Construção de um estendal giratório para roupa

Quem acompanha o meu blog e assiste os meus vídeos, sabe que os meus projetos são completamente originais e realizados um pouco ao sabor da imaginação. No que concerne ao resultado final das minhas invenções caseiras há de tudo um pouco: projetos que foram sucessos absolutos, outros “assim, assim” e ainda aqueles que foram autênticos fracassos.

Um desses trabalhos, que trazia em execução já algum tempo, uma turbina eólica côncava, foi um projeto que se encaixava no “assim, assim” e sendo maios rigoroso, poderia ter sido mesmo considerado um fracasso  se não tivesse tido a ideia de fazer a conversão desse projeto em outra coisa um pouco mais útil do que a tal turbina eólica côncava. Essa turbina destinava-se a melhorar o rendimento de uma das minhas bombas de corda eólicas, mas o resultado não me convenceu e decidi transformar essa turbina sabem em quê? Num estendal de roupa. Acham a ideia pouco credível? Então leiam o post e/ou assistam o vídeo até ao fim e verão como, por mero a caso, fiz um ótimo estendal de roupa móvel.


Claro que quem quiser construir um estendal destes não vai certamente utilizar uma antiga turbina eólica, mas terá de fazer algo idêntico. Não tenho imagens da construção desta turbina especificamente, mas tenho um vídeo da construção de uma turbina quase igual, só não tem a forma côncava, mas o processo de construção é quase o mesmo, apenas tem de diferente o cubo central e terá de ser acrescentada a sua forma côncava.



Para realizar este projeto comecei por colocar três pedaços de ferro na base de um pedaço de tubo de pvc de 90 mm de diâmetro. Esses ferros serão os pés de suporte do estendal.

Depois, enchi o tubo com argamassa de cimento e coloquei no cimo um ferro redondo onde irá entrar o que tinha sido o cubo da turbina côncava.


Este estendal vai poder ser mudado de local e, por isso, apliquei três rodas nos pés de suporte. Isto vai ser muito útil porque assim o estendal vai poder se mudado de sítio facilmente, caso o tempo esteja instável, vai dar para mudar para o sol, colocar à sombra ou abrigado da chuva.


Aproveitei as abraçadeiras metálicas que tinham servido para segurar as pás da turbina às hastes (de notar que essas hastes são tubos de 15 mm de aço inox), para as colocar de modo a servirem para atar a corda do estendal, aliás, a corda não foi atada, mas sim apertada de encontro às hastes, pelas abraçadeiras.


Coquei dois vãos de corda para aí ser posta a roupa a secar, segura pelas molas. Mais tarde poderei colocar mais corda que o estendal tem espaço para isso. Essa corda é fina e é de espia de aço revestida de plástico e devo salientar que, seguindo o meu lema de reaproveitamento de materiais, essa corda foi aproveitada de um velho estendal de roupa que encontrei no lixo.


E chegou a altura de testar este estendal, colocando lá alguma roupa a secar. O tratamento de roupas não é a minha especialidade, mas, na minha qualidade de leigo no assunto, devo dizer, modéstia à parte, que ficou ótimo, muito prático, como gira no eixo é muito fácil estender a roupa e também com facilidade se muda de sítio.

Espero que tenham gostado da ideia. Deixo também um vídeo que mostra a construção deste estendal, onde podem ver também o estendal a girar movido pelo vento.

Hum… tenho roupa a secar parece que vai chover, vou colocar o estendal debaixo do telheiro...


Talvez goste também de:


BOMBA DE CORDA EÓLICA
Esta turbina eólica é uma das primeira de várias que o autor do blog construiu para elevar água de um poço para um depósito. Trata-se de um engenho complexo e o próprio autor admite que foi um dos seus projetos mais complicados de realizar. Entretanto o sistema foi sendo melhorado e funciona de verdade, mas o autor chegou à conclusão de que não vale a pena investir num projeto desta natureza se, no local da instalação, não existirem ventos de feição, ou seja ventos de intensidade média, constantes ou muito frequentes...   Quero ler o artigo


HISTÓRIA DE UM AQUECEDOR SOLAR QUE FUNCIONA MESMO
O autor escreveu este post em tom de brincadeira, dizendo que o seu aquecedor solar de água iria revolucionar o mercado e que iriam ser construídos milhares de equipamentos destes... Brincadeiras à parte o certo é que o sistema funciona muito bem, mas entretanto os tubos que eram de plástico tiveram que ser substituídos por outro tipo de material, devido ao aparecimento de algumas fugas de água. Veja como o sistema funciona, mas depois leia o post seguinte que está devidamente atualizado em relação a este assunto...   Quero ler o artigo


SISTEMA SOLAR TÉRMICO COM TUBOS MULTICAMADA
Este sistema solar caseiro é, talvez, único no mundo devido ao modo como foi confecionado. Pode parecer rudimentar, mas o certo é que está a funcionar há vários anos, aquecendo água não só para banhos, mas também para lavar roupa ou louça, entre outros usos. No entanto este sistema não foi sempre como agora, pois tal como outros projetos foi sendo melhorado ao longo do tempo. O único inconveniente é a necessidade de alguma vigilância e manutenção, principalmente no inverno devido ao congelamento da água nos coletores...   Quero ler o artigo

Sem comentários:

Enviar um comentário