Turbina eólica caseira muito leve

É possível fazer turbinas eólicas muito leves que podem girar a grande velocidade para movimentar um gerador ou uma bomba de água, utilizando materiais com os quais ninguém imaginaria ser possível construir uma máquina para tal fim.

A verdade é que eu já construí duas turbinas eólicas, cada qual com vinte e quatro pás, que funcionam muito bem, são muito leves, podendo ser facilmente colocadas em cima de uma pequena torre. Para além desta turbina ter sido construída de forma inédita, recorrendo ao aproveitamento de materiais, a grande novidade é o material utilizado para fazer as pás que são, nem mais nem menos, do que lâminas de alumínio de estores encontradas em sucatas. 

Como já disse este novo modelo de turbina tem vinte e quatro pás e estas têm apenas quatro cm de largura.

Estas peças são muito leves e têm uma pequena concavidade que as torna ideais para serem tocadas pelo vento. Não necessitam de pintura e, para serem utilizadas como pás eólicas, apenas precisam de ser cortadas à medida desejada, sendo que neste projeto as cortei com 50 cm de comprimento.

Esta turbina pesa apenas cerca de dois quilos, podendo ser colocada em cima de um telhado com facilidade, mas a maior vantagem desta pequena turbina é o facto de ela dar mais rendimento do que uma turbina de apenas três ou quatro pás muito compridas e pesadas, conforme já conferi em testes que fiz.


Para fazer esta turbina usei um aro de bicicleta, roda 24, à qual retirei o cubo e os raios, tendo-lhe colocado oito raios feitos de varão roscado de 5 mm.

O cubo é um pedaço de tubo de ferro e os raios foram aparafusados ao cubo e ao aro.

O eixo é um pedaço de varão roscado de 16 mm e foi centrado dentro do cubo para que a turbina gire direito, sem empenos.


O eixo foi chumbado com cimento dentro do cubo, aliás, em quase todas as turbinas que fiz utilizei cimento e nunca tive qualquer problema com isso.

A massa tem que ser forte e muito bem vibrada e, se assim for, o sucesso está garantido.


Enrosquei uma porca no eixo que irá ficar presa no cimento e que irá ficar encostada a um rolamento do mancal duplo, que fiz também com um pedaço de tubo metálico.

Depois levará outra porca do outro lado do mancal e essa porca levará uma cavilha para que fique presa ao eixo, ficando desse modo tudo muito bem seguro.



Segurei as pás ao aro com dois parafusos, ficando estas com uma ligeira inclinação lateral o que irá fazer com que a turbina gire a grande velocidade, até com ventos fracos, graças ao elevado número de pás.


Agora estão a ver um trabalho muito importante e que é a aplicação de uma massa que fiz utilizando uma mistura de areia, cimento e cola branca.

Esta massa fica presa no aro e nela ficam chumbadas as pás e os parafusos que coloquei a prender as pás ao aro.

Apesar da aplicação desta massa a turbina ficou muito leve, pesando apenas dois quilos, contando já com o peso do eixo, que é a peça mais pesada da turbina.




Para finalizar a turbina fiz a ligação entre os topos das pás, usando raios de bicicleta que ficaram presos no interior das pás com cola que foi injetada num furo que fiz no revestimento isolante das peças de estore.

Fiz o primeiro teste da turbina ligada a um gerador de que já falei em outros posts e que tem um multiplicador de rotações muito alto o que o torna muito pesado para rodar.


Reparem que coloquei a turbina  a funcionar, de forma provisória, debaixo de um telheiro, porque estava a chover quando fiz os testes.

Estava algum vento, mas não era muito forte, mas mesmo assim, com a turbina junto ao solo e sem orientador de vento, esta atingiu rotações elevadas o que me leva a fazer crer que quando for instalada corretamente vai dar um rendimento muito superior a uma turbina de pás pesadas e muito grandes.


Talvez goste também de:

Este é mais um dos projetos em que o autor do blog arrisca dizer que não existe igual no mundo, ou pelo menos não existia antes da elaboração deste projeto. Também é uma máquina que sofreu algumas modificações depois da conclusão do projeto inicial, mas a verdade é que funciona muito bem, sendo possível regular o grau de trituração e, em pouco tempo e sem grande esforço, triturar um balde de milho ou de outros cereais, como favas...   Quero ler o artigo




Quase todos os engenhos caseiros que construímos foram elaborados um pouco ao sabor do acaso, porque não existia qualquer tipo de projeto ou plano escrito. A construção de uma bomba de corda que, em principio, era para ser mista, ou seja para funcionar à mão ou tocada pelo vento, foi apenas o início de uma grande aventura. Nenhum outro projeto do autor sofreu tantas alterações e deu tanto trabalho como este, para não falar de algumas desilusões. No entanto o projeto acabou por ser concluído, mas as bombas tiveram de ficar a funcionar em separado...   Quero ler o artigo  


Para quem gosta de construir paredes direitas, poupando material e sem ter qualquer dificuldade no assentamento dos tijolos, deve fazer um molde igual ou parecido a este. É muito fácil e rápido de fazer e quase não tem custos. Apesar de já ter feito a colocação de milhares ou até, talvez, milhões de tijolos é uma ferramenta que não dispenso nesse trabalho. O vídeo referente a este projeto é já também um sucesso no Youtube, com centenas de milhares de visualizações.
Quero ler o artigo



Sem comentários:

Enviar um comentário