O FIM DO GRUPO Nº 1 DE ESCOLAS DA ARMADA

Encerraram no passado dia 31 de Agosto as instalações da Marinha em Vila Franca de Xira. Como antigo marinheiro não posso deixar de lamentar este facto, pois foi ali que fiz a recruta e a especialização na classe de Abastecimento, no já longínquo ano de 1972. Assentei praça em Janeiro desse ano na Escola de Alunos Marinheiros, que fazia parte do Grupo nº 1 de Escolas da Armada. Do meu meio século de aprendizagens, um ano foi ali passado; três meses de recruta e nove de especialização. Recordo-me da forte disciplina e da dura e intensiva instrução que era ministrada aos militares nesse tempo, devido à situação que o país atravessava. Lembro-me também dos instrutores muito competentes, que aqui ministravam os seus ensinamentos, muitos deles já calejados por muitos anos de experiência e com várias comissões de serviço em África, que procuravam incutir nos alunos um espírito de coragem, lealdade e fraternidade que em muitos iria perdurar pela vida fora. Creio que o homem que sou hoje se deve, um pouco também, à minha passagem por este Grupo de Escolas. Creio também que Vila Franca de Xira, que há muitos anos convivia com os marinheiros, ficará um pouco mais pobre com o encerramento deste estabelecimento militar.

Mas, enfim, os tempos agora são outros e, felizmente, nesta altura o país não necessita de ter tantos militares ao seu serviço e naturalmente a Marinha terá de gerir da melhor maneira os seus meios. Para sempre fica a saudade e a recordação de alguns bons momentos ali passados e também as aprendizagens lá alcançadas.

Foto de capa da Revista da Armada nº 55
de Abril de 1976
Foto "Meio Século de Aprendizagens"
Foto "Meio Século de Aprendizagens"
Pequeno vídeo do Grupo 1, cedido pelo camarada António Moleiro 


Artigos relacionados:
A entrada do Grupo nº 1 de Escolas da Armada
Homenagem aos filhos da escola e Grupo 1 de Escolas da Armada
O serviço militar
A inspecção militar
O início da aventura militar
A Escola de Alunos Marinheiros
A recruta
O campo de tiro da serra da Carregueira
Juramento de Bandeira

103 comentários:

  1. Meu amigo
    obrigado pela visita e pelo comentário carinhoso
    e não critique mal o seu blog pois é diferente mas vou por o link no meu blog pois gostei muito e mais ainda de saber que é considerado um filho da escola da marinho pois tenho um filho fusileiro e que tem muito orgulho naquilo
    é uma paixão.
    Espero sempre a sua agradável visita em meus blogs
    Um beijo

    ResponderEliminar
  2. Amigo José.
    Então temos aqui um Filho da Escola? Acontece que eu também estive na marinha. Também como tu passei por Vila Franca de Xira, durante um ano. Fiz a recruta e especialidade em Electricista. Era o n.º 288/74, Janeiro de 1974. Pela tua idade, mais 2 anos que eu, foste como voluntário.
    Desconhecia que a escola tinha encerrado, o que é pena. São os sinais dos tempos. Foram bons anos passados na Armada. Passei também pela Escola de Comunicações no Alfeite e estive da Corveta António Enes.
    Agora se me permites vejo que temos aqui uma amiga comum: PRINCESA, minha vizinha aqui da Beira Baixa, e coincidencia, temos mais um filho da escola, embora de forma indirecta.
    Um abraço
    Victor Gil

    ResponderEliminar
  3. Amigo Victor Gil.
    É verdade, entrei como voluntário, tinha apenas 16 anos.
    Quando terminei a especialidade, tive uma breve passagem pela Companhia de Adidos no Alfeite, após o que segui para a Administração Central da Marinha no Terreiro do Paço, onde estive três anos. O dia 25 de Abril de 1974 foi aqui vivido com muita emoção e ansiedade, devido às operações militares aqui desenvolvidas, pois o edifício da Marinha, foi completamente cercado pelas tropas comandadas pelo cap. Salgueiro Maia. A nossa Unidade aderiu à revolução, mas as coisas estiveram bastante complicadas e passaram-se por aqui alguns episódios que ficaram na História. É por isso que esse dia tem um significado muito especial para mim.
    Um abraço!

