A
minha moto enxada é bem velhinha. Já a comprei há quinze anos atrás e, nessa
altura, já devia ter mais de vinte. Mas a verdade é que na aparência ela agora
parece ter menos idade do que quando a comprei, apesar de ter durante estes quinze
anos sujeitado a máquina a grandes esforços, tanto a efetuar trabalhos
agrícolas como no transporte de diversos materiais como madeiras, pedras, areias,
cimento, terra, etc. Na altura da compra ela parecia um “charuto” destinado à
sucata a breve prazo, mas arrisquei comprá-la, atendendo à falta de poder de
compra, uma "maleita crónica" à qual já me habituei.
Naturalmente
a máquina está agora mais desgastada do que há quinze anos atrás, mas graças a
uma manutenção regular como mudanças ou abastecimento de óleo do cárter,
filtros e outras lubrificações necessárias e também a manutenções periódicas
gerais que incluíram algumas pinturas do equipamento, a máquina está com aspeto
razoável, não aparentando a idade que tem. É certo que também lhe fiz algumas
alterações que lhe retiraram alguma originalidade, mas foram alterações que,
quanto a mim, em muito beneficiaram o seu funcionamento e facilidade de uso.
Entre essas alterações contam-se:
Troca
das jantes originais por umas jantes de automóvel, com pneus mais largos. No
rodado dianteiro as jantes foram colocadas ao contrário, o que fez com que as
rodas ficassem separadas por uma distância maior, originando uma maior
estabilidade na máquina, uma vez que o rodado era muito estreito e, devido a
isso, o trator capotava com alguma facilidade em terrenos mais irregulares.
Troca
do tanque de combustível de metal por um depósito transparente de plástico, para
que esteja sempre à vista o nível de gasóleo existente. Este depósito foi
adaptado de uma vasilha de cinco litros própria para combustíveis e funciona
lindamente. Impede a formação de ferrugem, que foi, aliás, a primeira razão que
motivou a troca. Pode parecer uma solução precária, eu próprio pensei isso
inicialmente, mas afinal verifiquei, com o tempo, que foi a solução ideal, para
resolver não só o problema da ferrugem, como também o aborrecimento que era de
estar a espreitar para o interior do depósito para ver o gasóleo que tinha, ou mesmo
a ter que lá enfiar um pau para verificar o nível.
Aplicação
de um manípulo para que possa parar motor em qualquer altura, mesmo quando
sentado ao volante. Também foi uma alteração importante porque anteriormente só
podia parar o motor depois de sair do veículo, pois isso tinha que ser feito na
parte mais baixa do motor. Não sei se originalmente a máquina vinha assim, se
vinha, parece-me um falha de segurança, mas o problema ficou resolvido com esta
alteração.
A
alteração mais recente e que também veio facilitar o uso da máquina, foi a
colocação de umas aplicações na capota do motor para a tornar basculante. A
capota não era muito prática para aceder ao motor, fosse para meter óleo no
cárter ou, no inverno, para colocar algumas gotas de gasóleo no pistão para
facilitar o arranque, entre outras coisas, pelo que decidi minorar esse
inconveniente fazendo uma espécie de dobradiças na capota que é fixada agora
com apenas dois parafusos, sendo as porcas apertadas ou desapertadas à mão.
No
vídeo que se segue o estimado leitor pode ver a capota a funcionar, assim como
a forma como procedo para pôr o motor a trabalhar em tempo frio.
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