Automatização de orientadores de vento (trabalho caseiro)


As minhas turbinas eólicas estavam equipadas com um orientador de vento que podia ser colocado manualmente em posição lateral, quando houvesse a previsão da aproximação de ventos muito fortes ou tempestades. Como as minhas turbinas estão instaladas em local de razoável acesso o sistema funcionava satisfatoriamente, mas não era, de todo, o mais ideal. Bastaria que ocorresse uma tempestade imprevista, ou mesmo que prevista não tivesse tempo ou oportunidade para fazer a mudança de posição do orientador, para que tudo pudesse correr muito mal. Quando a tempestade já estivesse em atividade era muito difícil e perigoso tentar fazer essa mudança de posição do orientador.


Depois de algum tempo a magicar sobre a forma de resolver este problema, delineei um plano para fazer a automatização dos orientadores das minhas turbinas eólicas. Posso dizer que criei um sistema completamente original para isso e o difícil foi apenas fazer os cálculos para que o orientador de vento se posicionasse lateralmente, na presença de ventos demasiado fortes e, quando os ventos amainassem, essa peça importante do cata vento voltasse à posição original.


A automatização dos orientadores foi fácil de fazer e os custos foram mínimos. A peça principal que utilizei no sistema foi a base giratória de uma roda de carrinho manual de transporte, o resto foram peças que encontrei em sucatas como molas e pedaços de ferro e também alguns parafusos.

Não me vou alongar em explicações sobre os trabalhos da automatização dos orientadores, porque fiz dois vídeos onde explico como fiz e onde é possível verificar como o sistema funciona, em duas turbinas.



Talvez goste também de:

COLETOR SOLAR CASEIRO COM COBERTURA DE PROTEÇÃO CONTRA SOBREAQUECIMENTO E CONGELAÇÃO
Este coletor solar foi feito com tubos finos de rega gota a gota. A ideia era que, devido aos tubos terem apenas meio centímetro de diâmetro, a circulação da água em sistema de termo-sifão, ocorreria rapidamente aquecendo mais água em menos tempo. O certo é que assim era, o coletor dava bom rendimento, até que foi decidido fazer a substituição dos tubos devido ao aparecimento de fugas. O que se manteve e que é uma mais-valia, tanto para sol excessivo, como para tempo muito frio...   Quero ler o artigo

É incrível a quantidade de coisas que se podem fazer recorrendo a materiais encontrados em sucatas, ou mesmo no lixo. Por exemplo, de uma bicicleta velha podem-se extrair componentes para construir moinhos para triturar cereais, bombas para elevar água, carregadores de baterias e também cata-ventos para afugentar pássaros das culturas…
CARREGADOR DE BATERIAS A PEDAL
Depois de algum desalento com as tentativas de produzir energia através da força do vento, o autor do blog resolveu construir um carregador de baterias a pedal. Com esta engenhoca movida a energia muscular, é possível carregar uma bateria de automóvel e ao mesmo tempo praticar exercício físico. É muito fácil de fazer, mas atenção que é preciso alguma força de vontade para pedalar com rapidez durante vários minutos... Pelo esforço é fácil verificar que é praticamente impossível carregar uma bateria com um alternador ligado a uma turbina eólica...   Quero ler o artigo

Sem comentários:

Enviar um comentário