    ResponderEliminar
  4. Tal como vós também lá estive...foi em Janeiro de 1970 que entrei naquela Escola de grandes virtudes, tinha então 17 anos acabados de fazer.
    Hoje quando passo na auto-estrada e a vejo, sinto uma grande mágoa e saudade por saber que vai desaparecer.
    Se existem edificios carismáticos, esse é um deles, e tal como os navios, têem alma.
    Ali, aprendemos a ser homens, foi-nos ensinado a saber resolver situações e a geri-las, em suma, preparou-nos para a vida que tinha-mos pela frente e que não era fácil, com 3 frentes de guerra em Africa.
    Os tres meses de recruta foi o melhor tempo que passei, e hoje tenho pena que os meus filhos não tenham passado pela mesma experiencia.
    Quem não se lembra da escotaria onde íamos buscar a velhinha G3 com coronha de madeira para a instrução de Infantaria; da velha piscina que mais parecia um tanque; das aulas de remo e vela no Tejo; o refeitório;a capela; da ceia á noite após a instrução nocturna com o saboroso cacau quente; dos velhos instrutores, enfim, um sem número de experiencias das quais ainda hoje sonhamos e sentimos o cheiro como se lá estivessemos, e já lá vão 40 anos.
    Mas uma coisa vos garanto, se a vida voltasse atrás no tempo, era para lá que voltávamos sem dúvida.
    Somos de uma geração que soube respeitar a velha divisa: A Pátria Honrae que a Pátria Vos Comtempla.
    Um abraço para todos vós caros Escolinhas, que envergámos o mais belo uniforme que este país teve e que agora raramente se vê.
    Colarinhos de Alcaxa a esvoaçar ao vento, calça á boca de sino fosse azul ou branco e andar gingão, eis o marujo português como diria a grande Hermínia.
    Ex Cabo M Camilo 196/70

    ResponderEliminar
  5. É verdade amigo Camilo. Quem como nós teve o privilégio de envergar a farda da Marinha e de a servir, não se esquece jamais dessa maravilhosa experiência. Essa passagem das nossa vidas, fica indelevelmente gravada nas nossas memórias!
    Um abraço e tudo de bom para si!

    ResponderEliminar
  6. Também eu caro filho da escola,passei por Vila Franca de Xira,onde tirei a minha recruta,hoje mesmo,ao ter conhecimento do encerramento daquela unidade,emocionei-me por alguns instantes,pois até aqui sempre que passava na A1, fazia o desvio pela N10 para matar saudades daquela escola onde aprendi a crescer,a ser homem e tudo o que sou hoje,pois tinha apenas 18 anos e foi em 1971.Tenho pena de o tempo não voltar atrás,fazia a mesma coisa.Que saudades! Obrigado Marinha. José Barroqueiro 192/71

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo e Filho da Escola Barroqueiro deixa que te diga que realmente foi uma boa Escola especialmente para ti, que eras um bom reguila e correcio que tive de aturar durante um ano, desde a recruta até ao fim do curso. Um abraço do Moita 184/71

      Eliminar
  7. Tenho certo orgulho passados estes anos todos, mais concretamente trinta e seis, de ser
    tratado e reconhecido como filho da escola, esta
    Instituição chamada Armada,por vezes, tanto mal trata os seus filhos,esquecendo-se do velho lema "Honrae a Pátria, que a Pátria vos Contempla",que ainda hoje impéra no nosso espirito, e o que acontece nós honrámos a Pátria cumprimos e a pátria o que faz, mata-nos
    a patranidade principal de diversas gerações, não sou saudosista, mas penso, como eu, houve muitos que demos muito mais, do que o valor de
    manutenção e especulação imobiliária actual, para que não se possa manter a minha ESCOLA ALUNOS DE MARINHEIROS; GRUPO Nº.1 DA ARMADA,
    Uma das maiores Escolas da vida que passei,
    espero sinceramente um retrocesso da decisão.
    Um abraço para todos os filhos da escola.
    Eduardo Ramos 777/74

    ResponderEliminar
  8. Caro amigo Eduardo, não lamente o tratamento dado aos Filhos da Escola, nem se considere saudosista, pois saudosistas somos todos os que por lá passaram.
    Não espere retrocesso no processo pois isso não vai acontecer. O mundo está em mudança e aquilo que nós amámos não escapa a esse proceso. Não culpe a Armada pelo sucedido, porque os políticos e as altas esferas militares são insensíveis a sentimentalismos.
    A Armada foi feita por elementos como nós, que a souberam honrar e venerar, o que foge á compreensão dos homens de hoje, que ignoram que as nações tal como as instituições fizeram-se á custa não de sentimentalismos vãos mas da vontade férrea de servir e amar a Pátria.
    A nossa Armada continuará sempre viva nos nossos corações e sentiremos sempre orgulho de a ter servido, o que é coisa que nos tempos actuais duvido que os homens saibam o que isso é.
    Um abraço do filho da escola Camilo para todos os escolinhas dessa geração fantástica.
    Ex Cabo M.196/70

    ResponderEliminar
  9. A postura na sociedade civil de um ex-militar da Armada é diferente da dos outros cidadãos. Servi o meu País na Armada durante 31 anos e confesso que, quando encarei a sociedade civil me senti como cidadão num país que não era o meu: a falta de responsabilidade, de auto-disciplina, de respeito para com o próximo são estados que não se coadunam connosco. Mas isso são contas de outro rosário.

