Energia solar/eólica. Qual a melhor para poupar?


Qual será a melhor opção para criarmos a nossa própria energia? Painéis solares, ou gerador eólico?

Peço que leiam o artigo até ao fim porque no final apresento uma simulação da poupança que teria se usasse painéis solares  e os resultados mostram que para um pequeno consumo doméstico a instalação de painéis fotovoltaicos pode não compensar.

Numa primeira impressão quem não estiver dentro da problemática da produção caseira de energia, poderá pensar que um gerador eólico será melhor, logo porque pode funcionar de dia e de noite, com sol ou sem sol, ao contrário dos painéis solares que precisam da luz solar para produzir energia.

No entanto, isso pode não ser bem assim, ou melhor, pode não ser nada assim, a menos que no local da instalação do gerador os ventos soprem constantemente e com alguma velocidade. No entanto, todos sabemos que o vento em certos locais não é nada constante e que existem períodos em que há longas calmarias, sem vento nenhum.

Eu, tenho andado a fazer um estudo dos ventos e do clima na zona onde vivo e cheguei às seguintes conclusões:

Meses de abril a setembro: o vento sopra quase sempre da direção noroeste e raramente ultrapassa os 15 km/hora, sendo que essa velocidade do vento só ocorre durante a tarde e apenas num período de cerca de 3 a 5 horas. Quando a noite começa a cair o vento para completamente, só regressando no dia seguinte por volta das 10 horas. Claro que isto não se aplica à totalidade dos dias deste período, mas à sua maior parte.

Meses de outubro a março: Neste período do ano os ventos são mais instáveis e tanto podem ocorrer longos períodos de calmaria, em que o vento sopra muito fraco, ou mesmo não existe vento, como períodos de vários dias com ventos tempestuosos, moderados e fortes, com rajadas que podem chegar ou mesmo ultrapassar os 80 km/hora.


Quanto ao sol, esse elemento da natureza está na sua maior força exatamente no período já referido, que vai de abril a setembro, quando os dias são maiores. Também existem dias nublados neste período, especialmente nos meses de abril e maio, mas nos restantes meses do período, ou seja, nos meses de junho, julho, agosto e setembro, os dias são quase todos de céu limpo e sol forte.

Nos meses de outubro a março, os dias vão alternado entre céu encoberto, chuva, céu limpo, manhãs de nevoeiro, sol à tarde, etc. Como os dias são mais pequenos e as temperaturas são mais baixas, naturalmente que a energia produzida pelos painéis solares será muitíssimo mais baixa do que no outro período.


Estas conclusões não me deixam completamente à vontade para decidir entre a energia solar ou eólica, mas eu também tenho observado o mundo ao meu redor e tenho verificado que existem habitações que estão a abandonar os geradores eólicos e a instalar painéis solares. Aliás, os pequenos geradores eólicos nunca foram muito vistos na minha região e agora, de há um tempo para cá, desde que a energia solar começou a ser mais aproveitada tenho reparado que existem painéis solares um pouco por toda a parte. Isto pode muito bem querer dizer alguma coisa…


E ainda há outro mito a envolver estas fontes de energias renováveis, seja solar ou eólica: a questão do carregamento de baterias para armazenar a energia produzida.

Temos de ser claros: é muito difícil, para não dizer impossível, conseguir carregar baterias com um pequeno aerogerador. Só se poderá tirar algum rendimento de um instrumento desses se a energia produzida for gasta diretamente, sendo injetada na rede, tal como acontece com os painéis solares. O que acontece com os grandes aerogeradores é também isso: a energia que estão a produzir é injetada nas linhas de consumo e, quando as linhas estão sobrecarregadas, não sendo possível meter lá mais energia, o gerador simplesmente desliga, só voltando a ligar quando existir espaço para mais energia.

Claro que não é impossível armazenar a energia em baterias, mas, na maioria dos casos, o alto custo que isso implica não justifica essa opção.


