Gerador eólico caseiro inédito

Este bonito aerogerador trabalha em cima de uma base giratória de esferas e tem um sistema de escovas para que o fio que transporta a energia para baixo, não se enrole na torre. Quer ver como isto foi feito em pormenor? Leia o artigo até ao fim e assista ao vídeo. Ficará a saber tudo sobre este projeto completamente inédito.


O trabalho começou com a construção do bloco de rolamentos onde irá girar o eixo da turbina. Utilizei um pedaço de tubo metálico no qual fiz dois furos e onde apliquei parafusos de 10 mm que irão servir para aparafusar o bloco de rolamentos à base giratória.


De seguida,  coloquei os rolamentos no tubo que teve que ser um pouco alargado nas pontas. Os rolamentos entraram no tubo à justa ficando impedidos de se deslocarem.

A base giratória era de uma roda de carro de transporte e ela ficou ligada ao bloco de rolamentos e também a um chapa de alumínio proveniente de sucatas, chapa essa que iria servir de suporte ao gerador e também ao orientador de vento.


Graças aos parafusos que ligam a base ao bloco de rolamentos, é possível regular a altura do eixo, de forma a que coincida com a altura do eixo do gerador.


E chegou a altura de fazer a ligação do eixo com os braços das pás da turbina. O eixo e os braços que são de aço vão ficar chumbados com cimento, dentro daquele recipiente amarelo.


E para que nada falhasse, testei o conjunto eixo/recipiente para que ficassem alinhados e bem desempenados.

A seguir coloquei as hastes ou braços da turbina dentro do recipiente e escusado será dizer que depois essas peças metálicas terão de ficar bem alinhadas e à mesma distância umas das outras para que o triângulo seja perfeito e tudo fique bem calibrado.


E chegou a altura de colocar o cimento no recipiente. Essa argamassa bem forte irá ser bem socada de forma a que tudo fique bem "soldado". De resto este é um sistema de "soldagem" que já utilizei em várias turbinas, sempre com ótimos resultados. A única diferença é que agora estou a utilizar um recipiente diferente dos anteriores para formar o cubo central, mas isso foi premeditado para que fique um espaço livre na frente do recipiente que irá levar uma tampa amovível, de forma a poder aí colocar uma pequena bateria que irá fornecer energia para iluminação das pás em dias festivos, como por exemplo na altura do Natal. 



O trabalho seguinte foi tentar fazer a transmissão do eixo da turbina para o gerador, mas comecei mal; comecei enroscando um pedaço de tubo de pvc grosso no eixo e depois enfiando um parafuso fino que atravessava o tubo de pvc e passava por um furo do eixo do gerador, mas a coisa não me agradou, porque havia ali um atrito que provocava um esforço desnecessário no gerador...

Decidi, então, fazer um furo no eixo da turbina e colocar um outro pedaço de tubo mais largo e colocar dois parafusos, um no eixo da turbina e outro no gerador, Os furos são largos e a peça de pvc e os parafusos estão com folga suficiente para que a transmissão seja feita sem que exista ali qualquer pressão sobre os eixos.

Depois de testar o funcionamento da engrenagem aparafusei o gerador à placa...


Fiz uma cobertura para o gerador que, em princípio, seria para aparafusar à placa de suporte, mas acabei por mudar de ideias e fazer uma espécie de capot, para poder aceder ao gerador com mais facilidade.

A seguir fiz mais um trabalho completamente inédito e que é o sistema para que o fio que transporta a corrente para baixo não se enrole na torre, uma vez que a máquina também gira lateralmente para procurar a direção do vento. Comecei por recortar duas tiras metálicas com cerca de meio centímetro de largura.


Depois, fiz um pequeno corte no cimo do tubo de pvc que iria servir de torre e colei as duas tiras metálicas ao tubo, deixando um espaço entre elas de acordo com a peça das escovas que iria usar. As pontas dessas tiras entraram no interior do tubo através do pequeno corte que fizera no cimo.



De seguida, liguei os fios às pontas das tiras. Esses fios irão passar por dentro do tubo e sair para fora junto à base da torre.  


O tubo já está no sítio, o trabalho seguinte é enchê-lo com argamassa, deixando o tubo bem aprumado e depois colocar a base giratória que irá ficar chumbada na argamassa...

Este trabalho é minucioso, pois a base giratória vai ter que ficar perfeitamente nivelada e centrada com o tubo para que depois as escovas funcionem...


E chegou a altura de colocar a engenhoca na torre. A máquina vai ficar aparafusada à base giratória através dos parafusos que antes foram aparafusados ao bloco de rolamentos do eixo.

Estava com uma certa curiosidade para saber se o sistema de escovas funcionava pelo que resolvi fazer um primeiro teste, utilizando uma pilha ligada às escovas e uma lanterna. A coisa parece que estava a querer resultar...

Depois, fiz uma aplicação na base giratória para que as escovas funcionem em redor do tubo, passando por cima das tiras metálicas

A seguir dei umas voltinhas da engenhoca, girando devagar em redor da torre para ver se as escovas passam bem por cima das tiras metálicas...


Depois, voltei  a fazer um teste, desta feita com as escovas já aplicadas e utilizando a energia do gerador...  Ok, funcionou... estava tudo a correr bem...

De seguida coloquei as pás na máquina. Estas pás são aplicadas de modo a poder regular a sua inclinação. Já falei disso em outros arrtigos e vídeos do meu canal, a velocidade da turbina também irá depender da inclinação, maior inclinação, menos velocidade, menos inclinação, mais velocidade.



Depois das pás estarem colocadas testei a sua calibração fazendo rodar um pouco a turbina...

Não estava  vento nenhum, a turbina estava livre, foi desligada do gerador e ela parou não voltando para trás, o que significa que ficou bem calibrada.

Finalmente, a colocação do orientador, a ligação do gerador ao eixo da turbina e a engenhoca ficou pronta a funcionar. 

Talvez goste também de:

GERADOR EÓLICO COM ALTERNADOR DE AUTOMÓVEL

Este projeto já é bastante antigo, mas é um engenho que, infelizmente não obteve sucesso, devido não só à pequena dimensão da turbina, mas também ao gerador utilizado, um alternador de automóvel, que é um componente que funciona muito bem no automóvel, mas que não serve para um pequeno gerador eólico. A ausência de ventos por longos períodos no local também não ajuda, mas, curiosamente, esta é uma das páginas mais visitadas do blog...   Quero ler o artigo

Este foi o último engenho construído pelo autor do blog. Trata-se de um pequeno gerador eólico cujos principais componentes foram extraídos de uma velha máquina de lavar roupa. Não se trata de uma máquina para produzir grande energia, mas ela foi equipada com elementos refletores que transformam a sua aparência visual num espetáculo. Seja de dia, com a luz do sol, ou à noite com a iluminação local ou com a os faróis dos automóveis projetando a sua luz sobre o pequeno gerador, as suas pás brilham e lançam chispas douradas... Quero ler o artigo


CONSTRUIR UMA RODA DE ÁGUA PARA PRODUZIR ENERGIA
As rodas de água ou noras de corrente são sistemas antigos, utilizados para elevar a água de rios ou canais de rega. Estas noras não necessitam de qualquer esforço humano ou animal para se movimentarem, pois são impulsionadas pela força da corrente que é aplicada às pás que têm entre cada alcatruz (recipiente metálico ou cerâmico que transporta a água). Desde que exista água com corrente suficiente para a mover pode trabalhar vinte e quatro...
Quero ler o artigo... 


Sem comentários:

Enviar um comentário