DOIS ANOS DE BLOGUE


O primeiro post do "Meio Século"

Há dois anos atrás a minha filha que nessa altura tinha 15 anos, estava sentada frente ao monitor do computador. Eu vinha a chegar a casa e ouvi-a chamar por mim:

- Pai! - Anda ver… - estão 30 pessoas online no meu blogue!
- O que é um blogue? - perguntei.
- Então não sabes!? - É um site ou uma página na Internet onde podemos escrever aquilo que queremos.

Curioso, aproximei-me do monitor.

- Então... -  o que é que escreves no blogue?
- Olha…- o meu blogue é sobre os “Morangos com Açúcar”. Falo sobre os meus actores preferidos e também coloco fotografias deles.

Espreitei para o monitor. Estava cheio de luzinhas, coraçõezinhos e muita música.

- Então… -  estão trinta pessoas a ver o teu blogue neste momento!?...
- É verdade, e já tive mais de 100 mil visitas e muitos comentários. -  Vê aqui no contador.

Olhei para o contador. De fato apresentava seis dígitos. Então naquele momento tive uma ideia: e se eu criasse um blogue e escrevesse sobre as minhas experiências e os meus projectos, sobre as minhas engenhocas? Decerto que iria ter muitas visitas!

- Olha filha, se calhar vou também fazer um blogue.
- Faz, faz…-  queres que te ajude?
- Não, deixa lá. Eu desenrasco-me sozinho.

Eu naquela altura andava bastante empolgado com a concretização recente do meu Portefólio Reflexivo de Aprendizagem e apetecia-me escrever e partilhar alguns dos meus poucos conhecimentos com outras pessoas. Não tinha a mínima experiência em blogues e foi essa inexperiência que me fez acreditar que os meus escritos poderiam interessar e ser lidos facilmente por muitas pessoas.

Dei ao blogue o mesmo título de um livro que escrevera recentemente para oferecer aos meus familiares mais chegados, onde relatava alguns fatos que considerava importantes da minha história de vida e fiz as primeiras três ou quatro postagens.

Coloquei um contador de páginas e outro de visitantes online no blogue e fiquei a aguardar pelas muitas visitas que, certamente, não demorariam.

Nos primeiros dias o contador de visitantes online estava sempre a marcar 1. – Provavelmente as pessoas ainda não tomaram conhecimento do blogue - pensei. Há que esperar…

Até que um dia o contador estava a registar dois visitantes online. – Óptimo – disse para comigo - isto está a começar… De repente, fui interrompido pela minha filha que, de portátil nas mãos, dizia:

- Estou no teu blogue, pai…

De qualquer modo, o contador de páginas ia registando umas cinco ou seis visitas diárias e eu pensava que sempre havia alguém a ler os meus artigos. Então um dia reparei que, conforme ia navegando entre as poucas páginas do blogue, o contador ia subindo mais um número e registando, portanto, as minhas próprias visitas! Então cheguei à conclusão que os únicos visitantes do blogue eram eu e a minha filha.

Senti o desânimo apoderar-se de mim, mas o gosto pela escrita não me deixou desistir e fui continuando.

As coisas, entretanto, melhoraram, mas cheguei à conclusão que as imensas visitas com que sonhara nunca passarão de uma utopia. Hoje passados dois anos ainda não cheguei à meta das 100.000 páginas vistas, embora o número de visitantes não seja o mais importante. No entanto, às vezes, dou comigo a pensar se o blogue tem relevância suficiente para que valha a pena continuar. Não sei, mas na dúvida vou continuando…

De qualquer maneira tenho aprendido imenso com o blogue e recebido comentários de amigos, pessoalmente e também através do blogue que são um incentivo para continuar.

Por fim quero deixar uma palavra de apreço para os “Seguidores” do Meio Século. Não são muitos, gostaria que fossem muitos mais, mas a verdade é que são poucos mas bons. No painel estão verdadeiros amigos que muito têm ajudado e contribuído para o engrandecimento do blogue. A todos o meu obrigado!  

10 comentários:

  1. ahahaha... José Alexandre, ri muito com essa do marcador em 2 visitantes e sua filha dizendo que estava no seu Blog!
    Meu amigo, aqui comemoro o aniversário do seu espaço que, em minha opinião é sim 'uma experiência ' de vida, posto que relata aqui suas aventuras e suas engenhocas, além da grande habilidade que mostra em suas pesquisas, sempre tão completas!
    Mais ainda, comemoro com alegria a oportunidade que foi me dada através do blog de ter sua amizade. Parabéns por esses dois anos !
    Feliz Aniversário bloguinho :D

    bom domingo e excelente semana meu amigo, beijinho.

