ESTRADAS EM CONSTRUÇÃO


Esta estrada é subconcessionada pela
 Ascendi e na sua construção estão
 envolvidas empresas gigantes,
como a Mota-Engil.

Apesar da crise que o país atravessa a construção de estradas continua. Na zona Centro, nos distritos de Coimbra e Leiria, decorrem as obras para implantação do novo traçado do IC 3 que, quando concluído, fará a ligação entre Setúbal e Coimbra.

O lanço Avelar Norte/Condeixa, que atravessa os concelhos de Condeixa-a-Nova, Miranda do Corvo, Penela e Ansião, está nesta altura em construção, e em força, como se pode verificar pela grande movimentação de pessoal, veículos e máquinas que rasgam montes, invadem grandes áreas de terrenos florestais e agrícolas.
Viaduto em construção no Vale do Espinhal.
Na zona de Penela, no Vale do Espinhal, está a ser construído um grande viaduto sobre terrenos agrícolas e, em Lamas/Miranda do Corvo, estão a ser devastadas algumas áreas vinícolas. Nesta zona foram encontrados vestígios arqueológicos e, em consequência disso, tem vindo a ser publicitado o recrutamento urgente de pessoal para trabalhar nas escavações que, entretanto, já se iniciaram e envolvem um elevado número de pessoas.
Na zona de Lamas há vestígios de construções soterradas.
Trabalhos de arqueologia.
Quem passar por esta zona e ver toda esta movimentação, não diz que há crise, nem falta de serviço, e o certo é que o anúncio para aquele trabalho já anda nos órgãos de comunicação social há bastante tempo.

É isto mesmo! É bom ver todo este movimento e estas obras que proporcionam trabalho e fazem esquecer por momentos essa crise que afecta e deprime principalmente todos aqueles que vivem desse trabalho.

Mas, não querendo, nem por momentos, pôr em causa a utilidade desta estrada, é talvez um pouco questionável, nesta altura, a sua prioridade sobre outras vias de comunicação como, por exemplo, a linha de Caminho de Ferro da Lousã, cujas obras entre Alto de S. João e Coimbra ainda nem sequer se iniciaram. São coisas diferentes, é certo, mas também é certo que para viajar entre Avelar e Condeixa existe uma estrada, que certamente irá continuar a ser usada por muitos, mesmo depois de concluída a que está em construção, pois para se circular nesta vai, quase de certeza, ser necessário pagar portagens.

Artigos relacionados:
Máquinas de construção de estradas
Visite a página Zona Centro, onde estão listados outros artigos referentes à região.

Sem comentários:

Enviar um comentário