ENERGIA EÓLICA - MOINHOS DE VENTO

Os modernos "moinhos de vento"
Desde tempos muito remotos que o homem aproveita a força do vento para diversos fins. A energia eólica tem sido utilizada para mover navios, bombear água, ou moer cereais. Actualmente, em Portugal, ela é sobretudo utilizada para a produção de energia eléctrica, pelo que estão a surgir grandes quantidades de aerogeradores, principalmente em zonas serranas, devido à altitude e consequente frequência e intensidade de vento. Por esse motivo, na zona onde vivo, existem muitos parques eólicos e mais poderão surgir devido à aposta que está a ser feita nesta forma de produção de energia.

Moinho para bombagem de água do tipo "americano". O elevado número de pás permite o seu funcionamento com ventos de fraca intensidade.
Mas nesta zona não existem só estes modernos moinhos eólicos. Encontram-se também moinhos de bombagem de água, do tipo “americano” e, principalmente, estruturas para moagem de cereais. Estes moinhos geralmente foram instalados em zonas altas, em sítios de muita beleza paisagística e nalguns casos têm agora a companhia das grandes e modernas torres eólicas.

Moinho de vento giratório em Monte de Vez, concelho de Penela. Neste local, de grande beleza, foi também instalado um parque eólico com oito geradores.
Moinho no Outeiro - Santiago da Guarda, concelho de Ansião.
Quinta da Paiva - Miranda do Corvo. Este moinho foi restaurado e colocado neste local pela Fundação ADFP, para integrar o complexo turístico da Quinta.
Os moinhos para moagem de cereais existentes na minha zona são, na sua maioria, construídos em madeira; penso que a sua estrutura será de carvalho ou castanho, madeira muito resistente e durável, no entanto o revestimento pelo tenho observado é de pinho e muitos deles têm sido restaurados, devido ao seu valor histórico e também como forma de fomentar o turismo.

Estes moinhos têm um sistema curioso de funcionamento, pois todo o corpo da estrutura gira em volta de um eixo cravado no solo, tendo duas rodas de pedra que rodam num círculo também construído em pedra, podendo assim as suas quatro velas triangulares receberem o vento de frente fazendo rodar o seu o eixo horizontal, sendo depois essa rotação transmitida por engrenagens às mós e assim triturar e fazer a transformação dos cereais em farinha. Este modelo de moinho é muito arcaico e terá sido introduzido na Europa no período da Baixa Idade Média.

Artigos relacionados

Este é mais um dos projetos em que o autor do blog arrisca dizer que não existe igual no mundo, ou pelo menos não existia antes da elaboração deste projeto. Também é uma máquina que sofreu algumas modificações depois da conclusão do projeto inicial, mas a verdade é que funciona muito bem, sendo possível regular o grau de trituração e, em pouco tempo e sem grande esforço, triturar um balde de milho ou de outros cereais, como favas...   Quero ler o artigo
Quase todos os engenhos caseiros que construímos foram elaborados um pouco ao sabor do acaso, porque não existia qualquer tipo de projeto ou plano escrito. A construção de uma bomba de corda que, em principio, era para ser mista, ou seja para funcionar à mão ou tocada pelo vento, foi apenas o início de uma grande aventura. Nenhum outro projeto do autor sofreu tantas alterações e deu tanto trabalho como este, para não falar de algumas desilusões. No entanto o projeto acabou por ser concluído, mas as bombas tiveram de ficar a funcionar em separado, tendo sido construídas duas bombas...   Quero ler o artigo  


2 comentários:

  1. Estes moinhos têm estado no esquecimento mas já vão sendo recuperados muitos e ainda bem porque são um bem importante na historia de cada região.
    Aqui não conheço nenhum em funcionamento, já os moinhos americanos de tirar água sim conheço alguns que ainda funcionam.
    Um abraço :O ciloturista
    Carlos Bernardo

    ResponderEliminar
  2. estes moinhos são muito interessantes
    e pode ajudar mto mais no nosso futuro
    como estar ajudando no nosso presente

    ResponderEliminar