INSTALAÇÕES DA MARINHA EM VILA FRANCA - QUE FUTURO?

Depois de terem encerrado há cerca de oito meses, continua sem se saber o destino futuro das instalações da Marinha em Vila Franca de Xira. Depois de ter saído a público que a PARQUE EXPO, iria estudar cenários de reconversão do território e das edificações do complexo das Escolas, surgiu agora a notícia no semanário regional “O Mirante”, de que a Câmara Municipal de Vila Franca não está, para já, interessada em comprar os 12 hectares onde funcionavam as Escolas da Armada.

O motivo deste aparente desinteresse é o elevado custo dos terrenos que ascende a 25 milhões de euros. Segundo a presidente da Câmara, Maria da Luz Rosinha, esta importância está para além das capacidades da autarquia, pelo que vai usar a estratégia de “deixar passar o tempo”, uma vez que aquele espaço só poderá ser utilizado para aquilo que a Câmara decidiu há mais de uma década: um projecto dedicado à educação, ao desporto e ao lazer. Como as condicionantes de ordenamento do território que pesam sobre aquele espaço, impedem o seu uso para construção de habitações, a autarquia pensa que a posse dos terrenos será só uma questão de tempo.

Para todos os actuais e antigos marinheiros, existe alguma curiosidade em saber o destino daquela que foi a sua casa durante alguns meses ou anos, pelo que vamos acompanhando à distância o desenvolvimento da situação.

Actualização em 21 de Agosto de 2011:

Segundo notícia de O Mirante, de 04/08/201, ainda não apareceram compradores para as instalações, apesar do preço ter baixado substancialmente e o espaço está a degradar-se e a ser alvo de vandalismo e pilhagens durante a noite.

Depois de ler a notícia, parece-me evidente o interesse da Câmara Municipal de Vila Franca pela posse dos terrenos, mas a autarquia continua a deixar passar o tempo, porque sabe que os mesmos lhe irão parar às mãos, mais tarde ou mais cedo.

Mais um exemplo de demora na tomada de decisões importantes, a que os nossos governantes já nos habituaram.

TALVEZ GOSTE TAMBÉM DE...

Comentários

  1. Não vivo no Concelho de Vila Franca de Xira,mas concordo que seja edificado no local um projecto de cultura,lazer e desportivo.
    Mas que no minimo se guarde um metro quadrado desse terreno, para a colocação de uma lápide para dar a conhecer ás gerações vindouras ,que naquele local além da recruta militar se formaram escolarmente milhares de marujos.
    A.Moleiro

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente com o camarada António Moleiro. Acho que o projecto da Câmara de Vila Franca faz todo o sentido, uma vez que seria uma mais-valia para as populações da zona. E também concordo que ficaria lá muito bem um pequeno monumento que perpetuasse a recordação dos muitos milhares de jovens que ali obtiveram importantes aprendizagens de cidadania.

    ResponderExcluir

Postar um comentário