A LOCALIDADE DE COPEIRA

Placa identificativa de Copeira, uma localidade da freguesia de Santa Clara - Coimbra
Na minha postagem anterior, sobre o reservatório de água de Copeira, fui alertado através do comentário de um visitante sobre o facto daquelas instalações da empresa Águas do Mondego, servirem para abastecer a localidade de Copeira, não fazendo qualquer sentido, portanto, as deduções ou interpretações que fiz sobre aquela palavra.

Como me sentia um pouco incomodado com o facto resolvi deslocar-me de novo ao local, para um melhor esclarecimento, e pude verificar que o estimado visitante que me alertou tinha toda a razão. O depósito serve exactamente para abastecer aquela localidade e o sistema funciona por bombagem, conforme me foi dito por um funcionário da EDP que se encontrava a trabalhar no local. De resto, não poderia ser de outro modo, pois grande parte das habitações de Copeira situam-se a um nível superior ao depósito.

Não restam dúvidas de que na Escola da Vida as aprendizagens são constantes e esta confusão veio alertar-me para o perigo de se tirarem conclusões precipitadas ou de se fazer algo apenas baseado em suposições, embora, neste caso, não creio que tenha vindo qualquer mal ao mundo.

Para mim, apenas ficou a dúvida sobre se a palavra “copeira” e mesmo a própria localidade pode ou não ser relacionada com “água de queda” uma vez que o dicionário aponta essa possibilidade à palavra, no masculino.

Fiquei também com a sensação de que as minhas qualidades de observador deixam muito a desejar uma vez que não conhecia a localidade por aquele nome, apesar de já ali ter passado centenas de vezes e na estrada existirem duas placas identificativas.

Por favor leia também o artigo anterior: "Copeira"
Outros artigos relacionados com a região estão listados em Regional Centro.

3 comentários:

  1. Confesso extremamente que desconhecia tal localidade, mas já agora... porque é que a placa está virada para o lado oposto(Pinhal ou mata da Amazónia lool) e não para o lado da estrada? Assim sendo, se um dia passar por ai, de certeza que nem vou dar conta que estou ai ... ou então, sou eu que estou a ver a foto mal, caso o for, peço desculpas =)

    ResponderEliminar
  2. Caro Jorge Palma:
    A estrada naquele local faz uma ligeira curva que põe a placa de frente para quem circula por ali. Por isso pode ir até lá que não se perde.

    ResponderEliminar
  3. Preciso de um copeira urgente, obrigada era o que eu procurava

    ResponderEliminar