Plantar morangos em tubo vertical


Depois de ter construído na minha chácara uma torre colorida, para vasos com pés de morangueiros, decidi colocar também alguns vasos com essas plantas na parte de trás da minha cabana de troncos. Acho que tanto a torre como a cabana ficaram com um visual bastante agradável, fazendo com que a minha chácara seja um lugar onde apetece estar.

Agora, fiz uma outra torre para morangos, desta vez trata-se de um trabalho que ficou quase a custo zero, pois foi feito utilizando tubos de pvc que se encontravam no meu armazém de sucatas.

Comecei por fazer a marcação das aberturas no tubo e depois abri os buracos com uma rebarbadora. Fiz também vários pequenos furos em um tubo estreito que iria ficar no interior do tubo largo, com a finalidade de distribuir a água de rega pelo interior do tubo largo. Esse tubo mais estreito já tinha sido usado em uma experiência com uma bomba rosário eólica, estando já encimado por um pedaço de tubo mais largo, tubo esse que iria servir de funil para meter a água que iria regar o interior do tubo das plantas. Pintei o tubo com tinta branca, trabalho que não era absolutamente necessário, mas que fiz porque o tubo, como já era usado estava com manchas o que o tornava um bocado feio para o colocar no jardim.

O tubo ficou dentro de um vaso grande que foi colocado numa cova e bem assente no terreno para que a torre não tombe com o vento. Fiz um furo no centro do fundo do vaso para que o tubo de rega entre um pouco no terreno, podendo depois colocar a terra dentro do tubo largo sem que o tubo estreito saia do lugar, mantendo-se ao centro do tubo largo.

Depois coloquei a terra dentro do tubo, tendo dado umas pancadas com as mãos no tubo para que a terra ficasse bem acamada, pois, caso não ficasse acamada, quando fosse a regar as plantas a terra iria descer e poderia arrastar as plantas para baixo.

Quando o tubo já estava cheio de terra plantei os pés de morangueiro pelas aberturas do tubo, tendo plantado também morangueiros no vaso da base e também no cimo do tubo.


Finalmente, fiz a primeira rega colocando água naquela espécie de funil que tem o tubo estreito que leva a água até ao fundo da coluna.



Sem comentários:

Enviar um comentário