Construção de uma bomba éolica - Tanque subterrâneo


Este é o primeiro artigo de uma série de três, nos quais vou contar como fiz na minha chácara uma bomba eólica com a finalidade de elevar água para um depósito e também fazer circular essa água entre os meus reservatórios de águas da chuva.

Espero que gostem deste trabalho e, quem tenha interesse em fazer algo igual ou parecido, pode assistir os vídeos que estão no final dos posts e também no canal do Youtube “Luz Verde”, seguindo todos os passos da construção desta bomba, que é um trabalho completamente original, sendo um género de bomba muito pouco, ou mesmo nada, vista em Portugal. 

1 – Construção do tanque subterrâneo

Comecei por abrir no local onde iria instalar a bomba um buraco retangular com cerca de 1,50mX0,50m com a profundidade de 1,20m.


Depois, abri uma vala estreita para fazer a ligação entre o poço mais fundo da chácara e esse buraco, através de um tubo que vai fazer com que a água do poço e o buraco, que será a caixa subterrânea da bomba estejam sempre ao mesmo nível. A ideia é fazer com que a bomba eleve a água para um depósito situado a cerca de três metros de altura e que quando esse depósito estiver cheio a água vá novamente para o poço, fazendo girar a pequena roda de água que aí está instalada.


Para fazer o revestimento do buraco, ou seja, do pequeno tanque subterrâneo, fiz uma cofragem utilizando peças de piso flutuante provenientes de sucatas que tinha em armazém.



Depois de ter essa espécie de caixa pronta, coloquei-a no buraco, nivelei-a e fiz um pequeno escoramento no interior, apenas ligando as paredes mais largas da caixa para que aguentassem com a pressão da argamassa sem irem para dentro.

Numa das paredes laterais da caixa já tinha deixado dois buracos onde iriam entrar o tubo de ligação entre o poço e a caixa e também o tubo que irá transportar a água para o depósito, através da gravidade.


Depois da caixa estar devidamente colocada no buraco fiz o enchimento dos espaços que seriam as paredes do tanque com argamassa de cimento, cascalho e areia, com uma percentagem elevada de cimento e socando bem a massa com um pau para a comprimir bem, pois queria que o tanque já ficasse vedado, dispensando rebocos posteriores. Quando a argamassa já estava ao nível do solo, enfiei lá alguns ferros que seriam a armação da torre da bomba.

E chegou a altura de colocar o tubo da torre. Este tubo é de pvc e tem 110mm de diâmetro. Este tubo foi devidamente escorado após o que procedi e ao seu enchimento com argamassa, mas só depois do tubo estar cheio é que corrigi convenientemente a aprumação do tubo e devo dizer que tive bastante trabalho com isto porque o tubo de pvc estava bastante encurvado e tive que o endireitar utilizando as escoras.



E agora vou falar do cubo de rolamentos onde irá girar o eixo da turbina, porque esse cubo foi colocado na torre logo a seguir ao enchimento desta. Utilizei um pedaço de tubo metálico de 50mm e dois rolamentos que entram à justa nesse tubo. Por dentro ficou um outro tubo que serve de batente e impede que os rolamentos se desloquem para o interior do tubo. Furei o tubo metálico e coloquei, aparafusadas ao mesmo, dois pedaços de ferro roscado de 10mm que irão ficar enterrados na massa do tubo da torre. Esse cubo que será o cubo central da turbina vai ser colocado de modo que a turbina fique virada para noroeste, que é o ponto de onde sopram os ventos dominantes no verão.



Finalmente, fiz um trabalho que não estava previsto inicialmente, mas que vai dar ainda mais segurança à base da torre. Esse trabalho foi o levantamento da parede frontal da caixa em V e depois, para que esta construção ficasse a condizer com a maioria das construções da chácara, revesti as paredes frontal e laterais com pedra de xisto lascada.



2 – Roldanas e canalização



Sem comentários:

Enviar um comentário