CONSTRUÇÃO DE UMA CABANA DE TRONCOS - "LOG CABIN"


Tenho andado envolvido na realização de um novo projeto caseiro. Depois de ter postado no blogue um artigo sobre “como construir uma casa de troncos” e também a “história de uma casa de troncos” resolvi eu próprio construir uma pequena cabana de troncos ou uma “log cabin” como são conhecidas aquelas casinhas feitas com troncos de árvores que foram muito populares no oeste americano e ficaram na história dos tempos da colonização. Nessas casas rústicas, as “log cabins”, nasceram e habitaram pessoas que se vieram a revelar de grande importância na história dos E.U.A., incluindo alguns presidentes, como Abraam Lincoln ou a escritora Laura Ingalls Wilder, famosa pelos seus livros que deram origem à série americana de televisão “Little House on the Prairie”, em Portugal intitulada “Uma Casa na Pradaria” e no Brasil “Os Pioneiros”.

Base da cabana de troncos com alicerces em concreto. A
parte da frente vai ficar com a porta, uma janela e uma varanda.
Voltando ao meu novo projeto, este apesar de se tratar de uma construção muito pequena está a revelar-se uma grande e muito trabalhosa aventura. Seguindo a regra dos meus projetos caseiros anteriores, este está a ser levado a cabo de modo a ficar o mais económico possível, aproveitando tudo o que possa ser aproveitado, mas, neste caso, o material mais utilizado são árvores, como é lógico, mas estas árvores não foram compradas numa serração ou a um madeireiro, mas sim cortadas por mim em terrenos de família que se encontravam invadidos por silvas e outros infestantes. Assim, aproveitei para fazer a limpeza dos terrenos e retirar as árvores. Tem sido um trabalho muito difícil, feito sem ajuda de ninguém, em locais de difícil acesso, tendo sido a minha motoenxada uma máquina imprescindível para fazer o transporte dos troncos.

Descascando os rolos. Este é um trabalho muito cansativo
porque algumas espécies de árvores são difíceis de descascar.
Neste momento já reuni madeira que julgo ser suficiente para construir a cabana e também já procedi ao seu descasque. O trabalho de descascar os toros é bastante cansativo e não é de admirar que este serviço fosse muito temido nas serrações de madeira, antes do aparecimento das máquinas descascadoras. Eu parece que tenho uma tendência para escolher sempre o modo mais difícil de fazer as coisas, porque construir uma cabana de troncos poderia até nem ser um trabalho muito pesado se comprasse os troncos todos direitos e com o mesmo diâmetro, mas isso custaria uma pequena fortuna e a obra não teria o mesmo valor.

Sendo assim, tenho de me contentar, para já, com cerca de 20 pinheiros, três eucaliptos, meia dúzia de carvalhos e um castanheiro, de diâmetros que vão de 0,10m até 0,20m e alguns deles tortos como arrochos. Com base no material disponível já construí a base da cabana, estando esta pronta para a fase do assentamento dos troncos, não sendo difícil adivinhar que vai ser uma tarefa muito difícil dada a diferença de tamanho e irregularidade das árvores.

Irei dando conta do andamento dos trabalhos e tenho vindo a tirar fotos e a fazer pequenos vídeos de todo o processo de construção, com os quais farei um grande post no final. A todos os que se interessam por este tipo de projetos sugiro que acompanhem as postagens do blog, que agora estão a ser menos frequentes devido ao envolvimento neste novo trabalho. 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário :

Postar um comentário