MOINHOS DE VENTO DECORATIVOS

Já falei neste blogue do moinho de vento dos Moinhos, mas o facto de, recentemente, lhe terem aplicado umas velas novas é motivo para o trazer aqui de novo, pois quando escrevi o outro artigo não as tinha e é evidente que assim, com o pano desfraldado e rodando ao vento, fica muito melhor.

O moinho de vento dos Moinhos/Miranda do Corvo.
Este moinho foi construído há alguns anos atrás pela Junta de Freguesia de Miranda do Corvo, certamente com a intenção de embelezar o local e também como forma de ilustrar o nome da povoação.

Encontram-se, um pouco por toda a parte, muitos moinhos de vento com a função de embelezamento em locais públicos ou em residências particulares e, de facto, os moinhos de vento são muito agradáveis visualmente e podem ajudar a manter viva a memória dos tempos em que, no cimo dos montes, muitos moinhos de vento transformavam os cereais em farinha e alegravam a paisagem com as suas velas brancas a girar ao vento.

Muitos desses moinhos ainda hoje existem e embora grande parte deles se encontre em ruínas, há alguns que foram recuperados para servirem apenas como atração turística. Mesmo assim ainda existem alguns a funcionar e aqui no blogue, em “Velas ao Vento”, pode ver um em pleno funcionamento na serra de Gavinhos.

Gavinhos/Penacova é terra de moinhos de vento e dá as boas-vindas aos
visitantes apresentando um pequeno moinho numa rotunda, à entrada da localidade.
Em Gavinhos existiram catorze moinhos e há agora tem mais um que se situa numa rotunda à entrada da localidade, com a função de embelezamento, mas certamente também para homenagear os moleiros que num passado ainda não muito distante enchiam de vida e cor o monte de Gavinhos e os montes de muitas aldeias.

Atualização em 22/06/2015

Em Santiago da Guarda, concelho de Ansião, os moinhos de vento foram de grande importância na economia local e, naquela região, ainda persistem muitas dessas antigas tecnologias, agora vocacionadas para o turismo. Em Outeiro e Melriça, dois locais onde existem vários moinhos, alguns deles  foram restaurados e agora também se encontra um no centro da vila, este uma réplica em tamanho mais reduzido, dos antigos moinhos rotativos da região.


Réplica de um moinho de vento em Santiago da Guarda.


Artigos relacionados:



Sem comentários:

Enviar um comentário