Na praia fluvial de Torres do Mondego existe uma ponte de madeira que serve para as pessoas que se dirigem ao local pela margem direita do rio, o atravessem, porque a praia fica do outro lado. Esta estrutura faz-me lembrar as antigas pontes de madeira sobre o rio Mondego, de que já aqui falei num artigo anterior. No verão passado fui até lá e captei algumas imagens dessa ponte, precisamente pela semelhança com uma que eu utilizava quando era criança, que existia perto do Choupal. No passado domingo dei uma volta para aqueles lados e passei por lá para ver como estavam as coisas. Não esperava encontrar a ponte, pois imaginava que teria sido desmontada no fim do verão, à semelhança do que acontecia com as de outros tempos, pois devido ao aumento do caudal do rio não aguentariam a corrente.
Quanto a esta ponte enganei-me redondamente, pois continuava no mesmo local e a aguentar a força das águas, com o caudal do rio, como é lógico, bastante elevado e, apesar de nesse dia o estrado da ponte estar à vista ela foi durante as chuvadas do mês de Dezembro, completamente submersa, como facilmente se adivinha.
A praia fluvial de Torres do Mondego e a sua ponte rústica
A ponte, abandonada à sua sorte, a enfrentar o caudal do rio. Será que vai aguentar até ao verão?
Artigos relacionados:
Outros artigos deste blogue relacionados com a região de Coimbra estão listados em ZONA CENTRO
A ponte sobreviveu, sofrendo apenas algumas "mutilações" e está a ser outra vez utilizada, neste verão de 2010, depois de ter sido reparada.
ResponderEliminar