Alternador de automóvel não funciona em turbina eólica



Tenho ouvido falar tanto de alternadores de automóvel transformados em geradores de ímanes permanentes para funcionarem em turbinas eólicas, que me senti quase na “obrigação” de modificar também um alternador. Fiz este trabalho apenas como descargo de consciência, porque tinha quase a certeza absoluta de que um alternador de automóvel, seja ele modificado ou não, nunca vai servir para gerador eólico.

Bem… o certo é que este alternador modificado passou a funcionar como gerador de corrente contínua e ficou muito bom, muito bom mesmo. O facto de não servir para eólica é outra história de que falarei mais à frente.

Já falei em um post anterior da forma como modifiquei este alternador. Usei um método completamente original, fácil de executar e com a garantia absoluta de que os ímanes jamais se irão soltar ou deslocar do rotor do gerador.

Como podem ver na primeira imagem o gerador, rodado pelo meu multiplicador de rotações a pedal chega aos 13 volts e acende facilmente duas lâmpadas de automóvel de 55 watts cada. E até acendeu quatro lâmpadas em simultâneo, em outro teste. Isto significa que consegue, atingindo as rotações necessárias, carregar uma bateria de automóvel.


O problema é que este, ou qualquer outro gerador não consegue, acoplado a uma turbina eólica, chegar sequer a uma décima parte das rotações necessárias para carregar baterias. Testei este alternador na minha turbina eólica e, com ventos moderados, apenas conseguiu produzir pouco mais de um volt. Ainda fiz um sistema para multiplicar as rotações, mas nem sequer cheguei a testar esse sistema porque, simplesmente, não valia a pena. O giro ficava tão pesado que só com ventos muito fortes a turbina iria girar.


Fiz outro teste com o alternador acoplado a uma pequena roda de água. Nesse teste o multímetro marcou apenas 1 volt e pouco e nem sequer conseguiu acender um pequeno farol de ledes.

Uma coisa é certa, este gerador agora não precisa de consumir energia de uma bateria para funcionar e pode ser uma boa opção para rodas de água, movidas com muita água e em que seja aplicado um sistema multiplicador de rotações. Numa turbina eólica não adianta pensar em grandes multiplicações de rotação, porque o gerador irá ficar mais pesado de rodar e a turbina também irá rodar mais lentamente, perdendo-se a vantagem da multiplicação.

Talvez goste também de:

CARREGADOR DE BATERIAS A PEDAL
Depois de algum desalento com as tentativas de produzir energia através da força do vento, o autor do blog resolveu construir um carregador de baterias a pedal. Com esta engenhoca movida a energia muscular, é possível carregar uma bateria de automóvel e ao mesmo tempo praticar exercício físico. É muito fácil de fazer, mas atenção que é preciso alguma força de vontade para pedalar com rapidez durante vários minutos... Pelo esforço é fácil verificar que é praticamente impossível carregar uma bateria com um alternador ligado a uma turbina eólica...   Quero ler o artigo

Sem comentários:

Enviar um comentário