COPEIRA

Ontem, domingo, passei junto a um reservatório de água construído recentemente, da empresa Águas do Mondego, situado à saída de Coimbra, na zona das Lajes, já em plena subida em direcção ao Marco dos Pereiros. Há vários municípios do distrito de Coimbra que vão ser abastecidos de água a partir do rio Mondego e por isso é fácil encontrar na região, em zonas altas, depósitos deste tipo, já construídos ou ainda em fase de obras. Até aqui nada de novo, no entanto algo neste reservatório me chamou a atenção e despertou a curiosidade, pois a placa identificativa colocada à entrada das instalações indica aquele depósito como sendo um “Reservatório de Água Copeira”, ou a Copeira de um reservatório de água. Não entendi muito bem.

Eu pensava que possuía uns conhecimentos razoáveis da Língua Portuguesa, mas perante isto fui obrigado a concluir que ainda tenho muito que aprender nessa matéria. Afinal o que é que quer dizer “água copeira”? Será água para beber num copo? Ou será água para lavar a loiça na copa da cozinha? Mas se por acaso se trata da copeira de um reservatório de água, para que serve?

Mas como certamente se trata de água para abastecimento público, é muito possívelmente água potável. É que eu sempre conheci a água que se pode beber por essa designação.

Enquanto estava nestas cogitações lembrei-me que, se aquela água é de facto potável, bem podiam ter ali colocado uma torneira para as pessoas beberem pois eu, com o calor que estava e com a sede que tinha despachava ali umas duas ou três “copeiradas”, na “boa”.

Mais tarde e apesar de pensar que conhecia muito bem o significado de “copeira”, fui consultar o dicionário para me certificar melhor sobre o que quer dizer essa palavra e foi então que confirmei o que já sabia: que copeira significa lugar onde se guardam as louças de mesa, ou copa. No entanto o masculino de copeira é copeiro e esta palavra, segundo o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, tem as seguintes designações:

Substantivo masculino:
Pessoa que cuida da copa.
Lugar adequado para guardar copos
Doceiro e licorista
Criado de mesa

Adjectivo:
Movido por água de queda

Muito provavelmente será, neste caso, o significado de copeira: água movida por queda, que vai, portanto, abastecer as zonas mais baixas, através da atracção exercida pela Terra, ou como é comum dizer-se: por gravidade. Seja como for, o importante é que essa água seja movida por “copeira” ou “garrafeira” se trate de água potável ou melhor: de água boa para beber. Convinha também que essa água do Mondego, cujas qualidades têm sido bastante aclamadas, caísse o mais depressa possível, também de outros reservatórios, chegasse ao seu destino e viesse substituir a água imprópria para consumo que actualmente abastece algumas zonas do distrito.

Por favor leia o artigo "Localidade de Copeira"

2 comentários:

  1. Caro amigo:
    No local onde indica, situa-se a localidade com o nome de "Copeira". O nome no depósito refere-se, com toda a certeza, ao facto de estar ou abastecer esta localidade.

    ResponderEliminar
  2. Caro visitante:
    Obrigado pelo esclarecimento. Vejam lá as coisas que eu já estava a imaginar! Se de facto é assim, só espero não ter caído no ridículo com as deduções que fiz!
    Um abraço.

    ResponderEliminar