CONSTRUIR A PRÓPRIA CASA - Construção de um arco de estilo românico

Hoje, vou falar de mais um pequeno projecto caseiro, que realizei com a finalidade de embelezar a entrada da minha casa. Trata-se de um arco a que tentei dar um ar de arquitectura  românica, não sabendo muito bem se o consegui, mas acho que ficou com um bom aspecto visual.

Para a construção deste arco utilizei peças que eu próprio fabriquei, tentando dar-lhes um aspecto de blocos de pedra branca. Devo dizer que optei por um método difícil na elaboração das peças, pois estas foram feitas com o interior oco, de modo a levarem dentro uma armação em ferro para ligar toda a estrutura, que depois foi cheia com betão, o que à partida torna a obra muito segura e resistente, sem possibilidade da ocorrência de qualquer tipo de fissuras.

As peças dos pilares foram feitas com as medidas de 25X25X12, com um espaço livre no interior de 15X15. Em duas das faces exteriores foi feita uma junta artificial com uma pequena peça de madeira para que, depois de assentes, os pilares ficassem com o aspecto de terem sido construídos com dois blocos de 25X12. As quatro peças em cunha (as duas ultimas dos pilares e as duas das pontas do arco) foram moldadas no sítio, através de pequenas cofragens. Os blocos do arco foram feitos em forma de U, para que depois de assentes em cima de uma cofragem de madeira, pudessem levar a armação em ferro e o betão a ligar toda a estrutura. De salientar que o bloco chave (bloco central do arco) foi dividido em duas partes, para evitar o trabalho de fazer um molde só para uma peça.

Todos os blocos, antes de secarem, foram barrados com lasso de cimento para que ficassem com um aspecto rugoso, de modo a tentar imitar a pedra.

Poderia ter optado por fazer os blocos de forma maciça o que evitaria muito trabalho, mas desta maneira fiquei com a certeza absoluta da segurança da construção.

Quanto à cobertura não ofereceu dificuldades de maior, sendo um trabalho corrente e vulgar em construção.

Esta obra não ficou cara em termos de material, mas em mão-de-obra ocupou bastante tempo, dada a forma invulgar como foi construída. Para quem gostar de trabalho artesanal, tenha imaginação e alguns conhecimentos da arte, esta pode ser uma boa opção para realizar uma obra similar. No final a satisfação é garantida.

Veja outros projectos caseiros listados em PROJECTOS CASEIROS

2 comentários:

  1. Muito belo trabalho, deu um toque de mestre...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pela apreciação muito positiva. Para mim o grande valor deste trabalho é o facto de ter sido feito de uma forma muito original, onde todas as peças foram imaginadas e fabricadas de forma a que o arco ficasse para além de seguro, com o aspeto de ter sido construído com pedra, imitando um estilo arquitetónico antigo. ,

      Eliminar