 metro entre linhas, mas se for manual ou com tração animal, use o espaçamento de 2,5 X 5 metros. Se quiser, diminua o espaçamento para 2,5 metros e depois, no segundo ano, elimine o pé intercalado, aumentando desse modo o vigor das plantas que sobrarem.

Logo após o plantio definitivo, faça cinco aplicações de sulfato de amónio (uma por mês), até que a planta comece a produzir. Adube cada planta em cobertura quatro vezes ao ano com 200 gramas do adubo da fórmula 15-7-28 (NPK) ou semelhante, colocando o adubo ao redor da planta, na distância de 30 a 40 cm.

Use varas de bambu para guiar as mudas até à altura de 1.80 metros, onde elas devem encontrar um arame grosso esticado em mourões ficados na terra a cada 5 metros. Colha os frutos três vezes por semana no verão, para que o sol não prejudique a fruta e uma ou duas vezes nas épocas menos quentes.

Cuidados especiais

Entre o primeiro e o segundo ano, no inverno, faça uma limpeza da cultura e remova tudo o que existir até um metro do solo. Ao mesmo tempo, vá observando as plantas em relação às doenças. A pior delas é a fusariose, causada por um fungo do solo que parasita as raízes e penetra no sistema condutor da seiva. Não há tratamento, m as existem medidas preventivas, como sejam não colocar maracujá no mesmo local seguidamente e não usar terrenos encharcados. E, caso apareça a doença que é caraterizada por murchamento e morte das plantas atacadas, queime as plantas e desinfete todas as ferramentas usadas com calda sulfocálcica, que é um fungicida.

Receita da calda para tratamento das plantas

Faça a calda numa vasilha grande, misturando 10 quilos de enxofre em pó com 10 litros de água quente, formando uma pasta. Acrescente 5 quilos de cal em pedra, Assim que a cal se apagar (deixar de borbulhar), junte mais água quente. Coloque água até à hidratação completa da cal. Aí, então, junte mais água até 50 litros. Leve a ferver em fogo lento por uma hora, mexendo sempre.

Acrescente água para manter sempre os 50 litros. Coe a calda e guarde-a em recipientes bem vedados. Use-a em pulverizações no inverno, diluindo-a em em 4 ou 5 partes de água. No verão, dilua a calda em 20 a 40 partes de água.

Pulverize a calda também em maracujazeiros atacados por verrugose (doença que afeta os ramos e folhas, deixando os frutos com péssimo aspeto) e antracnose que ataca a parte aérea das plantas e que faz as folhas ficarem amarelas, secarem e caírem. Os frutos também murcham e caem.



Talvez goste também de:

Finalmente consegui fazer a minha primeira sementeira de favas deste ano. Normalmente faço esse trabalho mais cedo, mas os sábados, único dia que tenho disponível para os trabalhos agrícolas, têm estado chuvosos e esse trabalho tem vindo a ser adiado. Também, diga-se em abono da verdade, que mais semana menos semana não faz grande diferença e as favas aparecem quase na mesma altura, pois a planta brota da terra, mas, devido ao frio, mesmo sendo a fava uma planta resistente às geadas...


Tenho um pomar com árvores de fruto das mais variadas espécies. Fiz a sua plantação há cerca de dez anos e de então para cá nunca mais tive falta de fruta em casa. Nele colho maçãs reluzentes, peras sumarentas e saborosas; os pessegueiros dão frutos deliciosos durante quase todo o ano e dos ramos das laranjeiras oscilam, movidas pela suave brisa vinda da serra, enormes laranjas de um amarelo vivo que se desfazem em doce sumo, mal se lhe tira a fina casca...


Num passado ainda não multo distante todos ou quase todos os habitantes das aldeias e vilas amanhavam as suas parcelas de terreno, ainda que para muitos não fosse a sua actividade principal, mas, fosse qual fosse a sua atividade profissional, logo que chegavam a casa depois da jornada diária de trabalho para o patrão, comiam qualquer coisa e dirigiam-se logo para a sua terra, tratar da horta, das árvores de fruto, cavar, regar…


Sem comentários:

Enviar um comentário