BEBEDOURO AUTOMÁTICO E REGULÁVEL


Este bebedouro tem alimentação automática, esgoto e é regulável em altura para vários tamanhos de aves. Quer fazer um igual? Leia o post até ao fim e vai ver que é fácil e fica barato.


Não é necessário muito material e algum pode ser encontrado em sucatas.
1 – Construção do bebedouro
Depois de uma pesquisa intensiva no meu armazém de sucatas, encontrei um velho recipiente de cozinha que era feito de alumínio grosso e que tinha sido retirado do serviço, talvez devido a algum cozinhado mal sucedido que o deixara com um aspeto pouco recomendável e muito difícil de limpar.

De facto, deu bastante trabalho retirar os restos de culinária que estavam bem agarrados ao fundo do recipiente, mas depois de limpo achei que seria o recipiente ideal para fazer o bebedouro porque, como era de alumínio, se tornava mais fácil  fazer os furos necessários e, além diss,o não iria enferrujar.
   
Comecei por fazer um buraco no centro do recipiente, buraco que iria servir para fazer o escoamento da água quando precisasse de fazer a limpeza do bebedouro. Marquei o buraco e depois fiz vários furos com a furadeira que, contudo, não foram suficientes para soltar o círculo de alumínio.



Tive então a ideia de bater com o martelo, pela parte de dentro, no círculo que se  iria soltar do recipiente, e a ideia era que o recipiente ficasse abaulado, de forma a que o centro ficasse mais baixo para que a água suja se escoasse mais facilmente e para que, também, o recipiente fosse mais fácil de limpar.

A ideia resultou em pleno, tendo passado à execução do segundo furo no bebedouro para colocar a peça que iria receber a água vinda do autoclismo, autoclismo esse que iria controlar o nível da água no recipiente. Fiz primeiro um furo com uma broca de 10 mm e depois utilizei uma broca de 18 mm, que é mais ou menos o diâmetro da peça que aí irá encaixar.


Depois coloquei uma peça curva de ½ polegada nesse furo que vai ficar com uma parte dentro do bebedouro e com a outra parte, que é roscada, na parte de baixo. Depois coloquei uma borracha, na parte de baixo encostada ao fundo e enrosquei uma peça macho e fêmea que fica a fazer pressão contra a borracha, ficando a vedar o bebedouro. No macho dessa peça irá entrar o tubo flexível vindo do autoclismo.

A seguir aqueci um pedaço de tubo de 40 mm de pvc que irá servir para o esgoto, para lhe enfiar uma peça que irá entrar à justa no buraco da peça que irá ser colada ao fundo do bebedouro. Essa peça que vai ficar colada ao fundo do bebedouro fazia parte de uma válvula de esgoto de um lava-louças.

Depois, utilizando um pedaço de tubo que fazia parte de um tubo de esgoto de lavatório, tratei de fazer um tampão para o esgoto do bebedouro. Esse pedaço de tubo tem uma borracha na ponta e irá ficar a vedar a água contida no bebedouro. Colei esse tubo a uma bola em que tinha previamente feito um buraco e, mais tarde, enchi a bola e o tubo com cimento. A ideia é a bola servir de pega ou maçaneta e, ao mesmo tempo, fazer pressão com o peso do cimento, contra o tubo de esgoto. Como irão ver mais tarde a ideia resultou em pleno.


A seguir, preparei o autoclismo que irá regular o abastecimento do bebedouro. Esse autoclismo saiu também do meu armazém de sucatas e tive que fazer a reparação do braço da boia que estava partido. Coloquei a boia no sítio e depois utilizei uma peça que normalmente faz parte da ligação rápida de tubos de plástico pretos, para colocar no fundo do autoclismo, no sítio de onde se escoava a água para a sanita. Essa peça é de ¾ e tem rosca macho numa ponta, rosca essa onde irá entrar o tubo que segue para o bebedouro. Essa peça foi colada no orifício do autoclismo e foi a melhor solução que encontrei para o efeito, depois de mais uma pesquisa no meu depósito de sucatas. No final, o trabalho pareceu-me bem feito e fiquei com a firme convicção que não irão surgir problemas nessa parte.

2 – Instalação do bebedouro no galinheiro

Comecei por abrir rasgos no terreno para colocar a canalização para o bebedouro. Depois apliquei um curvo no tubo de esgoto para colocar um cano que irá levar a água das lavagens do bebedouro para uma pequena fossa. Reparem que este cano de esgoto onde apliquei o curvo já tem dentro o tubo que ficou agarrado ao bebedouro. Este tubo é mais largo para que o bebedouro possa subir e descer para fazer a sua regulação em altura. No cimo tem uma abraçadeira para fixar os dois tubos.

Coloquei a tubagem do bebedouro na vala, pondo algumas pedras de encontro ao tubo de modo a que este fique aprumado e seguro e que recipiente fique nivelado.

Depois, utilizando um tubo de ½ pol. de plástico preto, também proveniente do meu armazém de sucatas, fiz a ligação entre o depósito que ficará a abastecer o bebedouro e o autoclismo. Entre o tubo preto e o autoclismo liguei um pedaço de tubo flexível para poder regular o autoclismo em altura, antes de fazer a sua aplicação definitiva à parede.


A seguir fiz a ligação entre o autoclismo e o bebedouro, utilizando tubos flexíveis extraídos de velhas máquinas de lavar roupa ou louça. Um pormenor importante a realçar é que, com apenas um autoclismo, poderiam ser instalados vários bebedouros em um ou mais galinheiros, desde que fossem colocados todos ao mesmo nível.

A boia do autoclismo é regulável e por isso é possível regular também o bebedouro em altura, atendendo ao tamanho das aves. O tubo de esgoto interior do bebedouro sobe e desce dentro do tubo exterior e, quando está no nível correto, uma abraçadeira faz a fixação entre os dois tubos, ficando o bebedouro estável e sempre abastecido de água, água que fica a cerca de um cm do bordo superior do recipiente.

O tampão pode ser retirado quando a água estiver suja, mas o bebedouro pode estar vários dias sem ser limpo porque, conforme as galinhas vão bebendo, está sempre a entrar água limpa.

Pronto… como vêm este bebedouro é muito fácil de fazer e tem inúmeras vantagens, sendo que a maior dessas vantagens será o facto de as galinhas e outras aves terem sempre água limpa à disposição. Se, por acaso, alguém não puder tratar das galinhas durante alguns dias, basta deixar os comedouros bem abastecidos, que o mais importante, a água fresca e limpa nunca irá faltar.

Como podem ver nestas imagens o bebedouro pode ser facilmente regulado em altura, para atender ao tamanho das aves do galinheiro.


Bem… as galinhas parece que estão a gostar do bebedouro…