O FIM DO GRUPO Nº 1 DE ESCOLAS DA ARMADA II

A propósito do encerramento do Grupo nº. 1 de Escolas da Armada e, como tenho recebido neste blogue alguns comentários ao meu post anterior: “O Fim do Grupo nº 1 de Escolas da Armada”, sobre esse assunto, em que alguns filhos da escola manifestam a sua saudade e a pena que sentem pelo encerramento daquela mítica escola, que creio será extensível a todos os que por ali passaram ao longo de várias gerações, resolvi vir falar mais um pouco sobre o assunto.

O processo do encerramento deste estabelecimento militar já se iniciou há alguns anos atrás, mais precisamente em 1993, quando a Escola de Informações em Combate foi transferida para o Alfeite, a que se seguiu a extinção da Escola de Alunos Marinheiros, que aqui funcionava desde 1938, passando a partir de 1996 a instrução da recruta a ser efectuada na Escola de Fuzileiros, tendo depois ao longo de alguns anos o ensino de outras especialidades sido também transferido para o Alfeite, tudo isto seguindo certamente uma lógica de economicismo e racionamento de meios, segundo julgo.


Para todos os filhos da escola que receberam a instrução militar básica (recruta) na E.A.M., em Vila Franca, causa alguma mágoa saber que este local vai servir para outros fins; quem sabe se aqueles edifícios, como as casernas onde dormimos, as salas de aula onde estudámos, os refeitórios onde tomámos as nossas refeições, não vão ser todos demolidos? Se isso acontecer espero que ao menos deixem lá ficar, ou façam qualquer coisa que recorde os muitos milhares de alunos marinheiros que por ali passaram.

Nada é eterno e se para nós a Marinha foi e é importante pois a ela dedicámos alguns dos melhores anos das nossas vidas, quem dirige os destinos do país não se compadece com sentimentalismos e a maioria de nós foi apenas um número que se esbateu no anonimato e na poeira do tempo.

Quanto à futura utilização do espaço, creio que ainda não se sabe nada de concreto. A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira pretende tomar posse dos terrenos para ali desenvolver um projecto ligado à área da educação, desporto e lazer, o que se vier a acontecer poderá ser uma mais-valia para a população local. Vamos esperar para ver.

Artigos relacionados:
Homenagem aos filhos da escola e Grupo 1 de Escolas da Armada


6 comentários:

  1. Amigo escola, velhos e bons tempos que passámos lá inesqueciveis.


    7ªComp. 1ªIncorp. Nº392 de 1985

    *Amigo se desejar junte-se a nós no FACEBOOK - Filhos da Escola

    Ab.
    Luis Brito

    ResponderEliminar
  2. Amigo Luís:
    É sempre bom recordar esses velhos tempos da nossa juventude, quando os sonhos comandavam a vida!
    Agradeço a tua visita a este blogue que tem como uma das suas finalidades, recordar tempos passados que deixaram saudade.
    Um abraço e volta sempre!

    ResponderEliminar
  3. Camaradas eu ando a procura de camaradas de 1985 ce poderem me dizer como devo fazer ok um abraço para o meu nome e Eurico de Sousa N°175785 o me mail e eurico.de-sousa@orange.fr ou euricodesousa95msn@.com

    ResponderEliminar
  4. AMIGOS GUSTARIA DE ENCONTRAR FILHOS DA ESCOLA DA 3 DE1982 CURSO V MOTORISTAS UM ABRAÇAO ATODOS OS FILHOS DA ESCOLA j.coelho9@hotmail.com meu contato

    ResponderEliminar
  5. Escola de Informações de Combate, gostava que me desse mais informação sobre esta Escola, é que nunca ouvi falar em tal, e passei por ai em Janeiro de 1971!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também não tenho muitas informações sobre essa Escola, mas essa era uma das escolas que esteve integrada, durante algum tempo, no Grupo 1. Apenas uma pequena correção: segundo as minhas pesquisas mais recentes o nome da escola é (ou era) Escola de Informações em Combate e não "Informações de Combate", como inicialmente tinha escrito no texto do post.
      Obrigado pelo comentário.

      Eliminar