Mini estufa solar


Depois de alguns invernos a comprar alfaces minúsculas, daquelas semeadas nas cuvetes, para depois as plantar e lhes colocar por cima um garrafão transparente sem fundo, de modo a que essa vasilha fosse como que uma estufa individual para cada planta, resolvi inovar e mandar esse sistema pouco produtiva às urtigas…


Mini estufa solar


Para isso construí uma mini estufa solar que, tal como quase todos os meus projetos caseiros, é completamente original e, como tenho feito sempre, procurei ser económico, prático e ecológico, tendo revestido as pequenas paredes da estufa com pedras para manter o aspeto visual rústico e agradável da minha chácara. Esta estufa foi pensada sobretudo para fazer a germinação de sementes várias, tal como alfaces, couves, tomateiros, cebolas, curgetes, etc., pois na estação fria é muito difícil conseguir com que essas e outras sementes germinem e, a maior parte das vezes, são trabalho e dinheiro deitados fora.

Esta estufa tem apenas cerca de 3 metros quadrados e, apesar da cobertura em plástico estar apenas a 25 cm da terra, permite que além dos cuvetes, ainda lá possam ser plantadas algumas hortaliças. Claro que as sementes que agora coloquei nas cuvetes, que por sinal já estão a nascer, ainda vão demorar algum tempo até estarem em condições de poderem ser retiradas dos moldes e plantadas no exterior e, entretanto, chegará a primavera e com o tempo mais quente, já sem geadas, a sua hipótese de sobrevivência será maior.

Creio que esta estufa, com o espaço reduzido que tem entre o solo e a cobertura, criará uma temperatura ambiente propícia à germinação das sementes e ao desenvolvimento de plantas rasteiras como alfaces e algumas outras, pelo que estou bastante otimista em relação ao seu sucesso.


mini estufa solar


Quanto a custos, ela ficou muito barata, tendo utilizado alguns tijolos, cimento e madeira que tinha em armazém provenientes de restos de outras obras. A tampa foi equipada com dobradiças e abre toda para trás quando for necessário regar ou fazer outros trabalhos na estufa. Para ventilar é só levantar a mesma de acordo com as condições atmosféricas, mas agora mantenho-a toda fechada e a ventilação é feita por pequenas frinchas que naturalmente ficaram entre a tampa e a base das paredes.

Quando concluí a construção desta estufa e, acreditando que irá dar ótimos resultados, iniciei a construção de outra ao lado desta, um pouco mais pequena e em que irei aplicar uma cobertura em vidro, para aproveitar os vários pedaços desse material que tenho guardados sem ter outra utilização para eles.


Depois virei aqui contar como é que as coisas estão a correr.

Atualização em 2 de Março de 2014:




Já construí a segunda estufa, tendo feito a tampa com vidros aproveitados de velhas janelas em desuso. A maior vantagem será uma maior duração da mesma, pois o plástico dura pouco tempo acabando por ser queimado pelas geadas e pelos raios solares. O vidro também tem os seus inconvenientes, sendo um deles o facto da tampa ou porta da estufa ficar bastante mais pesada. Isto são apenas experiências, no entanto já deu para ver que, pelo menos com alfaces, resulta, uma vez que as que plantei na primeira estufa desenvolveram-se rapidamente, estando já a ser consumidas. 




Artigos relacionados


Finalmente consegui fazer a minha primeira sementeira de favas deste ano. Normalmente faço esse trabalho mais cedo, mas os sábados, único dia que tenho disponível para os trabalhos agrícolas, têm estado chuvosos e esse trabalho tem vindo a ser adiado. Também, diga-se em abono da verdade, que mais semana menos semana não faz grande diferença e as favas aparecem quase na mesma altura, pois a planta brota da terra, mas, devido ao frio, mesmo sendo a fava uma planta resistente... Continue a ler

Tenho um pomar com árvores de fruto das mais variadas espécies. Fiz a sua plantação há cerca de dez anos e de então para cá nunca mais tive falta de fruta em casa. Nele colho maçãs reluzentes, peras sumarentas e saborosas; os pessegueiros dão frutos deliciosos durante quase todo o ano e dos ramos das laranjeiras oscilam, movidas pela suave brisa vinda da serra, enormes laranjas de um amarelo vivo que se desfazem em doce sumo, mal se lhe tira a fina casca... Continue a ler

8 comentários:

  1. Parabéns! Quando estou a ler o seu blogue, parece que me estou a rever!

    Obrigado pelas dicas.
    Paulo Lopes

    ResponderEliminar
  2. Ainda li pouco do seu blogue porque só o descobri hoje. Os seus temas tb me interessam. tenho uma casa no Concelho da Sertã. é la que vou descobrindo com a experiencia alguma tarefas caseiras. A última foi como podar videiras.

    Paulo Lopes

    ResponderEliminar
  3. Esqueci-me de referir que temos algumas semelhanças, também fui filho da escola (85-87)
    Paulo Lopes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico contente por saber que há mais um filho da escola que descobriu este blog. As minhas recordações do tempo da Marinha também estão aqui descritas.
      Um abraço!

      Eliminar
  4. Querido amigo, isso é mais uma engenhoca das suas ou já existia isso antes?
    Voce é muito criativo nessas coisas, acho muito interessante tudo e tenho certeza que, suas habilidades e ideias ajudam e servem de inspiração para outros. Muito bom!
    um beijinho meu amigo e boa semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá querida amiga.
      Estufas existem muitas, mas não sei se já foi feita alguma como esta. Ela é completamente original, não copiei nada e pode-se dizer que é mais uma engenhoca das minhas. Algumas dessas engenhocas são bem sucedidas, outras nem tanto... vamos a ver se esta resulta...
      Um beijinho e uma muito boa semana de trabalho ou de férias, conforme for o caso.

      Eliminar
  5. Viva! Refere no artigo que a cobertura plástica é pouco durável o que é um facto se for daquele plástico transparente (chamam-lhe manga) que vendem as drogarias. Algum, com a radiação solar, o frio e a geada em pouco tempo acaba se desfazendo aos bocados. Contudo, se for plástico próprio para estufas, que aparentemente parece igual, dura muito mais tempo. Tenho um que uso numa estufa tipo túnel que uso nos meses frios e que já tem mais de seis anos e ainda está ótimo. Foi comprado numa loja especializada de artigos para agricultura...

    ResponderEliminar