ALFACES E TOMATEIROS EM MINI ESTUFAS


Este ano optei por semear tomateiros numa das minhas mini estufas solares e o resultado foi bastante satisfatório. As plantas germinaram e desenvolverem-se rapidamente, de tal modo que algumas já ultrapassavam a altura da tampa, pelo que resolvi tirá-la e fazer uma grelha para apoio dos tomateiros. Estas plantas, normalmente, crescem bastante e necessitam de ser estacadas para não tombarem. Elas não se agarram às estacas como acontece com as ervilheiras ou os feijoeiros, de modo que é necessário construir uma grelha ou utilizar outro método para que as plantas cresçam sem se espalharem pelo chão, impedindo também que os frutos que vierem a dar não estejam em contato com a terra e não apodreçam por isso.


Mini estufas com tomateiros e alfaces



Utilizei alguns paus e canas e fiz uma grelha com dois andares, na expetativa de que os tomateiros venham a crescer e a ultrapassar a altura da grelha. É uma armação muito simples de fazer e sem custos, a não ser, claro, o trabalho que leva, mas nestas coisas da agricultura caseira se fossemos a fazer contas à mão-de-obra o saldo seria sempre negativo. A luta pela sobrevivência, o gosto pelo trabalho do campo e um estilo de vida saudável fazem pender, sempre, o prato da balança para o nosso lado.

Alguns paus ou canas e uns bocados de guita para os atar, são tudo o que precisamos e quem vive no campo não tem qualquer problema em os arranjar gratuitamente. Sempre dá algum trabalho, mas, mais tarde, vai ser recompensador colher os frutos que são sempre mais saborosos do que aqueles que são adquiridos nos supermercados.




Na outra estufa plantei alfaces e estas também se desenvolveram muito depressa, o que é comprovado pela comparação com outras alfaces que plantei com o mesmo tamanho e na mesma altura, no exterior.

Estas estufas foram pensadas para fazer, sobretudo, criação de alfaces, abandonado o método da cobertura com garrafões de plástico, sem fundo. A ocupação de uma estufa com tomateiros trata-se de uma experiência que estou a fazer para tentar obter tomates mais cedo. A estufa permite que os tomateiros sejam semeados ou plantados ainda no inverno e, mais tarde, quando já estão desenvolvidos e o risco de ocorrerem geadas já é reduzido, como acontece agora, pode-se retirar a tampa da estufa, uma vez que as plantas nesta altura, em plena primavera, já sobrevivem sem proteção. 

Atualização em 30 de Maio de 2014

Os tomateiros desenvolveram-se imenso e passado pouco mais de um mês a armação em canas para o suporte das plantas era manifestamente insuficiente, pelo que foi necessário aumentá-la com mais duas grelhas. Também já apareceram os primeiros frutos.





Artigos relacionados

Finalmente consegui fazer a minha primeira sementeira de favas deste ano. Normalmente faço esse trabalho mais cedo, mas os sábados, único dia que tenho disponível para os trabalhos agrícolas, têm estado chuvosos e esse trabalho tem vindo a ser adiado. Também, diga-se em abono da verdade, que mais semana menos semana não faz grande diferença e as favas aparecem quase na mesma altura, pois a planta brota da terra... Continue a ler

Tenho um pomar com árvores de fruto das mais variadas espécies. Fiz a sua plantação há cerca de dez anos e de então para cá nunca mais tive falta de fruta em casa. Nele colho maçãs reluzentes, peras sumarentas e saborosas; os pessegueiros dão frutos deliciosos durante quase todo o ano e dos ramos das laranjeiras oscilam, movidas pela suave brisa vinda da serra, enormes laranjas de um amarelo vivo que se desfazem em doce sumo, mal se lhe tira a fina casca... Continue a ler



Sem comentários:

Enviar um comentário