Dicas para criar perus com sucesso

peru doméstico  é uma ave de criação de grande dimensão e uma das duas espécies do género Meleagris, a mesma do peru selvagem. A ave foi inicialmente domesticada pelos povos indígenas da Mesoamérica há, pelo menos, 2000 anos, com evidências que apontam para a região que hoje correspondem às regiões centrais do México. Criado em todas as regiões temperadas do mundo, a carne de peru é uma das carnes de ave mais populares e a industrialização tornou-a numa das menos dispendiosas.

A  criação de perus não é difícil, tanto a nível doméstico como a nível comercial. Mas é preciso observar alguns cuidados como boas condições de manejo, de higiene e alimentação, principalmente até ao terceiro dia de vida dos peruzinhos. Daí em diante eles tornam-se resistentes e rústicos. São criados especialmente para a produção de carne, mas também existem outras opções como a  venda de peruzinhos de um dia, de ovos para incubação, além de da comercialização de penas. O estrume de peruas é muito útil, bem superior ao dos bovinos e equídeos. Cada peru produz anualmente cerca de 50 quilos de esterco, excelente pata hortas e canteiros.

Mamouth bronzeado

Holandês branco

Você pode começar a criação com peruzinhos de um dia ( de boa procedência, sadios e de ótima qualidade). Também pode começar com aves jovens ou adultas ou, ainda,  comprando ovos e colocando para incubar. Se você dispõe de áreas pequenas crie os perus em confinamento. Construa abrigos sobre ripados ou coloque no chão palha ou sabugo de milho. Escolha uma das seguintes raças: Holandês branco, Bourbon vermelho, Mamouth bronzeado ou Beltsville branco. As raças mais escolhidas para criação são a Mamouth bronzeada que produz muita carne e o holandês branco, de carne tenra e delicada. Existem também os perus pequenos, semelhantes a uma galinha e o bronzeado de peito largo, também de pequeno porte.

Seja qual for a raça escolhida, o melhor é não misturar os perus com outras aves, pois podem aparecer muitos problemas com doenças.

Perus de um dia

Coloque os peruzinhos em abrigos cobertos, dentro de criadeiras, mantendo uma lâmpada acesa para aquecimento até um mês de vida. Vacine as aves contra New Castle até ao quarto dia de vida, pingando uma gota da vacina no olho. Forneça água fresca e limpa, trocada diariamente. Lave o bebedouro com água e sabão de três em três dias e forneça nos três primeiros dias ovos cozidos picados, cebola cortada fininha, leite desnatado (fervido e fresco) coalhado, farelo de milho, areia e verdura picada à vontade.

No quarto dia introduza ração farelada com 23 a 28% de proteína e vitaminas A, C e D, à venda em lojas especializadas. Aos 21 dias, vacine as aves contra a bouba aviária, seguindo a recomendação do fabricante. Depois de 30 dias, fornaça ração para crescimento com 18 a 20% de proteína. Como os peruzinhos são muito delicados, é interessante colocar na porta do abrigo uma caixa contendo cal queimada. E sempre que o tratador entrar no local, desinfete a sola dos sapatos com o produto. Para melhor desenvolvimento dos perus, coloque uma caixa com uma mistura igual de areia, carvão de madeira em grãos e farinha de ostras. A areia ajudará na trituração dos alimentos, possibilitando melhor assimilação pelo organismo. A farinha de osso suprirá as necessidades de cálcio.

Período crítico

O período crítico da criação é chamado "crise do vermelho". Acontece nos três primeiros meses, principalmente nos dias mais frios, nas épocas de geada, dias chuvosos, de ventos fortes, ou quando a criação se expõe ao sol intenso por várias horas. Proteja a criação do sol e das chuvas, caso contrário ela será atacada por carúnculas, acompanhada de diarreia infeciosa. Isso ocorre dos 60 aos 90 dias de vida. Para o controle da doença suspenda a alimentação por dois dias ou mais. Forneça nesse período uma mistura em partes iguais de urtiga, alho, cebola e salsa, bem picados, acrescentado alpista. Ponha na água uma grama de sulfato ferroso por litro. A crise é violente e em geral só sobrevivem as aves bem alimentadas, fortes e de procedência idónea. Assim que passar a crise, volte, pouco a pouco, à alimentação normal.

Aos três meses de vida, em dia seco e ensolarado, tire os perus da criadeira e deixe-os ao ar livre (se dispuser de área para isso) durante 15 dias, das 10 às 13 horas, recolhendo-os depois. Mais tarde, solte-os no quintal ou no terreiro. Se o espaço for pequeno, construa abrigos e poleiros iguais aos das galinhas e coloque os perus nesse local. Faça poleiros de 10 cm de largura por 5 cm de espessura, separados uns dos outros cerca de 80 cm. Um metro linear de poleiro é suficiente para dois perus adultos. O melhor é fazer as instalações como se fossem para adultos, pois os perus crescerão rapidamente.

