Ainda
há pouco mais de um mês relatava no blog em “substituir cubo e enraiair roda de bicicleta”, a substituição forçada do cubo de uma roda de trás e dizia também
que um dos maiores problemas das bicicletas baratas eram as folgas que surgiam
nos eixos das rodas e do centro pedaleiro. Nessa altura, na mesma bicicleta, já
notava alguma folga no eixo pedaleiro, mas estava longe de imaginar que na
mesma bicicleta e apenas após cerca de meio ano de uso e algumas poucas
centenas de quilómetros percorridos este componente teria também de ser substituído.
As
folgas no centro pedaleiro começaram a surgir logo aos primeiros quilómetros e
ainda tentei fazer o seu ajuste apertando um pouco a caixa das esferas do lado esquerdo,
pois que é regulável, mas esse aperto apenas disfarçou o problema e acabou por agravar a situação, pelo que fui obrigado a retirar os crenques e desmontar o eixo para
ver o que se estava a passar.
O
conjunto de esferas do lado da pedaleira já se tinha desconjuntado, estas
tinham saído do sítio e provocado uma estria no eixo, que o inutilizava. Se as
esferas tivessem sido montadas individualmente sem virem metidas naquele
círculo metálico, provavelmente o conjunto aguentar-se-ia melhor. Antigamente
as esferas rodavam em volta das caixas e do eixo sem aquele artefacto e o
sistema funcionava melhor. Sinceramente, acho que aquilo só serve para a
montagem fácil do conjunto, porque de resto só prejudica.
Ainda
estive tentado a comprar apenas o eixo, montando-o nas mesmas caixas com as
esferas livres daquele empecilho, mas considerei e achei que o melhor era
gastar um pouco mais adquirir um bloco selado para evitar futuras folgas no
centro pedaleiro, folgas que são sempre desconfortáveis.
Este
trabalho de substituição do eixo pedaleiro é fácil de fazer desde que se usem
as ferramentas apropriadas. A retirada dos crenques pode ser um pouco mais
complicada pois às vezes parece que ficam colados ao eixo, mas, tirando isso, o
resto faz-se bem desde que se observem alguns pormenores. Por exemplo, para
desmontar a caixa do lado da roda pedaleira (lado direito) esta deve ser rodada
para a direita, ao contrário o que acontece com a maioria das roscas em que
desapertar é para a esquerda.
O
eixo que vamos montar em substituição do anterior deve ter as mesmas medidas
para evitar possíveis problemas com o alinhamento da corrente. No caso da
aplicação de um conjunto blocado deve-se ter em atenção a sua posição. A letra
R indica que esse lado é para a direita e, portanto, o conjunto deve ser enfiado
pelo lado direito e enroscado primeiramente nesse lado do quadro.
A peça
que depois é enroscada no lado esquerdo, pelo que observei serve apenas para centrar
e fixar o bloco e, talvez por isso, ela pode ser de plástico. Para a montagem
destas peças é necessária uma chave estriada especial e pode ser difícil
enroscar a peça de plástico. Confesso que tive algumas dificuldades para o
fazer, mas acabei por conseguir e o resultado final foi ótimo, podendo pedalar
agora sem sentir qualquer folga no eixo e com a roda pedaleira girando a
direito, sem os “zigue-zagues” provocados pelas folgas no sistema
olá em busca de como congelar favas acabei por vir dar neste antinho bem interessante e simpatico mas não enconto o que procurava no entanto tem informação bem interessante voltarei para ler com calma para já fica nos meus favoritos....fique bem e em paz. Eu sou Jorge.
ResponderEliminarOlá, Jorge. Obrigado pela visita e pelo comentário.
EliminarEspero que volte muitas vezes e que se sinta bem por cá. Como disse e, modéstia à parte, este cantinho tem informação muito interessante, variada e toda ela bem original e credível.
Um abraço.
Boa tarde tenho uma duvida desmontei o eixo da minha bicicleta que esta na imagem do lado direito igualzinho so que agora nao sei pa que lado é o eixo porque uma das pontas é mais curta que outra uns milimetros pode me ajudar?
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