Gerador de baixa rotação com sistema de escovas e luz nas pás em movimento



Este é o gerador de que já falei em um dos vídeos do meu canal. Foi feito de um motor de máquina de lavar roupa e, na altura, fiz uma cobertura para ele utilizando uma lata. Nos testes que fiz com esse gerador consegui obter uma tensão bastante alta, mas com pouca amperagem. No entanto verifiquei que esse gerador não precisava de rotações muito altas para acender um projetor de ledes que funcionava com seis volts. Para fazer esse teste retirei as quatro pilhas de 1,5 volts que ele tinha e liguei os fios do gerador a esse projetor.

Agora decidi fazer-lhe algumas alterações para que produza mais amperagem com rotação muito baixa. Coloquei seis bobinas de motor de esgoto de lava louças (são duas em cada conjunto), às quais cortei os ferros do núcleo, junto aos enrolamentos de fio.

Coloquei pedaços de cartão em cima dos ímanes e depois coloquei as bobinas de modo a que ficasse um espaço de cerca de dois milímetros entre os ferros do núcleo e os ímanes.

Depois de já ter os três conjuntos de bobinas colocadas corretamente fixei as bobinas ao corpo do motor, utilizando peças de metal que colei à parte de cima do corpo das bobinas e fixei essas peças aos parafusos que estão fixados ao corpo do motor. (É um pouco complicado de explicar todos os passos deste trabalho, por isso quem estiver interessado em fazer algo igual ou parecido, aconselho a que assista, o vídeo que fica no final do post.)



De seguida, colei uma chapa metálica em volta do motor para que não entre para lá água. Depois de colocar a chapa apertei-a com dois arames para que ficasse unida ao corpo do motor até que a cola secasse. Finalmente coloquei uma espécie de telhado em cima das bobinas feito também com uma chapa metálica que foi aparafusada aos parafusos da bobina central.

E depois chegou a altura de tratar de um processo um pouco mais complicado, que foi colocar na torre do catavento um sistema de escovas para que a energia do motor vá para as lâmpadas que irão ser colocadas nas pás do cata vento.


Coloquei a rodear o bloco de rolamentos, onde gira o eixo da turbina, um pedaço de tubo de pvc, onde apliquei duas tiras metálicas de cerca de um cm de largura, onde as escovas irão girar, ligando assim eletricamente a parte fixa do catavento à parte móvel, ou sejam as pás.
Procedi mais ou menos deste modo: de um tubo um pouco mais largo recortei duas tiras de um cm e, por cima dessas tiras de pvc, colei as tiras metálicas, sendo que as tiras de pvc entram à justa no tubo que rodeia o bloco de rolamentos onde irá acoplar a turbina. De notar que nas tiras metálicas já deixei um recorte onde irão ligar os fios vindos do gerador.

De seguida, coloquei a turbina no bloco de rolamentos e também a polia. Esta polia é de diâmetro reduzido, porque o gerador gera a baixíssima rotação, não necessitando de uma polia maior, porque, caso fosse maior, teria o inconveniente de tornar o giro da turbina mais pesado. Com esta polia a turbina irá girar com ventos fracos, mas com rotação suficiente para acender os seis metros de fita de ledes, com 180 ledes, que irão ser coladas às pás da turbina.


E chegou a altura de colocar as escovas que são fixadas a um dos parafusos de uma pá. Estas escovas foram retiradas de um alternador de automóvel velho e têm um controlador de voltagem acoplado que não permite que a voltagem ultrapasse os doze volts, mas isso será difícil de acontecer, a não ser que ocorram ventos muito fortes e, de qualquer modo o controlador não ficou ativo, apenas as escovas ficaram a funcionar.

Colei nas pás fitas refletoras e três peças refletoras de rodas de moto nas pontas. Esses refletores e a fita irão fazer com que o cata vento brilhe à luz do sol ou quando, durante a noite, alguma luz incida sobre a turbina, mas a espetacularidade deste cata vento irão ser as suas pás a girarem iluminadas durante as noites em que haja vento.

De seguida fiz a aplicação do motor ao tubo vertical do cata vento. Ele foi seguro com uma barra de ferro que enroscou numa braçadeira colocada no tubo central e também ficou agarrado ao braço do orientador. O motor pode ser facilmente levantado e a correia retirada para que o gerador não funcione durante o dia, visto que a máquina foi concebida para gerar energia principalmente durante a noite, não descartando a hipótese de lhe poder vir a aplicar uma bateria para ser carregada pelo gerador.

E chegou a altura de colocar o cata vento na torre...


O próximo trabalho foi  colar as fitas de ledes nas pás do cata vento. As pás são de um metro e levam fita nas partes da frente e de trás das pás, o que significa que são seis metros de fita que contêm 180 ledes, no total.


Depois fiz a ligação dos fios das pontes retificadoras para as tiras metálicas onde funcionam as escovas. Apliquei neste gerador três pontes retificadoras porque a ideia inicial era que as três bobinas produzissem energia em separado, mas isso tornou-se inviável porque obrigaria a que o sistema tivesse também três conjuntos de escovas, o que seria, senão impossível de concretizar, pelo menos muito difícil, pelo que decidi ligar as bobinas em série, juntando assim a corrente das três bobinas em um único jogo de escovas.


Está a começar a anoitecer e já é possível ver as pás iluminadas e também verificar que, de facto o gerador produz energia suficiente para acender seis metros de fita de ledes a muito baixa rotação.



A noite caiu e agora é possível ver as pás bem iluminadas. É possível ver, mas não como, isto é, na realidade porque, ao vivo, o efeito é verdadeiramente extraordinário. O brilho das luzes é intenso e as cores são nítidas o que, com as pás a girar, repletas de luzes coloridas, transforma este cata vento em um verdadeiro espetáculo.

Este é um projeto único, nunca antes visto na Internet e os estimados leitores deste post terão a oportunidade de verificar esse facto assistindo os vídeos.

Video sobre a construção do gerador e sistemas de escovas

Vídeo sobre os trabalhos finais e funcionamento do gerador

Sem comentários:

Enviar um comentário