Nas zonas rurais circulam lentamente milhares de pequenos veículos com reboque de caixa aberta. Esses veículos a que
muitos chamam “trotinetes”, são utilizados por pequenos agricultores para o
amanho das terras e para fazer o transporte dos mais diversos produtos. Trata-se
de pequenos tratores agrícolas que são designados por motoenxadas e
motocultivadores, sendo que a maior diferença entre eles relaciona-se com o funcionamento
das fresas, uma vez que no motocultivador o sistema de fresagem é engatado à máquina
e ligado a um veio do motor que lhe transmite as rotações. Na motoenxada, as fresas
ou, mais corretamente, as enxadas, são montadas em substituição das rodas e a maquina
revolve a terra, operada com firmeza pelo agricultor que tem de a manobrar de
modo a que as lâminas girem com velocidade e façam ao mesmo tempo deslocar a máquina.
É um trabalho que é feito apeado e que exige muito esforço e atenção do operador, mais difícil do
que a mesma manobra feita com o motocultivador, mas que permite uma cava mais profunda da
terra.
A maioria dessas pequenas
máquinas, pelo menos as mais antigas, são equipadas com motores da marca
Lombardini e a opinião corrente é que esses motores são muito resistentes, o
que fica provado perante a dureza do trabalho a que são obrigados, quando em
trabalho de fresagem e também em serviço de transporte, suportando cargas
pesadas em terrenos difíceis. Perante o tamanho da máquina, a quantidade de
trabalho realizada é muito elevada.
Possívelmente, muitos
proprietários dessas pequenas máquinas equipadas com motores Lombardini, não
conhecerão a história da marca. Sabem que os seus equipamentos têm um bom motor
e isso é o mais importante. Eu próprio, sendo proprietário de um desses motores,
nunca tinha pensado nisso. Até que a curiosidade e a Internet me levaram a uma
viagem até Reggio Emilia em Itália…
O grupo Lombardini é uma
empresa italiana de Reggio Emilia, que produz motores até 57 kW. Os campos de
aplicação e desenvolvimento dos produtos Lombardini são muito diferentes de
outros mais tradicionais, pretendendo chegar a outras pessoas e ultrapassar
novas fronteiras. Em particular, as áreas tratadas pela empresa são: construção
civil, indústria automotiva e naval, com produtos para mini-carros, máquinas de
limpeza profissional, motores marítimos, camiões basculantes, betoneiras, tratores
4x4, tratores de colheita de frutas, cortadores de relva, motocultivadores, foices,
enxadas agrícolas, motocicletas e muito mais.
Anos 30
Em 22 de Maio de 1933, juntamente com os seus irmãos Alberto e Rainero, Adelmo decide começar o seu próprio negócio e funda a empresa "Officine Meccaniche Fratelli Lombardini". Para isso, ele compra as instalações de uma empresa de engenharia juntamente com a sua fundição, localizada nos arredores de Reggio Emilia.
Após as dificuldades da Primeira Guerra Mundial , a reconstrução do
pós-guerra viu a empresa pronta para atender às necessidades crescentes do
mercado com a sua gama de motores diesel, gasolina e dos ecossistemas marinhos
e uma grande produção de tratores. No primeiro ano de operação a empresa, que emprega 20 trabalhadores, produz 500 motores, dos quais 482 de combustão interna e 18 de diesel. Tendo iniciado a produção de produtos acabados, tais
como tratores e motobombas, Lombardini decidiu dedicar-se exclusivamente à
produção de motores a diesel para a agricultura e outros setores da indústria.
L3, o primeiro modelo de motores da empresa "Officine Meccaniche Lombardini Irmãos", detalhe da placa (1933). |
Anos 40
Entre 1941 e 1950, Adelmo
Lombardini prevê que haverá uma grande procura por ferramentas motorizadas para
reduzir a carga de trabalho humano no campo e aumentar a produção no setor
agrícola. Após os anos sombrios da Segunda Guerra Mundial, a forte recuperação económica
gerada pela reconstrução permite à empresa expandir rapidamente os seus
negócios, graças ao forte aumento da atividade agrícola.
Graças à grande procura de ferramentas motorizadas pelo setor agrícola, Lombardini consegue expandir rapidamente os seus negócios. |
Anos 50
Na década de 50
a empresa
descobre o mercado indiano para onde enviou as primeiras encomendas de motores.
Em 2 de junho de 1957, Adelmo Lombardini foi agraciado com a maior honraria da
República Italiana, o de Cavaliere del Lavoro e, no mesmo ano, a empresa
começou a série LA, produzindo o primeiro single-cilindros do motor diesel de
injecção directa resfriado ar. Em 1959 também fabricou o primeiro trator
agrícola de lagartas: o modelo Castoro.
Em 1957 começa a produção de motores da série LA (single-cilindros diesel refrigerado a ar).
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Em 2 de junho de 1957 Adelmo Lombardini recebe sua nomeação como Cavaliere del Lavoro.
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Anos 60
O crescimento da empresa tem progredido a tal ponto que as instalações de produção na Via Galliano, onde a empresa foi fundada, são agora muito pequenas. Em 1963, a empresa decide construir uma nova fábrica em Pieve Modolena, perto de Reggio Emilia.
