Cata vento de janelas em policarbonato - projeto inédito


Os cata-ventos de eixo vertical são máquinas que, ao mesmo tempo que são empurradas pelo vento para girar para a esquerda ou para a direita, de acordo com a posição em que são aplicadas as pás, são também travadas pelo vento que bate na metade da turbina que, forçosamente, tem que girar contra o vento. O rendimento da turbina está, portanto, dependente da configuração das pás, que são elaboradas de modo a que a sua parte de trás ofereça a menor resistência possível ao vento. Digamos que o ganho de rendimento está na diferença de força que é exercida pelo vento na parte da frente ou na parte de trás das pás.

Para tentar diminuir, ou mesmo eliminar essa força contrária, desenhei uma turbina eólica que, apesar de não ser uma ideia completamente nova, ela é completamente original nos métodos de construção e nos materiais utilizados que, devo frisar, foram produtos totalmente reaproveitados de restos de obras, tratando-se portanto de reciclagem de materiais.

Os materiais que usei foram:

Recortes de placas de policarbonato, dos quais consegui obter dezasseis peças com 50X20 cm.

Quatro barras de alumínio com 1,90X0,03x0,02m

Varões de ferro roscados de 8mm

Um pedaço de tubo de pvc de 140mm

Dois rolamentos


Peça com rolamentos para aplicar na torre do cata vento

Esqueleto do cata vento

Preparação das janelas


Colocação das janelas na estrutura

Pesagem do cata vento, peso 10 Kg.

O cata vento na torre, a funcionar

Eu chamei a este projeto "cata vento de janelas" porque as placas de policarbonato giram em redor dos varões de ferro e abrem ou fecham, consoante a posição em que se encontram durante a rotação da turbina. As janelas abrem na parte da turbina que está a rodar contra o vento e fecham logo assim que atingem o centro da turbina e começam a girar a favor do vento.

Deste modo, a força contrária do vento é quase anulada, porque a única resistência que lhe é oferecida é apenas o corpo das barras metálicas e dos lados das placas de policarbonato que são de apenas de um cm de espessura e, já agora também, dos varões roscados que fazem de batente às janelas. Mas, como é evidente, tratam-se de forças contrárias quase nulas.

Por outro lado, o policarbonato tem a vantagem de ser um material muito leve, mas também muito resistente e, graças aos canais que contém, foi muito fácil fazer as dobradiças deste engenho, bastando para isso enfiar as placas nos barões roscados. Para servir de batentes utilizei também varões roscados que revesti de tubo de borracha, numa tentativa de diminuir o impacto e o barulho do batimento das placas nos batentes, mas mesmo assim acho conveniente fazer algo para abafar melhor o barulho feito pela máquina em funcionamento.

Em todas as janelas apliquei um cordão que impede que elas abram mais do que o necessário, ou seja, que fiquem em ângulo de 90 graus com a estrutura que as suporta.

Este projeto tem sido uma experiência muito interessante. Trata-se de uma máquina de pequena dimensão que, graças à sua leveza (pesa apenas 10 kg) poderia ser muito maior, poderia levar, por exemplo, um outro andar de janelas que funcionariam desencontradas com as debaixo, não sendo difícil imaginar a força que teria esse cata vento maximizado.

No entanto, é preciso ter em conta que os cata ventos de eixo vertical são sempre menos rotativos do que os de eixo horizontal e também, neste projeto em particular, existe a incógnita de saber qual o seu comportamento durante uma forte tempestade, já que será mais difícil conseguir construir um sistema de segurança contra ventos demasiado fortes, ao contrário do que acontece com  as turbinas de eixo horizontal, em que eu próprio, nas minhas turbinas horizontais, concebi um sistema para colocar automaticamente essas turbinas em posição de bandeira perante a presença de fortes tempestades.


Talvez goste também de:

Esta turbina eólica de eixo vertical, que pode girar independentemente da direção do vento, foi a primeira que foi construída na tentativa de bombear água do poço para o depósito que já foi mencionado nesta página de resumos. Esta turbina chegou a funcionar e a elevar água como é mostrado no vídeo que se encontra neste post, mas o autor não ficou satisfeito com o seu rendimento em presença de ventos fracos e iniciou a construção de um catavento de eixo horizontal,...   Quero ler o artigo


CATA-VENTO COM DÍNAMO DE BICICLETA
Este cata vento era apenas decorativo, até que um dia o autor do blog decidiu aplicar-lhe um dínamo de bicicleta para ver o que daria. A sua ideia era tentar carregar uma pequena bateria e acender uma lâmpada, mas acabou por desistir desse intento e utilizar o cata vento para instalar uma bomba de corda. No entanto o gerador funcionou como é possível ver em pequenos vídeos carregados para o Youtube... Quero ler o artigo



ADAPTAÇÃO DE UM DÍNAMO DE BICICLETA PARA FUNCIONAR COMO GERADOR EÓLICO
Este dínamo é o mesmo que estava aplicado no cata vento do artigo anterior. Entretanto ele foi adaptado para funcionar ligado a uma correia num outro cata vento. Foram aplicados rolamentos e este componente está agora muito mais resistente podendo trabalhar a rotações elevadas sem perigo de desgaste...   Quero ler o artigo

2 comentários:

  1. placile de poplicarbonat,pivotante,se "opun " vantului pentru sensul "dus", si,se "pliaza "pe sensul "intors"....? adevarat ?

    ResponderEliminar