Dicas para evitar furos na bicicleta



Tinha esta bicicleta de corrida antiga já parada há vários anos, com a pintura em estado deplorável, tendo resolvido agora fazê-la regressar à vida, com uma pintura nova, com pneus e câmaras de ar novas e uma afinação geral.

A finalidade principal deste post não é a de mostrar como fiz o restauro da bicicleta, porque já falei disso em outros posts, mas sim  partilhar duas dicas matadoras no que respeita à montagem dos pneus e das câmaras com válvulas "presta", de forma a ajudar a evitar furos e trilhos nos pneus e também para facilitar o enchimento com os adaptadores das válvulas "presta".

A primeira dica diz respeito às medidas dos pneus e respetivas câmaras de ar. Se você for aplicar, por exemplo um pneu com as medidas 700x28C, que foi a medida dos pneus que eu comprei, deve comprar a câmara de ar que abranja a medida do pneu o mais próximo possível.


Eu comprei câmaras de ar que podem ser utilizadas em medidas que vão dos 28 aos 38, sendo portanto câmaras que estão no limite da largura para estes pneus. Na minha opinião é favorável adquirir câmaras mais largas, porque se forem câmaras muito estreitas, o que vai acontecer é que a borracha da câmara, quando for enchida com a devida pressão, estará muito esticada e por isso mais facilmente se cortará perante alguma irregularidade do pneu ou furará se passar por cima duma pedra mais afiada, dum pau, etc.. 


Antes de montar a câmara de ar no pneu deve dar-lhe um pouco de ar, porque é mais fácil fazer a montagem e a câmara ficará direita no interior do pneu.


Depois, coloca-se uma parte do pneu no aro, verificando primeiro a sentido correto em que o pneu deve girar.


A seguir, eu faço sempre uma operação que é deveras importante não só para facilitar a montagem, mas também para evitar furos. Essa operação é simplemente colocar pó de talco no interior do pneu, uma operação que pode ser muito importante não só para evitar trilhos e furos, mas também para que a câmara se mantenha acomodada no pneu sem atritos com o mesmo. O pó de talco é exatamente aquele produto que se pôe no rabinho dos bebés para evitar asperezas e assaduras e que vai fazer o mesmo na câmara de ar em contato com o pneu.


De seguida,  coloca-se a câmara dentro do pneu, enfiando primeiro a válvula no orifício do aro. Essa é a parte mais delicada porque a válvula tem de ficar bem direita e o pneu bem acomodado nesse local, já que é a parte mais vulnerável a furos ou vazamentos por diversos motivos.


O pneu deve ser montado, de preferência, sem recurso a quaisquer ferramentas. Deve-se usar apenas as mãos para evitar cortes na câmara.

Depois, dá-se novamente um pouco de ar na câmara para endireitar o pneu e ver se está tudo bem, tendo atenção à válvula para ver se não ficou inclinada.

Repete-se toda a operação na outra roda...

E agora, vou mostrar-lhes como faço para facilitar o enchimento dos pneus, usando o adaptador para as válvulas "presta": É uma coisa muito simples, mas que permite que o ar não se escape entre as roscas da válvula e do adaptador, quando se está a encher.


Basta usar um pouco de fita teflon, aquela fita que é usada nas roscas das torneiras para vedar a água, só que aqui vai servir para vedar o ar. E basta colocar a fita apenas quando se monta uma câmara de ar pela primeira vez, porque a fita irá lá ficar para sempre, mas mesmo que não fique é muito fácil voltar a colocar lá um pouco de fita.

E chegou a altura de enroscar o adaptador na válvula...

Agora já posso encher o pneu até à pressão indicada, sem que existam fugas de ar entre o adaptador e a válvula.


E aqui está a bike, personalizada a meu gosto e pronta a dar umas valentes curvas...

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