Durante estes anos começa a verdadeira internacionalização e são os
primeiras ramificações abertas no estrangeiro: França (1964), Espanha (1965) e
Alemanha (1967). Adelmo Lombardini morre em 1964, sucedendo-lhe o seu filho Franco.
Rainero Lombardini, na presença de familiares e autoridades, em um
momento da cerimônia
de lançamento da pedra fundamental da nova fábrica em Pieve Modolena, próximo de Reggio Emilia. |
As obras do novo sinal publicitário de Lombardini, que será montado na
torre de água da fábrica, em Pieve.
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A fábrica
em Pieve Modolena, na sua forma final.
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Em 18 de setembro de 1965 é iniciada a conquista da Península Ibérica
com a abertura de novos escritórios em Espanha
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Nos anos 70, sob a liderança de Franco Lombardini, é tomada a decisão histórica de parar a produção de produtos acabados, tais como tratores e motores, para se concentrar em pequenos motores para serem adaptados às necessidades dos clientes. Assim, a empresa se esforça para alcançar os objetivos a que se propôs. Em 1970 Lombardini produz o primeiro motor diesel de pequena cilindrada e injeção direta, capaz de atingira as 3600 rpm.
Em 1979, para incentivar a busca da qualidade na produção, pré e pós-venda, começa a construção do "Centro de Investigação e Desenvolvimento" obra que foi dedicada a Franco Lombardini, que morreu em 1980.
Lombardini produz o seu primeiro motor diesel de injecção directa de pequena cilindrada, capaz de atingir as 3600 rpm |
Foi iniciado a construção do Centro de Investigação e Desenvolvimento, dedicado a Franco Lombardini que morreu prematuramente em 1980. O Centro abriu em Pieve, em 1981. |
No final dos anos
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Anos 80
Em 1980 a empresa atinge o
recorde absoluto de produção de 2.000.000 motores, e um ano depois foi
inaugurado o centro de pesquisa de ponta, que se tornará o centro criativo da
empresa. Em 1986 foi fundada a "Lombardini Marinha", uma secção dedicada
inteiramente à produção de motores marítimos. Em 26 de fevereiro do mesmo ano, o Presidente da República, Francesco Cossiga, visita oficialmente a empresa.
Em 1987 , em paralelo com o
Paris Dakar, ocorre Paris du Coeur, uma iniciativa humanitária organizada e
promovida pela Thierry Sabine em que Lombardini doou uma bomba de motor
para cada uma das cidades ou aldeias inseridas na rota da prova.
Graças aos esforços contínuos da Lombardini para
elevar o nível tecnológico dos seus produtos, a empresa é capaz de lançar uma
linha de motores diesel refrigerados a água em 1988. No mesmo ano, a
empresa comemora a produção de 3.000.000 de motores. Para ampliar o mercado e
horizontes da empresa, esta vai em 1989 abrir uma filial na Inglaterra e
assinar acordos com países do mundo em desenvolvimento.
O Centro de Estudos e
Investigação, que foi inaugurado em 1981 e dedicado a Franco Lombardini ainda
é, depois de 30 anos, a pedra fundamental para a concepção, projeto e
desenvolvimento de todos os produtos. No Centro atuam 90 profissionais
selecionados com base na experiência, habilidades e paixão, incluindo muitos
engenheiros. Ali há inúmeras atividades de conceção das especificações de
software e cálculos aplicados a atividades coordenadas com centros de pesquisa
externos e aplicações de testes, articulações com coordenadas internas ao longo
da cadeia de abastecimento. Os pesquisadores se movem entre as células de vários motores em desenvolvimento, assentos de testes de durabilidade, células de emissões de diesel e células de medição de emissões de gasolina, bancos
de testes e laboratórios.
Em 1987 Lombardini faz a doação de bombas motorizadas para cada uma das cidades ou aldeias da rota do Paris du Coeur, prova que é mantida paralelamente ao Paris Dakar. |
Anos 90
No início dos anos noventa, Lombardini
adquire a ACME Valdobbiadene em Treviso, especializada na produção de motores de
combustão interna e, entretanto, abriu uma fábrica na Eslováquia.
No esforço de melhoria
contínua, em 1995, a
empresa obteve a certificação do sistema de qualidade de acordo com a norma ISO
9001.
Em abril de 1999 a empresa passou a fazer
parte do grupo americano Mark IV Industries, iniciando um plano de
investimento que aborda a pesquisa e o fortalecimento da posição
competitiva.
O novo milênio começou com a
inauguração da fábrica em Martin (Eslováquia), onde está concentrada a
produção de alta tecnologia de motores a diesel refrigerados a água CHD.
Um
ano mais tarde, em 2001, uma nova fábrica é inaugurada em Aurangbad, na
Índia. As suas instalações incluem linhas especiais de montagem para o
mercado indiano de motores a diesel de um cilindro para veículos automóveis
ligeiros, veiculos que são muito populares no país para o transporte de
mercadorias e passageiros.
