Painel publicitário em plena serra da Lousã, nos anos 60. |
Nos
anos cinquenta, quando as tecnologias de comunicação, comparativamente aos dias
de hoje, ainda eram bastante rudimentares (as emissões regulares de televisão
apenas chegariam em 1957) os meios existentes para publicitar um qualquer
produto eram também menos eficazes em termos de abrangência de público-alvo. Os
painéis publicitários ao ar livre, hoje designados por outdoors, eram nessa
altura um recurso muito utilizado e também eficaz, embora esse método tivesse o
inconveniente de ser necessário espalhar os painéis publicitários pelo maior
número de locais possível para que fossem vistos por potenciais interessados
nos artigos publicitados.
Esse
tipo de publicidade ainda hoje é utilizado, e muito, o que parece significar
que, apesar de todos os meios técnicos existentes, eles ainda continuam a ser
eficientes, sobretudo se o produto que oferecem se destina a clientes
confinados a uma determinada área geográfica.
A
primeira marca a ser publicitada em grande escala em Portugal, poderá ter sido
o Licor Beirão que, em meados do século passado, colocava por todo o país os
seus painéis publicitários. A marca escolhia locais estratégicos e ficou conhecida
por montar os seus outdoors em estrada com curvas perigosas, o que veio a
originar uma centena de processos em tribunal, uma vez que uma Lei publicada em
Setembro de 1959 veio a proibir a colocação de painéis publicitários gigantes
ao longo das estradas, mas a empresa recusava-se a retirá-los. Esses processos
foram quase todos ganhos pelos licoristas, pois não ficou provado que os
painéis constituíssem um perigo para os automobilistas ou que tivessem
provocado qualquer acidente e, antes pelo contrário, os painéis diminuíam esse
risco devido aos condutores reduzirem a velocidade quando os avistavam.
Recordo-me
de nos anos 60 avistar um desses painéis na Estrada Nacional 236, entre a Lousã
e Castanheira de Pêra, próximo da aldeia serrana do Candal, num local de grande
beleza paisagística, mas muito acidentado, onde a estrada serpenteia rodeando um
precipício onde, num pequeno monte, fora instalado o painel publicitário.
O painel já desapareceu há muito tempo, mas ainda são visíveis os ferros que o sustentavam. |
Ainda
lá se encontram os ferros que sustentavam o painel que era, presumivelmente, de
madeira. No local onde estava era muito apelativo, sendo impossível não reparar
nele e, mesmo não sendo aquela uma estrada muito movimentada, atingia
certamente com eficácia o objectivo de divulgação do produto. O local onde fora
montado é praticamente inacessível e não deve ter sido fácil transportar para
lá os materiais para a sua instalação, mas a publicidade quando é feita com
originalidade tem muita força e deve ter valido a pena o esforço.
Mas
o Licor Beirão, no que respeita a publicidade, e não só, tem uma longa história
e o seu sucesso deve-se também, em parte, certamente à forma original com que
tem divulgado o seu produto, seja através da beleza gráfica dos outdoors, de
pequenos filmes televisivos, ou mesmo de frases alusivas ao produto.
Na
década de 60 foi lançado um slogan bastante arrojado e que dadas as suas
conotações políticas, poderia ter provocado alguma polémica, pois através de
polissemia, (palavra com vários sentidos) aludia a Salazar e às suas raízes
beirãs, pois este nascera em Santa Comba Dão, em plena Beira Alta. "Licor
Beirão - O Beirão de que todos gostam", era o slogan, o qual, segundo
relatos da época, terá agradado ao ditador, o que não era para admirar, uma vez
que tinha um sentido elogioso para o mesmo.
Outros
slogans foram lançados como: “Que licor, senhor doutor”; Que licor, senhor
prior”; “É de todos o primeiro, senhor engenheiro”; “É de bom gosto servi-lo, é
de bom gosto bebê-lo”, tendo este último causado algum escândalo pois a ele
estava associada a imagem de uma majorette americana muito pouco vestida
para as tradições da época. Estes slogans fizeram história na publicidade em
Portugal e contribuíram para que o Licor Beirão se afirmasse, sem sombra de
dúvidas, como o Licor de Portugal.
O
saudoso cantor Tony de Matos, participou no primeiro anuncio do Licor Beirão em
televisão, mas de então para cá muita figuras públicas têm dado a cara pelo
produto, entre as quais o antigo futebolista Paulo Futre e os políticos Angela
Merkel e Nicholas Sarkozy, estes últimos na campanha de Natal de 2011 do Licor
Beirão, concebida pela agência de publicidade Usina, mostrando bonecos
desenhados da chanceler alemã e do presidente francês com uma garrafa de Licor
Beirão na mão e um cartão de boas festas.
Curiosamente, no local onde é produzido o licor não se vê, exteriormente, qualquer publicidade. |
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