MOLDE AJUSTÁVEL PARA ASSENTAMENTO DE TIJOLOS

O molde para assentamento de tijolos de que vou falar neste post foi inspirado nos muitos objetos destes que se encontram em vídeos no Youtube, feitos das mais diversas maneiras, uns mais sofisticados do que outros, porém todos eles com o mesmo objetivo de auxiliar no assentamento de tijolos. 

Assentando tijolos com molde regulável

Como tive necessidade de construir uma parede, resolvi fazer um molde para mim, mas não queria nada que demorasse muito a fazer ou que envolvesse gastos de dinheiro. A maior parte destes moldes, (ou gabaritos como lhes chamam no Brasil) que encontrei, são feitos com madeira e são fixos, isto é: são confecionados para uma determinada medida de tijolos e não dão para fazer o ajuste para outras medidas. Pensei então que se viesse a ter necessidade de trabalhar com outra medida de tijolos, que não aquela do momento, teria que fazer outro molde e essa perspectiva não me agradava, tendo resolvido criar um molde original não só nos materiais utilizados, mas sobretudo no método inovador para fazer o ajuste do molde, que posso considerar, essa sim, uma invenção minha.


Como já disse queria algo rápido e com poucos custos e, para dizer a verdade, não gastei mesmo nada a não ser meia hora de trabalho, que foi mais ou menos o tempo que consumi para construir o molde, isto após ter reunido os materiais que encontrei cá por casa.

Materiais utilizados:

Peças usadas na construção do molde


Duas barras de ferro com cerca de um metro de comprimento por 15 mm de largura. A espessura pode ir até 5 mm, sendo essa espessura que vai determinar o desvio da junta em relação à borda do tijolo. No caso de se pretender uma junta mais afastada da borda basta colocar um enchimento entre a barra de ferro e os pedaços de madeira. Nas pontas desses ferros fazem-se dois furos para os parafusos que vão fixar o ferro à madeira.

Dois pedaços de madeira iguais ou semelhantes aos da foto, que têm cerca de 10x5x1 cm. Atenção que caso se pretenda assentar tijolos muito baixos, tipo tijolos maciços, os pedaços de madeira têm que ser mais curtos para não interferirem com o fio de alinhamento. 

Um varão roscado de 6, ou 8 mm, do qual se vão cortar dois pedaços, cuja medida será de acordo com a largura dos tijolos com que se quer trabalhar. Eu deixei com cerca de 20 cm, o que significa que apenas dá para assentar tijolos com base de pouco mais de 15 cm de largura, mas caso queira, mais tarde poderei colocar parafusos mais compridos.

Oito parafusos para madeira.
Quatro porcas de 6 ou 8  mm, conforme o diâmetro do varão roscado que escolher.
Quatro porcas de borboleta também de 6 ou 8 mm.
Oito anilhas de metal.

Importante: Este molde pode ser ainda mais fácil de fazer se, em vez de se utilizarem os pedaços de madeira, se colocarem em seu lugar quatro barrinhas de ferro que podem ser soldadas pela parte de fora às barras laterais. Eu apenas optei por madeira porque não tinha no momento um aparelho de soldar disponível e precisava do molde com urgência.

Fazendo a montagem do molde para assentamento de tijolos

Fazendo a montagem do molde para assentamento de tijolos

Fazendo a montagem do molde para assentamento de tijolos

Assista o vídeo
Bem… isto de utilizar um molde para assentar tijolos pode parecer coisa de aprendiz e pode também levar a pensar que se demora mais tempo a levantar uma parede. Puro engano; quanto a mim que, apesar de este não ser o meu trabalho habitual há muitos anos, já assentei muitos milhares de tijolos, não só se demora menos tempo a fazer o assentamento como as paredes ficam muito mais perfeitas, com as juntas todas direitas e até com economia de argamassa. O molde ou gabarito corre na parede e a massa espalha-se de forma uniforme, evitando-se, como já vi fazer, estar-se a fazer uma pirâmide de massa e depois colocar em cima dessa pirâmide os tijolos e, em seguida, bater-se-lhes desalmadamente com a colher para os acertar, procedimento que tem ainda o inconveniente do excesso de massa começar a cair para o chão, ficando ainda uma rebarba pendurada que vai ter de se retirar.

Com o molde, basta colocar os tijolos em cima da massa e, para acamarem, dar apenas umas ligeiras pancadas nos tijolos, pois como a camada de massa está certa a base das peças assenta uniformemente na tira de argamassa.

Claro que para se fazer uma parede direita é necessário aprumar as cabeças devidamente e colocar a linha, mas depois de utilizar o molde fiquei com a sensação de que este utensílio tão simples ajuda muito a fazer o trabalho corretamente e, caso se pretenda construir uma parede que seja para ficar com os tijolos à vista, ainda se torna mais essencial.

Nota:
Este molde é perfeito para o assentamento de tijolos de medida uniforme. No caso de existirem diferenças na largura dos tijolos ou blocos, o molde poderá ser feito com duas barras mais grossas ou então aplicar um pedacinho de madeira entre as barrinhas de ferro e as peças de madeira, de modo a poderem trabalhar com um pouco mais de folga entre essas peças de madeira e os tijolos. No entanto, como disse, o molde assim como está funciona muito bem quando as paredes são bem feitas e os tijolos de medida certa.

Artigos relacionados


CONSTRUIR A PRÓPRIA CASA – O LEVANTAMENTO DE PAREDES
O sector da construção civil foi um dos maiores motores do desenvolvimento do país no período pós 25 de Abril. Talvez se tenha investido em demasia nessa área sem ter a conta a verdadeira dimensão nacional e hoje estamos a pagar por isso uma pesada factura...
Ler mais


Este é o quarto artigo que escrevo sobre “construir a própria casa”. Como também já referi nos artigos anteriores, estes escritos não são para ensinar ninguém a fazer uma casa, mas apenas para ajudar ou, porque não, até para incentivar aqueles leitores que, tal como eu, fazem do dia-a-dia uma luta diária pela sobrevivência e, por isso, todos os cêntimos contam... 


Rebocar paredes e tectos manualmente é um trabalho que exige alguma perícia, não só para que possa atingir o grau de perfeição adequado ao fim a que se destina, mas também para que se obtenha rendimento na sua execução.
Os meus primeiros trabalhos de reboco foram executados aquando da construção da minha casa e, nessa altura, quando comecei, era mais a massa que caía para o chão do que a que ficava colada às paredes...