Teste de tesourão e poda de ameixeiras no verão


Já publiquei neste blog alguns artigos sobre poda de árvores. É um assunto que tem demonstrado ser bastante interessante, pelo que decidi voltar ao assunto falando pela segunda vez da poda das minhas ameixeiras. No artigo anterior tinha abordado o tema falando sobre alguma polémica que existe sobre a época ideal para fazer a poda dessas árvores. Eu faço a poda no verão e justifiquei isso com o que aprendi em alguns livros, especialmente no livro de John Seymour “Guia Prático Ilustrado da Auto-Suficiência”.
A verdade é que já realizo esse trabalho no verão desde 2014 e sempre obtive boas colheitas de ameixas, sem qualquer tipo de doenças nas árvores ou nos frutos. Se a primeira poda que fiz nestas árvores no verão de 2014 foi de algum modo casual, porque foi forçada pela construção da minha cabana de troncos que ficou situada no meio das duas árvores, as podas seguinte fora feitas com a certeza da obtenção de bons resultados, certeza que se tem confirmado ano após ano.

Esta foto é dos frutos deste ano de uma das ameixeiras,
 numa altura em que
estavam ainda em maturação.
Acabei de fazer mais uma poda nas minhas ameixeiras, a quinta que é feita no verão e desta vez fiz um vídeo em que tento explicar como procedo para podar essas árvores. A poda desta vez serviu também para testar uma nova tesoura que comprei, ou melhor um tesourão, pois ela permite podar os ramos mais altos a partir do chão. Nesse vídeo para além de mostrar o funcionamento da tesoura dou também a minha opinião sobre ela, com a intenção de ajudar quem estiver a pensar em adquirir uma igual.

Com o que acabei de escrever e com o que digo no vídeo não pretendo afirmar que esta seja a melhor altura para podar ameixeiras ou que seja um mestre na matéria. Eu tento explicar apenas aquilo que tenho aprendido ao longo dos anos, não tendo qualquer interesse em influenciar ninguém pelas minhas decisões, cada um é livre de pensar pela sua própria cabeça.