VISITA PASCAL

Na minha terra ainda se mantém a tradição da Visita Pascal. Há alguns anos atrás a visita a todas as casas da freguesia era feita pelo próprio pároco, o que obrigava a que a alguns lugares apenas recebessem a visita, quando já estavam passadas algumas semanas após a Páscoa.

Agora a visita é feita por pessoas comuns, ligadas à Igreja, sendo formadas várias equipas que se distribuem pelas várias aldeias e por zonas da vila, de modo a que todos possam receber Cristo em sua casa no próprio dia de Páscoa. De salientar que a equipa presidida pelo pároco vai alternando anualmente a sua área de visita, de modo a que uma vez por outra seja o próprio a trazer a Boa Nova da ressurreição de Cristo.

Eu, apesar de não estar muito ligado à Igreja, digamos que sou um católico pouco praticante, já fiz parte, porque solicitado, destas equipas que efectuam as Visitas Pascais. Dei a minha colaboração por duas vezes, separadas no tempo por alguns anos, o que fiz com muito gosto, pois entendo que as coisas boas da vida se devem manter. É pena que seja uma tradição que se está a perder em algumas zonas do país e também o facto de onde a visita se realiza, muitas casas terem a porta fechada, sobretudo em zonas de condomínio, habitadas por pessoas oriundas de outras terras.

Sem comentários:

Enviar um comentário