Limpe os poleiros a cada semana, pulverizando tudo com desinfetante (cal virgem). Coloque ripas no chão do abrigo, ou cama de serradura ou sabugo de milho. Mude a cama uma vez por semana e limpe tudo muito bem, semanalmente.

Abata os perus dos cinco aos oito meses, dependendo da raça e do tamanho. Escolha os melhores para reprodutores, tanto os machos como as fêmeas.- Coloque um macho de nove ou dez meses para oito a dez fêmeas de oito meses. Separe os lotes, para evitar brigas entre os machos. O ideal é colocar um macho em rotação a cada dois dias com cada grupo de fêmeas. Dê aos adultos ração balanceada, para postura e para reprodutores e também água sempre limpa, servida do mesmo modo que para os filhotes.

Postura


Nos locais de criação, coloque caixotes com palha ou cestos de vime para a postura das peruas. Evita que uma perua ponha ovos no ninho de outra. Em geral a primeira postura e de 30 a 50 ovos, com redução de 30% no segundo ano. Peruas precoces chegam a pôr 80 a 120 ovos na primeira postura. Recolha os ovos diariamente, marque a data e o número da perua e guarde-os em local seco e fresco. Ponha-os para incubar na mesma perua, se a criação for pequena, ou em incubadoras em criações maiores. Uma perua pode chocar até 25 ovos, sendo ótimas chocadeiras. Observe-as durante esse período, porque às vezes elas não abandonam o ninho nem para comer ou beber água. Coloque comida e água ao alcance delas, nas proximidades dos ninhos.

Assim que nascerem os peruzinhos, coloque-os em criadeiras, como no início da criação com perus de um dia, ou deixe as peruas que chocaram em galpão coberto, com chão de palha, serragem ou sabugo de milho. També pode usar uma gaiola grande, com piso de tela ou madeira.

Para obter bons resultados, o melhor é criar os perus em galpões, dando-lhes alimentação especial de engorda. Nesse caso, a partir dos cinco meses de vida, eles ganham bom peso entre 20 e 60 dias. Se acontecer canibalismo entre eles, aumente o teor de proteína da ração e forneça bastante verdura.

Vacine contra New Castle nos primeiros dias de vida.

Chocadeira elétrica

Se você optar por uma criação grande, use chocadeira elétrica ou a gás. O resultado é excelente, bem superior à incubação natural. Mas é preciso que as aves tenham sido incubadas anteriormente, isto é, descendam de ovos incubados, caso contrário a produção será baixa. Para usar a chocadeira coloque os e regule a temperatura de 38 graus C na primeira semana, 38,5 graus C na segunda e 39 graus C na terceira. Os ovos devem ser virados três vezes ao dia, Depois de 23 dias de incubação não mexa mais nos ovos. Os peruzinhos nascem com 28 dias de incubação, seja ela natural ou artificial. Assim que nascerem devem ser colocados em criadeiras, mantendo uma lâmpada acesa até ao primeiro mês de vida. Fornaça água fresca e limpa, trocada diariamente e lave o bebedouro com água e sabão de três em três dias e forneça nos três primeiros dias ovos cozidos picados, cebola cortada fininha, leite desnatado (fervido e fresco) coalhado, farelo de milho, areia e verdura picada à vontade. As criadeiras devem ser utilizadas tanto no caso de incubação natural como na incubação artificial.

Dicas importantes

As peruas são ótimas mães, chegam a chocar 25 ovos, mas a média localiza-se entre 15 a 18 ovos. Você pode utilizar, além das próprias peruas, galinhas que chocam de 8 a 11 ovos cada uma. A primeira postura das peruas novas não trazem bons ovos para incubação, pois são pequenos e não fertilizados.

Durante a postura os ovos são colhidos diariamente e armazenados Mas não esqueça, quando for incubá-los eles não devem ultrapassar 10 dias de idade.

Bibliografia: Livro VIDA - um guia de autossuficiência

Talvez goste também de:


CRIAÇÃO DE PATOS

Uma das primeiras obras que efetuei na minha chácara foi uma capoeira. Essa capoeira que tem cerca de 100 m2 de área, foi construída de modo a ser segura para evitar a entrada de animais predadores, como a raposa ou o gato toirão e ainda aves de rapina. Esses cuidados impunham-se...
Continue a ler


Há alguns anos atrás não havia ninguém que vivesse numa aldeia do campo que não tivesse o seu galinheiro, fosse para criar frangos para carne ou galinhas poedeiras para que houvesse sempre ovos de boa qualidade. Hoje em dia já não é bem assim, pois os modos de vida têm sofrido grandes alterações e, seja porque as pessoas não tenham tempo para perder com essa ocupação, ou porque nos hipermercados encontramos frangos prontos a cozinhar...


Actualmente estão na moda as chácaras ou quintinhas, que são pequenos ou médios terrenos onde os seus proprietários, principalmente ao fim de semana, procuram estar em contacto com a natureza fazendo alguns trabalhos agrícolas e procurando fugir assim ao stress. Geralmente são pequenas propriedades, apenas com alguns barracões ou currais para animais...
Ler mais...

Sem comentários:

Enviar um comentário