Gerador Eólico com Dínamo de Bicicleta

No seguimento do meu artigo anterior “Cata-Vento com Dínamo de Bicicleta”, apresento aqui um pequeno vídeo com a engenhoca a funcionar e a produzir energia, pois, mesmo com o vento fraco, deu para acender uma lâmpada de 14V 6W, o que me dá esperança de, talvez, conseguir carregar uma pequena bateria. Apliquei provisoriamente um farol na máquina só para ter a certeza que o dínamo funciona e era possível acender a lâmpada.



Agora vou ter de procurar ajuda para fazer as ligações eléctricas, porque a corrente tem de seguir sempre na direcção do dínamo para a bateria e, de momento, não sei como proceder.

Logo que tenha novidades, voltarei ao assunto.


(Atualização em 29 de Outubro de 2011)


O gerador com o orientador colocado lateralmente, para não receber o vento de frente
 quando não se encontra em funcionamento
Chegaram os primeiros ventos fortes de Outono e resolvi ir fazer mais um pequeno vídeo deste meu pequeno gerador eólico, desta vez já com a noite quase cerrada para ver qual seria o efeito e também a quantidade de luz gerada. O vento soprava com rajadas intermitentes e não muito fortes, mas deu para produzir um razoável feixe de luz na lâmpada de 14V 6W. Creio que poderá dar para carregar uma bateria se conseguir fazer as ligações corretas entre o dínamo e a bateria.

De qualquer maneira isto é mais para fazer experiências do que propriamente para vir a produzir energia, pois nunca se poderá vir a obter grandes resultados, atendendo às limitações do gerador, um dínamo de bicicleta.  




Leia também:

15 comentários:

  1. muito bom ,tenho que fazer um desse aqui em minha casa, por falta energia direto
    boa sorte fique com DEUS

    ResponderEliminar
  2. Boa noite.
    Me apresentando:(não para me "gabar")
    Sou projetista mecânico, trabalho o dia todo em uma multinacional.
    Tambem tenho conhecimento de eletrônica, tive oficina de conserto de TV a muitos anos.

    Gostaria de construir como hobby um gerador semelhante ao seu e acho que podemos "trocar figura".
    Onde você diz que a corrente tem de ir do dinamo para a bateria, você pode usar um simples diodo, posicionado corretamentee ainda acrescentar um capacitor... As ligações seriam semelhantes a um eliminador de pilhas... Bom. Meu e-mail é: selvio.g.santos@kcc.com você poderia me escrever para trocarmos e-mails e fotos desenhos tecnicos, por favor? Att. Selvio

    ResponderEliminar
  3. Boa noite. Obrigado pelos comentários.

    Selvio,
    Ainda não fiz a ligação do dínamo para uma bateria, mas logo que consiga arranjar um diodo fá-lo-ei. A minha dificuldade é que não sei bem qual o tipo de diodo que devo utilizar, pois não tenho conhecimentos de electrónica e também não tenho muito tempo para me dedicar ao assunto.

    Não sei se já viu o outro gerador que construí e está no blogue no post “Gerador Eólico Caseiro”. Esse é com um alternador de automóvel, mas não resultou e acho que não vai resultar. Talvez o Selvio possa dar uma opinião.

    Não tenho desenhos técnicos, pois foi tudo feito ao sabor da imaginação, mas poderei mais tarde enviar-lhe fotos, em grande plano, das engenhocas.

    Os meus cumprimentos.

    José Alexandre

    ResponderEliminar
  4. amigo eu tenho uma bicicleta elétrica, uso um sistema de iluminação alimentado por uma bateria de moto, possuo dois dínamos de bicicleta como este. Existe uma possibilidade de utilizar eles para carregar a bateria? ou apenas aumentar a carga dela?

    valeu
    Marcelo Ribeiro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Marcelo,
      Não sei de que tipo de bicicleta se trata, mas acho que poderia utilizar um dínamo para carregar a bateria, fazendo-o rodar numa roda da bicicleta, mas apenas quando fosse necessário carregar a bateria pois o dínamo iria, devido ao esforço para o fazer rodar, consumir energia do sistema eletrico da bicicleta. Outra solução poderia ser a de fazer a iluminação da bicicleta diretamente do dínamo.
      Os meus cumprimentos.

      Eliminar
  5. Ola Carissimo Construtor da Forma, saudo-vos pelas nobres tentativas em meio seculo de experiencias.

    Meu nome é Peter, pratico a permacultura em Minas Gerais e agora estou interessado em instalar um sistema aerogerador, uma vez que ha abundancia de ventos na regiao onde moro.

    No meu caso quero um para bombear agua em um desnivel de 5m e a uma distancia de 30m. Acho possivel, mas gostaria saber o parecer do amigo. Meu contato para troca de informaçoes é petercezar@yahoo.com.br

    Desde ja agradecido pela atençao dispensada, Peter.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro visitante,
      Os moinhos "tipo americano" são muito utilizados em Portugal com a finalidade de fazerem a bombagem de água de poços para depósitos à superfície, para fazer a irrigação de terrenos ou para outros fins. Provavelmente também existem desses moinhos em Minas Gerais e, para o amigo Peter, possivelmente seria uma boa solução.
      Poderá visitar uma página do meu blogue onde falo desses sistemas: http://meioseculodeaprendizagens.blogspot.pt/2011/09/moinhos-de-bombagem-de-agua-tipo.html
      Obrigado pela visita e pelo comentário.

      Eliminar
    2. estou trabalhando em um movido pela agua..em uma cachoeira ..onde estou ligando um radinho de 3.0 volts e o restante em lampadas...pra ser usado em meus acampamentos pela mata a fora

      Eliminar
    3. acredito que uma bomba carneiro lhe atenderia melhor..... pesquise no youtube (bomba carneiro)

      Eliminar
  6. Boa tarde ! eu queria saber qual o melhor dinamo para se gerar energia de 12v para se alimentar um bateria de altomavel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde. Se está a pensar num dínamo de bicicleta, não creio que seja a melhor opção, pois é um componente muito frágil que se desgastaria muito rapidamente. Aconselho-o a visitar a página de comentários do post deste blog: "Gerador eólico com alternador de automóvel", caso ainda não o tenha feito. Lá encontrará imensas sugestões e dicas sobre o assunto que o poderão ajudar. Obrigado pela visita e pelo comentário.

      Eliminar
  7. será que alguem pode me dar alguma ajuda?

    Tenho uma casa no interior do rio de janeiro e tenho uma vazao de água que me permitiria gerar energia com roda dagua.

    nao sei qual o melhor gerador, ou penso em construir um.... nao tenho conhecimentos de eletrica, mas sou pesquisador.

    pensei em começar usando um dinamo de bicicleta para alimentar uma bateria estacionaria durante o dia, e esta alimentar minha iluminação esterna (jardim) durante a noite.

    nao sei se um dinamo gera força suficiente para isto.....

    seu eu obtiver algum resultado, posso partir para um gerador mais robusto.....


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se tem à disposição água que lhe permite fazer girar uma roda, acho que deve tentar utilizar um gerador mais robusto, porque um dínamo de bicicleta não lhe irá dar grande rendimento. Dependendo da força da água, talvez possa usar um alternador de automóvel.

      Eliminar
  8. Justo o que eu procurava sobre bateria moura bh. Obrigada!

    ResponderEliminar