Trabalhos de renovação e manutenção da minha cabana de troncos

A minha cabana, dois anos após a construção.

Recorrendo ao aproveitamento de materiais deitados ao lixo, ou seja, aproveitando o que outros já não querem, é possível fazer e eu próprio já fiz desse modo algumas coisas interessantes como, por exemplo, a chácara que construí em grande parte, com recurso à utilização de materiais abandonados em aterros e lixeiras. Recentemente encontrei, lançadas ao lixo, uma quantidade considerável de peças laminadas, que são normalmente aplicadas em pisos e que dão a aparência da madeira.


Peças de pavimento, laminadas, abandonadas
numa lixeira.
A maior parte eram peças inteiras e em bom estado, apenas estavam um pouco sujas e com uma ou outra mazela e, muito provavelmente, foram jogadas fora porque teriam sobrado de alguma obra de grande envergadura. Essas peças estavam num local onde é costume encontrar toda a espécie de resíduos de obras e, naturalmente, estavam destinadas a acabar ali, num epílogo sem honra nem glória…

Depois de alguns poucos segundos a meditar sobre o que poderia fazer para evitar aquele desfecho pouco lógico para aquele material ainda perfeitamente aproveitável, decidi recolher as peças e aplicá-las na minha cabana de troncos, nomeadamente no teto e chão, embora a aplicação mais normal deste material seja o revestimento de pavimentos.

O teto da minha cabana de troncos tinha sido forrado com persianas de pvc, também provenientes de reciclagem, mas no entanto achava que este material não se coadunava muito bem com a construção; aquelas peças imitando a madeira provavelmente ficariam ali melhor, apesar de não serem peças rústicas, devido à sua lisura e perfeição.

Aplicando as peças no teto da varanda.
Com alguma dificuldade consegui forrar o teto da varanda deixando as traves à vista, de modo a obter uma aparência mais rústica, mas no interior da cabana optei por tapar também as traves, não só para tornar o trabalho mais fácil, mas também para ficar com um acabamento mais fino.

O chão que estava ainda em cimento foi também revestido e depois de todo este trabalho posso considerar que o interior da cabana ficou bastante luxuoso, talvez até demais, porque, afinal de contas é apenas uma pequena construção rural.

Aproveitei a ocasião para retocar algumas juntas dos troncos que tinham aberto um pouco. O facto de estarem algumas juntas terem cedido um pouco, não me surpreendeu, porque elas foram fechadas com a madeira ainda verde e já passaram quase dois anos após a construção da cabana. Receava até que este trabalho de vedação das frestas entre os troncos fosse um fracasso devido à dilatação da madeira, mas agora que os troncos estão completamente secos, verifico com satisfação que, salvo raras excepções, as juntas continuam em bom estado.


O novo chão da cabana.
Coloquei algumas fotografias dos trabalhos de construção nas paredes interiores, como decoração e, para alegrar a parte exterior, um vaso com flores, aproveitando a ideia que alguém me deu num comentário em um dos meus vídeos.


Vídeo com mais imagens e anotações sobre o trabalho.
(Para melhor visualização do vídeo, clik em "Ver em Youtube", no rodapé do vídeo.


Artigos relacionados
Neste post, o autor do blog depois de dar algumas indicações teóricas e tecer considerações sobre os métodos para construir uma cabana ou pequena casa de troncos, descreve a forma como construiu a sua própria cabana de troncos, desde o corte das árvores na floresta até aos acabamentos finais. Tratou-se de uma verdadeira aventura, pois o autor trabalhou sempre sozinho, tendo feito o registo fotográfico e de vídeo em forma de selfie. Este artigo é bastante completo e pode ajudar quem pretenda iniciar uma aventura semelhante...
Os três vídeos referentes a este projeto, publicados no Youtube, estão prestes a atingir um milhão de visualizações... Não perca!   Quero ler o artigo 

CONSTRUÇÃO DE UM TANQUE PARA ÁGUAS PLUVIAIS
O sistema de aproveitamento de águas pluviais da minha chácara conta agora com um novo depósito com capacidade para 8.500 litros. A área de captação que inclui os telhados de todas as pequenas construções da chácara é de apenas cerca de 60 metros quadrados, a que se somam mais cerca de 20 m2 que correspondem à própria área dos tanque abertos... 
Quero ler o artigo

PORTÃO DE GARAGEM BARATO FEITO COM MATERIAIS RECICLADOS
Neste artigo é mostrada a forma como se podem fazer coisas como um portão de garagem, por exemplo, gastando muito pouco dinheiro. Para isso basta recorrer a a materiais deitados fora, muitas vezes em locais impróprios, por pessoas que julgavam que esses materiais já eram apenas lixo...
Mas não, essas coisas ainda tinham utilidade como verão a seguir... 
Quero ler o artigo