PROGRAMA NOVAS OPORTUNIDADES EM RISCO

Passos pedirá auditoria a «escândalo» das Novas Oportunidades

O programa Novas Oportunidades mereceu as críticas do líder do PSD, que considera que nos moldes actuais é um «escândalo», garantindo que vai reformulá-lo para que sirva os objectivos a que se propõe.

«Vamos pedir uma auditoria externa ao programa Novas Oportunidades e deveremos reformulá-lo de modo a que ele possa servir realmente aqueles que precisam de uma segunda oportunidade», avançou Passos Coelho.

O líder «laranja» disse não discordar da ideia de dar «uma segunda ou terceira oportunidade», mas salientou que o programa tem sido desenvolvido como «um escândalo» e que não é sustentável «uma mega encenação paga a peso de ouro».

«Foi uma mega produção que mais não fez do que estar a atribuir um crédito e uma credenciação à ignorância e isso não serve a ninguém», disse.

Esta maneira de falar do líder do PSD é bem demonstrativa da sua inexperiência e falta de visão sobre as realidades do país. Ele certamente não sabe que nem todos os portugueses eram filhos de um médico e que muitos não tiveram uma primeira oportunidade, tal como ele a teve. Muitos desses portugueses a quem ele chama de ignorantes não tiveram oportunidade de frequentar a Escola ou, quando muito, o fizeram apenas até à 4ª classe, porque foram obrigados a recorrer precocemente ao mercado de trabalho para sobreviver.

Então agora, armado em salvador da Pátria, parece ter descoberto de novo a pólvora, apresentando remédio para tudo, mas a pólvora já foi descoberta há muito tempo e as suas considerações sobre atribuição de credenciações à “ignorância” são, antes de mais, demonstrativas da sua própria ignorância. É que muitos desses “ignorantes” têm histórias de vida fantásticas, atingiram em meio de trabalho conhecimentos que ele nunca irá ter, porque na política pode ganhar muito dinheiro e aprender a fazer intriga e má-língua mas nunca vai aprender a ser um mestre de obras, um polícia, um bombeiro, um carpinteiro ou um bom profissional de qualquer arte, como muitos a quem foram reconhecidos, validados e certificados conhecimentos, adquiridos ao longo de muitos anos na Escola da Vida, porque não tiveram oportunidade de frequentar outra.

O Sr. Passos Coelho deveria primeiro informar-se sobre a realidade das coisas e não ofender pessoas que têm idade para ser seu pai, como têm muitos desses “ignorantes” de que fala. Essas palavras ofensivas estendem-se, por arrasto, aos profissionais envolvidos no Programa, pondo também em causa a sua dignidade, o que é deveras lamentável.

2 comentários:

  1. Ao ler isto, fiquei na dúvida!!!
    Será que o meu Diploma do 12 Ano vai ser anulado ? lool.
    Ainda não mo deram, e já vai fazer 2 meses.
    É melhor ir ao centro pedir para evitar a anulação ou a reformulação (-_-).
    Caso for anulado, vou só ficar com a frequência do 11 ano :(-

    Cumps
    Jorge Palma

    ResponderEliminar
  2. Pois é amigo.
    Um é engenheiro relativo, este não sei o que é, mas também deve ser relativo. Se calhar também tirou a licenciatura como o outro, não nas novas oportunidades mas nas "velhas".
    Um abraço
    Victor Gil

    ResponderEliminar