A NASCENTE DO RIO DUEÇA

No artigo que escrevi sobre o Rio Dueça, publiquei duas imagens da nascente desse rio que foram captadas no período de inverno, estando por isso um enorme volume de água a brotar do interior da terra. Em Setembro fui lá captar uma imagem da nascente, completamente diferente, pois nesta altura do ano a água ali é quase inexistente, dando para ver o buraco por onde sai toda aquela água, o que origina um contraste muito grande entre as duas fotos.

Esta nascente, também denominada “Olho do Dueça”, já foi alvo de explorações subterrâneas, por grupos de mergulhadores que percorreram cerca de 900 metros no interior da galeria.


A nascente do Rio Dueça, em diferentes estações do ano.
Artiogo relacionado: O Rio Dueça

3 comentários:

  1. Nossa , realmente impressiona a diferença!

    ResponderEliminar
  2. Creio que a nascente do Dueça é uma rede de grutas subterrâneas, que no seu conjunto constitui uma das maiores redes de grutas calcárias da Europa... embora ainda minimamente exploradas... espero que as venham a explorar na sua quase totalidade... Dessas bonitas nascentes, a água corre... até desaguar no Ceira a poucos metros de minha casa...

    ResponderEliminar
  3. Quando escrevi o artigo sobre o rio Dueça desloquei-me ao local onde ele desagua, no rio Ceira, mas não captei qualquer imagem, pois, sinceramente,achei que que não tinha interesse.

    ResponderEliminar