Em
2002, Lombardini é certificada por atender o padrão de qualidade ambiental, com
a norma específica QS9000 para empresas que fazem negócios no setor automotivo.
Em 2006 é lançado o CT Move, um pequeno diesel de dois cilindros, projetado especificamente para micro-carros.
Em
2007 a
gama diesel Lombardini é reforçada pela Kohler, gama de motores a gasolina
(0-40 hp), particularmente bem adaptado para uso no setor de Lawn &
Garden. O ano de 2007 viu Lombardini entrar no grupo Kohler, localizado em
Wisconsin, que é uma das maiores empresas privadas nos Estados Unidos,
Kohler se envolve em uma ampla gama de empresas, de cerâmica a mobiliário e de
redes de hotéis a motores para geradores de energia elétrica. Lombardini, o
terceiro maior produtor mundial de motores diesel de até 50 kW e líder no seu
segmento de mercado, juntou-se ao Grupo Global Power Kohler, contribuindo para
o seu crescimento.
Em 2008 a empresa comemora seu 75
º aniversário com uma exposição de fotos na EIMA em Bologna e publica um
livro para contar sua história.
Em 2011 nasce o primeiro motor
diesel da marca Kohler feito inteiramente em Itália, o KDI (Kohler Direct
Injection), sendo lançado em todo o mundo com um streaming ao vivo. No verão do
mesmo ano, Lombardini, Kohler e Alpina organizam o "Tour Bold & Gracioso", uma viagem de três meninas, através da Europa . Um ano depois, a KDI
ganha o "Diesel do Ano 2012", concedido pela revista Diesel durante
o Intermat comércio justo (Paris) e Kohler lança KD15 , o diesel refrigerado
a ar de um cilindro.
Hoje, Lombardini tem
fábricas e escritórios de vendas em Itália, França, Alemanha, Espanha, Eslováquia
e Índia. A empresa conta com uma ampla rede de assistência técnica e peças de
serviço, composta por mais de 2.000 centros especializados, distribuídos por 5 continentes.
Em 2007 a gama diesel Lombardini é reforçada pela Kohler, gama de motores a gasolina (0-40 hp), particularmente bem adaptado para uso no setor de Lawn & Garden. |
2012: o futuro nunca termina. A atualização da linha de produtos continua! Kohler lança o KD15, o diesel refrigerado a ar de um cilindro. |
Fontes consultadas e fotos:
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De todos os equipamentos domésticos que utilizo há um que é o meu preferido porque, além de produzir um trabalho muito útil, faz com que quebre uma certa rotina entediante, pois o seu uso é sempre ao ar livre e em contacto com a natureza. Trata-se de uma motoenxada com reboque que utilizo para fresagens de terrenos agrícolas, para fazer sementeiras e para transporte de lenhas e dos mais diversos produtos... Continue a ler
Olá caro amigo, seu blogue pode ser considerado histórico além de didático, tantas fotos antigas e narrativas dos fatos reais que voce publica, muito interessante!
ResponderEliminarUm grande abraço meu amigo pois, aqui no Brasil hoje comemoramos dia dos pais, Feliz Dia dos Pais!
beijinho
tin
Olá amiga Cintia. Obrigado pelo comentário amável, mas o meu blog é apenas um espacinho muito modesto onde, sem grandes pretensões, procuro transmitir ideias e factos que, de algum modo, estejam ligados às minhas próprias vivências. No caso deste post só porque tenho uma pequena máquina equipada com um motor Lombardini, entendi publicar a sua história que, em língua portuguesa, julgo que é uma publicação inédita, pelo menos nas pesquisas que fiz na Internet não encontrei nada sobre o assunto na nossa língua.
EliminarNão sabia que no Brasil o dia dos pais se comemora em Agosto. Em portugal é no dia 19 de Março, dia de S. José.
Um beijinho também para si.
José Alexandre Henriques
Olá,
ResponderEliminarObrigado por compartilhar a história dos motores Lombardini, sou um aficcionado por motores, tenho especial interesse por motorização de carros elétricos, moro no Brasil , estado do Paraná, capital do estado - Curitiba
Abraço
Olá, Gilson. Obrigado pelo comentário.
EliminarEu também gosto muito de motores e atrás de uma marca há quase sempre uma grande e interessante história. Pelo conhecimento que tenho destes motores e que se resume apenas ao que sei sobre o motor da minha motoenxada e sobre o que ouço falar sobre os mesmos, arrisco-me a dizer que é uma marca de muita qualidade.
Um abraço.
esclareceu uma duvida de mais de 45 anos a foto do logotipo da empresa de 1957 e exatamente o motor que tenho em casa que era de meu pai e vi funcionar a exatos 40 anos atras.eu não sei bem ainda sua utilidade mas pretendo mandar fotos para a empresa para ver se eles tem entre esse na peça.vc teria o email deles? Grato
ResponderEliminarSe pesquisar no Google pelo site da empresa em Itália, certamente que encontrará lá o email deles.
EliminarObrigado pelo comentário.
Seu relato foi de grande utilidade,me esclareceu muito, sobre uma marca até então desconhecida. Obrigado.
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