    * vou procurar o blog da sua filhota, fiquei curiosa .. :D

    ResponderEliminar
  2. Boa noite Amigo José Alexandre
    Começo por lhe dar os parabéns pelo aniversário do seu Blogue, que em boa hora a sua filha teve a feliz ideia de o incentivar á sua criação.
    E digo isto, porque na parte que me toca, sem a existencia deste fantástico blogue eu nunca teria entrado em contacto com amigos que já não via há 40 anos.
    Foi graças ao artigo Grupo Nº1 de Escolas que casualmente (embora saibamos que nada acontece por acaso)fiquei fã do Meio Século de Aprendizagem e seu seguidor atento.
    Blogue recheado de assuntos muito interessantes e esclarecedores que fácilmente prendem a atenção de quem aqui aporta.
    Graças á sabedoria e experiencia de vida do seu criador, aqui alguns vem beber conhecimento útil para diversos propósitos, malgrado a ausencia de reconhecimento por parte de quem o usufrui.
    Considero este blogue algo que presta um bom serviço de esclarecimento cultural, pelo que entendo que o mesmo deverá continuar apesar do esforço que um blogue desta natureza exige ao seu criador.
    O incentivo por parte dos que o seguem seria muito importante para a continuação do seu êxito.
    Ao Amigo José Alexandre apenas lhe digo que não desanime com a ingratidão dos homens. Pois como diria um dia conhecido Filósofo: - Para fazer o bem não necessitamos que o homem veja, basta que Deus o saiba.
    Continue como até aqui.
    Parabéns e um abraço
    Camilo

    ResponderEliminar
  3. Amigo José Alexandre
    Na passagem do 2.º aniversário da criação do blogue,depois de ler e concordar com o comentário do amigo Camilo,pouco mais posso acrescentar.
    Acrescento apenas, que perante este rio de sabedoria de vida e de trabalho, como está provado,que então o deixemos tranbordar pelas suas margens.
    Abraço
    Moleiro

    ResponderEliminar
  4. Tal como eu dizia no texto do artigo, tenho recebido comentários de amigos que são um incentivo para continuar com o blogue. Pois aqui estão mais três de outros tantos excelentes amigos!
    À Cintia digo que compartilho da sua alegria pela possibilidade que os nossos blogues nos deram de nos conhecer-mos. É um privilégio poder usufruir da sua amizade.
    Quanto aos meus amigos e camaradas marinheiros Camilo e Moleiro, acho que estão a ser demasiado amáveis comigo. Tenho pena de agora escrever menos sobre a Marinha, mas a verdade é que a minha passagem por essa grande Escola, foi demasiado breve e já contei quase tudo o que de relevante havia para contar. Mas espero voltar a esse tema brevemente, pois essa passagem da minha vida deixou uma marca de saudade.
    Um grande abraço para estes três amigos!
    José Alexandre

    ResponderEliminar
  5. Os meus parabéns (-_-).
    Estou convicto que vai ultrapassar os tais 100.000 views brevemente.

    Abraços

    Jorge Palma

    ResponderEliminar
  6. Obrigado, amigo Jorge Palma. As 100.000 views estão praticamente atingidas e, atendendo ao meu amadorismo, acho que não está mal de todo, mas quem faz isto apenas pelo gosto de comunicar e partilhar conhecimentos quer sempre mais, pois a única recompensa é a das visitas recebidas.
    Um abraço.
    José Alexandre

    ResponderEliminar
  7. Caro amigo José Alexandre:

    Parabéns pelo seu blogue, não só pelo interesse próprio dos assuntos que aborda, mas também pela forma directa, simples e amável como o escreve. Subscrevo o que foi dito nos comentários anteriores.

    É um prazer visitar cada post seu.

    Permita que lhe envie um Abraço.

    Luís Alexandre

    ResponderEliminar
  8. O meu obrigado também ao amigo Luís Alexandre, pelo interesse e pela amabilidade do comentário. Já verifiquei que é autor de alguns blogues onde, logo que possa, marcarei presença e darei opinião.
    Um abraço também para si.
    José Alexandre

    ResponderEliminar
  9. Com alguns dias de atraso, Joalex, não quero deixar de informar que vim visitá-lo e expressar que é sempre um prazer ler o que escreve.
    Parabéns ao bloguinho e votos de boas escritas, para nosso entretém.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  10. Ora aqui está mais um amigo, neste caso uma amiga e seguidora do Meio Século, que muito prezo, a elogiar o blog, o que me incentiva ainda mais a continuar.
    Obrigado também à Guidinha Pinto!
    Um abraço.
    José Alexandre

    ResponderEliminar