Roda de água portátil e/ou decorativa


Neste post venho falar e apresentar um vídeo sobre as experiências que fiz com a roda de água cuja construção foi tratada no post anterior.

Roda de água portátil a funcionar no rio

Transportei a roda para o açude de um rio para tentar ver como ela funcionava com bastante água, mas os canos que utilizei eram estreitos e não consegui canalizar muita água, mas deu para verificar que com um bom gerador é possível produzir energia com esta roda apesar de ela ser bem pequena e poder ser considerada uma roda de água portátil, porque ela é leve e tem a base que pode ser colocada em qualquer ponto onde exista água corrente. Durante as experiências no rio o gerador que estava acoplado à roda era um motor de ventilador de radiador de carro que tem um giro bastante pesado e apenas produz energia com rotações altas. Eu não levei o multímetro para ver quanto é que ela estava a produzir, mas julgo que será preciso aumentar a rotação do gerador com uma polia maior do que a que estava na máquina naquele momento ou de preferência arranjar um gerador que produza energia com rotações mais baixas.
A eletricidade não é o meu forte, gosto mais da parte mecânica e o plano que era construir uma roda de água que pode ser mudada facilmente de local, foi concretizado com êxito.

Pintura da roda de água

Eu gostei tanto desta roda que decidi construir uma outra idêntica a esta para usar na minha chácara e colocar esta no pequeno jardim da minha casa, em cima de um pequeno lago que já ali existia. Este lago é abastecido com água proveniente da caleira de uma parte do telhado da casa (a água da outra parte é armazenada em um tanque). Agora coloquei um tubo na vertical e a água cai sobre a roda fazendo esta girar. Como se trata de água da chuva acho que não vale a pena falar em produzir energia com a roda agora, mas quando está a chover o jardim fica um pouco mais alegre. Basta um pequeno fio de água para a roda girar.

Neste vídeo é possível ver a roda de água a funcionar no rio e também no jardim movida pela água da chuva.