Coletor solar com armazenamento de calor

Este novo projeto foi pensado como um coletor solar para auxiliar no aquecimento de água no sistema solar que construí e que está em serviço há quase vinte anos. É certo que esse sistema já por algumas vezes foi alterado e renovado, mas a verdade é que o posso considerar como um dos meus projetos caseiros de sucesso. 


Deste sistema solar caseiro fazia parte um velhinho coletor solar que me tinha siso oferecido na altura da construção desse projeto. A tubagem de cobre já tinha sido reparada várias vezes e ultimamente estava a ter roturas muito frequentes sobretudo no inverno devido à congelação da água. Foi por esse motivo que decidi construir um novo coletor que é completamente original. O seu funcionamento é diferente dos coletores usuais, ele não envia a água aquecida para os depósitos, mas a armazena numa camada de areia e quando há solicitação de água quente através de qualquer chuveiro ou torneira a água quente sai diretamente para as serpentinas que estão colocadas nos depósitos solares também de construção caseira.

Este novo coletor apesar de o estar a utilizar como auxiliar do outro sistema, pode perfeitamente funcionar como sistema único pois a água quente que produz será suficiente para os gastos domésticos da minha habitação. Pelas observações que estive a fazer nos últimos cinco dias, em que a temperatura máxima do ar não ultrapassou os 25 graus e em que o céu esteve durante estes dias com largos períodos de sol encoberto, a água tem saído do coletor a uma temperatura que dá perfeitamente para tomar banho e até tem que ser às vezes misturada com água fria. Isto quer dizer que, nos dias de céu totalmente limpo e com temperaturas superiores a 25 graus, terei que cobrir o coletor com alguma coisa para o proteger do sol e impedir que exista um excesso de temperatura na água que possa prejudicar todo o sistema.~

Caixa em tijolo para coletor solar
O início do trabalho com a construção da caixa em tijolo.

Claro que este novo projeto, que é completamente original, uma vez que não copiei nada de ninguém e tudo foi pensado por mim, também tem as suas desvantagens em relação a um sistema convencional, A maior desvantagem que observei até agora foi que a água que permanece na camada de areia dentro das serpentinas, durante a noite arrefece mais do que a que se encontra nos depósitos. Este inconveniente poderia ser, senão resolvido, pelo menos amenizado se o coletor fosse coberto durante a noite com algum material isolante. Para já não penso fazer isso, mas talvez o venha a fazer nos dias de inverno quando as noites são mais frias. 

Primeira serpentina
A primeira serpentina em cima das placas de isolamento.

Uma outra desvantagem pode ser a exigência de um local de instalação apropriado, porque, como é evidente, isto não pode ser feito em cima de um telhado vulgar. O meu coletor foi feito em cima do piso de uma garagem, um espaço que não estava a ser utilizado para nada e que não fica muito longe das torneiras de água quente da habitação, Também poderia ser feito no chão se tivesse um local apropriado onde houvesse incidência de sol. No caso de um terraço ou de um piso qualquer também deverá ser tido em conta o peso do coletor. Este que construí tem cerca de 2,00x2,00m, levou cerca de 300 litros de areia, mais as lajes de cimento, pelo que, segundo os meus cálculos, deverá pesar alguma coisa como 500 kg mais ou menos.

Segunda serpentina
A segunda serpentina em cima da primeira camada de areia.

Fiz um vídeo com os trabalhos da construção do coletor, mas atenção que, mesmo estando a adivinhar algum sucesso com este projeto, não pretendo com este post ou com o vídeo incitar ninguém a construir um coletor igual ou parecido. Se alguém resolver entrar nessa aventura estará sob sua conta e risco.


Materiais utilizados no coletor:

25 Tijolos 30X20x7cm
200 Metros de tubo multicamada de 16x2
1 União multicamada
1 Tê multicamada
1 União em tubo galvanizado de ½ polegada com 15 cm de comprimento.
1 União de ½ polegada em latão
1 Válvula de segurança de temperatura/pressão
1 Torneira de segurança de ½ polegada
300 Metros quadrados de areia
1 Saco de cimento
1 Barra de 6 metros de ferro tubular de 4x2cm
1 Placa de policarbonato alveolar com 2,10x2,10x0,004
4 Cantoneiras de metal galvanizado
Alguns parafusos e buchas
Silicone (cola e veda)