A minha fornecedora de eletricidade também fornece painéis fotovoltaicos para quem os queira instalar nas suas habitações e, quando os fui consultar sobre a possível aquisição de alguns painéis para a minha residência, foi isso mesmo que me disseram: se queria que o investimento tivesse retorno, tinha que fazer a ligação dos painéis solares à rede de eletricidade da casa, sendo que, teria que transferir, na medida do possível, o consumo de energia da casa para o período diurno, de modo a amortizar o investimento o mais rapidamente possível. Como, geralmente, o maior consumo de energia ocorre à noite, perguntei como é que podia fazer essa magia de transferir o consumo para durante o dia, se não estivesse ninguém em casa. Então ele falou-me de que poderia instalar um aparelho nas máquinas de lavar roupa e louça, que seria comandado por uma aplicação no telemóvel, podendo desse modo escolher a hora de maior força do sol para ligar essas máquinas. Se durante o dia não estivesse ninguém em casa a consumir energia, os painéis solares apenas iriam cobrir os gastos de energia de alguns aparelhos que estivessem em standby, um frigorífico ou um despertador eletrónico, tudo coisas de pouco consumo e o resto da energia produzida seria, simplesmente, doada à Companhia de Eletricidade.

Achei isto tudo um pouco absurdo, sabia lá se esse tal comando pelo celular à distância iria funcionar. E então? Iria produzir energia para a Companhia gratuitamente?!…

Foi então que falei no armazenamento em baterias e o funcionário da Companhia disse:

- Ó homem nem pense nisso. Você iria gastar uma pipa de massa e o retorno do investimento talvez nunca chegasse. As baterias são muito caras e duram poucos anos.

Algum tempo depois desta conversa decidi fazer uma simulação de poupança com painéis solares e o resultado foi bastante surpreendente. Ora vejam…

Entrei no site do meu fornecedor de energia e fiz uma simulação para ver quanto é que posso poupar se instalar painéis solares na minha residência.




Portanto… onde eles pedem: valor médio da fatura mensal, sem taxas e impostos. Coloquei 50 euros que é o que eu consumo de energia, mais ou menos, durante um mês.

A opção horária: simples.

Indique a potência contratada: a potência contratada é 3.45 kva, que é o mínimo.

Costuma ter pessoas em casa durante o dia? Sim. Em que período do dia: todo o dia.

Seguinte:

Ora, cá está a resposta à minha simulação, que diz: não identificámos um potencial de poupança que justifique a instalação de um sistema de energia solar em sua casa. Para realizarmos uma análise detalhada ao seu consumo que nos permitirá determinar com maior rigor a solução ideal para si, deixe aqui o seu contacto.

Eu não deixei contacto nenhum, não estou interessado num investimento que poderia, no meu caso, nunca trazer retorno algum.

Artigos relacionados:

SISTEMA SOLAR TÉRMICO COM TUBOS MULTICAMADA
Este sistema solar caseiro é, talvez, único no mundo devido ao modo como foi confecionado. Pode parecer rudimentar, mas o certo é que está a funcionar há vários anos, aquecendo água não só para banhos, mas também para lavar roupa ou louça, entre outros usos. No entanto este sistema não foi sempre como agora, pois tal como outros projetos foi sendo melhorado ao longo do tempo. O único inconveniente é a necessidade de alguma vigilância e manutenção, principalmente no inverno devido ao congelamento da água nos coletores...   Quero ler o artigo

GERADOR EÓLICO COM ALTERNADOR DE AUTOMÓVEL
Este projeto já é bastante antigo, mas é um engenho que, infelizmente não obteve sucesso, devido não só à pequena dimensão da turbina, mas também ao gerador utilizado, um alternador de automóvel, que é um componente que funciona muito bem no automóvel, mas que não serve para um pequeno gerador eólico. A ausência de ventos por longos períodos no local também não ajuda, mas, curiosamente, esta é uma das páginas mais visitadas do blog, talvez devido à boa e robusta construção da máquina ou, quem sabe… à sinceridade com que o post foi escrito...   Quero ler o artigo

Sem comentários:

Enviar um comentário