PONTES QUE ATRAVESSAM GERAÇÕES

Na praia fluvial de Torres do Mondego existe uma ponte de madeira que serve para as pessoas que se dirigem ao local pela margem direita do rio, o atravessem, porque a praia fica do outro lado. Esta estrutura faz-me lembrar as antigas pontes de madeira sobre o rio Mondego, de que já aqui falei num artigo anterior. No verão passado fui até lá e captei algumas imagens dessa ponte, precisamente pela semelhança com uma que eu utilizava quando era criança, que existia perto do Choupal. No passado domingo dei uma volta para aqueles lados e passei por lá para ver como estavam as coisas. Não esperava encontrar a ponte, pois imaginava que teria sido desmontada no fim do verão, à semelhança do que acontecia com as de outros tempos, pois devido ao aumento do caudal do rio não aguentariam a corrente.


Quanto a esta ponte enganei-me redondamente, pois continuava no mesmo local e a aguentar a força das águas, com o caudal do rio, como é lógico, bastante elevado e, apesar de nesse dia o estrado da ponte estar à vista ela foi durante as chuvadas do mês de Dezembro, completamente submersa, como facilmente se adivinha.

A praia fluvial de Torres do Mondego e a sua ponte rústica

A ponte, abandonada à sua sorte, a enfrentar o caudal do rio. Será que vai aguentar até ao verão?

Artigos relacionados:

Outros artigos deste blogue relacionados com a região de Coimbra estão listados em ZONA CENTRO

1 comentário:

  1. A ponte sobreviveu, sofrendo apenas algumas "mutilações" e está a ser outra vez utilizada, neste verão de 2010, depois de ter sido reparada.

    ResponderEliminar