Colocação de forro de PVC, com isolamento


Olá! leiam o post até ao fim e vejam como forrei o teto de um terraço, utilizando peças de revestimento de paredes. Trabalho que ficou bom e muito barato.


Este teto é de um terraço, não tendo, portanto, telhado a cobri-lo. O teto foi, inicialmente, revestido a chapisco decorativo e estava muito bom.

No entanto, existia um grave problema com esta divisão: como o sol batia na placa, o interior aquecia muito, tanto que em dias quentes, mais parecia um forno e, no inverno, aparecia alguma humidade no teto.

Era preciso resolver este problema, tendo começado por aplicar ao teto, com buchas e parafusos, ripas de madeira às quais preguei ou colei placas de isopor, que depois pintei de branco.

Foi uma solução razoável, melhorou muito o ambiente daquela divisão da casa, mas agora resolvi melhorar este teto ainda mais...


Para fazer esse melhoramento descolei as placas de isopor das ripas e recortei-as de modo a que ficassem presas nos espaços situados entre as ripas. A diferença na cor do isopor é devido a que apliquei umas com a parte pintada para baixo e outras para cima, de acordo com o seu melhor ajustamento aos espaços.



Decidi revestir este teto com forro de pvc, tendo medido a área e calculado as peças que iria necessitar. A loja onde adquiri as peças de pvc tinha muita variedade deste material, mas eu decidi comprar as peças mais baratas que lá havia.

Mas havia um problemas com essas peças, elas estavam, aliás, referenciadas como sendo para revestimento de paredes, mas eu entendi que se serviam para revestir paredes, também podiam muito bem servir para revestir tetos. O problema estava no comprimento dessas peças que era de 2,60 metros, medida que era inferior ao comprimento e também à largura do compartimento.

Esse contratempo não me impediu de partir para o trabalho com estas medidas, apesar de ser obrigado a fazer uma emenda nas peças, mas isso era o que acontecia também com os forros de madeira que também tinham essa medida, que era uma medida quase universal em todos os tipos de madeiras serradas.

Comecei o trabalho de revestimento encostando a primeira peça a uma das paredes. O teto de chapisco tinha uma sanca que, como verão mais à frente, me obrigou a usar um estratagema utilizando, imaginem só... peças de velhas persianas de pvc...

Preguei as peças de pvc às ripas de madeira utilizando pregos não muito compridos e finos para não deixar marcas no forro, tendo também o cuidado de não errar o alvo e não dar nenhuma martelada nas peças que, diga-se em abono da verdade, são bastante frágeis.



Como já disse, fui obrigado a fazer emendas nas peças por causa das medidas que tinham. Tinha necessidade de aumentar cada peça em mais 50 cm e fiz esses recortes utilizando sempre a mesma peça para não estragar material, até porque tinha comprado a quantidade estritamente necessária.

Utilizei um esquadro para fazer as marcações dos cortes, pois, como é evidente, eu queria que as emendas se notassem o menos possível e servi-me de uma rebarbadora para as cortar.

E cá está a aplicação do primeiro recorte. Para ficar o trabalho mais perfeito deveria ter cortado a peça comprida pelo meio da ripa, ou ter pregado outra ripa ao teto, mas dispensei esses procedimentos devido ao acréscimo de trabalho que iria ter e também porque achei que o trabalho ficava bom sem fazer nada disso, porque o pedaço de forro era pregado numa ponta e ficava com a outra encaixada na peça comprida.


O trabalho agora já estava numa fase mais adiantada e estava a correr muito bem, apesar de estar a trabalhar sozinho, sem ninguém a ajudar. 


A última peça está a ser colocada e a largura desta peça, como é natural, teve que ser ajustada ao espaço que restava. Pela frente ainda tinha muito trabalho a fazer com a preparação de uma sanca feita com peças de velhas persianas de pvc, material idêntico ao do forro.


E é esse trabalho que estou agora a efetuar: o preparo das peças de persianas para fazer a sanca que irá cobrir a velha sanca de chapisco, no cimo das paredes.


Agora, estou a colocar as sancas de persiana nas paredes. Essas peças foram coladas e ficaram entaladas entre o teto e uma pequena sanca de madeira que lá tinha sido colocada, aquando do primeiro revestimento do teto com as placas de isopor. 

E agora... finalmente, os últimos retoques!


Vejam como ficou bonito o meu teto revestido com forro de pvc, ou melhor com peças de revestimento de paredes. Deu trabalho, mas ficou bom e muito barato. Vantagem de fazer o trabalho pelas próprias mãos. Obrigado por lerem este post!

Talvez goste também de:


O sector da construção civil foi um dos maiores motores do desenvolvimento do país no período pós 25 de Abril. Talvez se tenha investido em demasia nessa área sem ter a conta a verdadeira dimensão nacional e hoje estamos a pagar por isso uma pesada fatura
Ler mais 
Rebocar paredes e tectos manualmente é um trabalho que exige alguma perícia, não só para que possa atingir o grau de perfeição adequado ao fim a que se destina, mas também para que se obtenha rendimento na sua execução.

Sem comentários:

Enviar um comentário