    A Escola de Alunos Marinheiros foi extinta dois meses depois do fim da minha comissão como Formador na área de Marinharia nessa Escola. Este foi o primeiro passo para a transferência de todas as Escolas para o Alfeite. Hoje, (parece) que tudo funciona em pleno. Estive na transição do Grupo nº2 de Escolas da Armada para Escola de Tecnologias Navais. Dei aulas de Física e Matemática (aplicadas à Marinharia) bem como várias outras disciplinas. Dei o meu melhor, mas como já foi frisado por outros comentadores, a "actualidade" não se compadece com essas coisas.

    "A PÁTRIA HONRAE QUE A PÁTRIA VOS CONTEMPLA"

    ResponderEliminar
  10. Em busca de uma foto da EAM cheguei aqui. E ainda bem! Pela leitura que fiz das diversas postagens vejo que sou muito "marreta": 268885, 9ª Companhia. Desconhecia que a EAM tinha sido desactivada. Ainda hoje, cada vez que transito na A1 e passo pela Escola, viro a cabeça e faço continência. Quem me acompanha nessa viagem, a menos que sejam a minha mulher ou o meu filho, não entende o gesto. Estou certos que vocês, Filhos da Escola como eu, o entendem...
    José Monteiro
    Ex-2MARL268885

    ResponderEliminar
  11. Caro amigo José Monteiro:
    Obrigado pela visita e pelo comentário. Não compreendi o que quer dizer com o "sou muito marreta", mas presumo que seja por ser um filho da escola mais antigo,(ou será ao contrário) porque o seu número de militar não tem a barra seguida dos dígitos correspondentes ao ano de incorporação. Mas vejo com agrado que na identificação tem o L, que corresponde à classe de Abastecimento que era também a minha especialidade. Espero que continue a visitar o blogue e leia esta mensagem, pois tenciono relatar experiências e histórias de vida do meu percurso na Marinha que poderá acompanhar se assim o entender.
    Um abraço.
    José Alexandre
    Ex Mar. L 251/72

    ResponderEliminar
  12. Caro José Alexandre,
    Aquando da minha passagem pela Marinha o número mecanográfico já não levava barra. Assim, 268885 significa que sou o número 688 da 2ª Incorporação de 1985. Quanto ao "marreta", gíria da minha época, queria eu dizer que me parece que todos os Filhos da Escola que aqui postaram são mais antigos do que eu.
    Fui de facto da Classe de Abastecimento (que pelos vistos também mudou de nome, embora continue a ser identificada pelo L)e prestei serviço no Instituto Hidrogáfico - Brigada Hidrográfica Nº 2 até à minha passagem à disponibilidade, em 1987.
    Um abraço,
    Ex-MARL268885

    ResponderEliminar
  13. Caro João Alexandre,
    o seu blogue está a transformar-se num fórum. Aqui podemos reencontrar amigos, conhecidos e "conhecidos por imposição do serviço".

    Li os comentários do anónimo Ex-Mar L 268885 e aposto que o conheço, já que passei pelo IH de 1985 a 1988, na Divisão de Costas e Estuários. Trabalhámos juntos certamente!

    Um abraço a ambos.

    ResponderEliminar
  14. também fiz a recruta em vila franca e o almoço da minha escola em 2009 foi precisamente no grupo 1,com muita mágoa minha a parte da recruta é a que estava mais detiorada,mas deu para matar saudades,bem hajam Franco M/T 31/71 de faro

    ResponderEliminar
  15. Amigo Franco:
    Agradeço a sua visita ao meu blogue e também o comentário.
    Quando diz que: “com muita mágoa minha, a parte da recruta é que estava mais deteriorada”, penso (não tenho a certeza) que se quer referir ao facto de no artigo que escrevi sobre a recruta com o título: “A Escola de Alunos Marinheiros”, ter falado sobre algumas dificuldades de adaptação e convivência entre camaradas, dando assim um ar um pouco mais cinzento ao período da recruta.
    Nos meus relatos sobre a minha passagem pela Marinha, tento ser o mais fiel possível às minhas memórias e, não querendo de forma alguma denegrir o período épico da recruta, da qual tenho imensas saudades e cujo sentimento julgo ser partilhado por todos os que por ali passaram, achei que devia mencionar também alguns momentos menos bons.
    Mas pode ficar descansado porque durante os cursos de especialização (ITE e 1º Grau), assim como no restante tempo em que estive ao serviço, apenas tenho muito boas recordações, de muita camaradagem e companheirismo, o que poderá comprovar se continuar a visitar o blogue e ler futuros artigos que tenciono publicar sobre o serviço militar.
    Um abraço.
    José Alexandre

    ResponderEliminar
  16. Foi por acaso que vim aqui parar mas tive muita sorte que encontrei dois filhos da escola
    Vítor Gil e o Eduardo Ramos a respeito de Vila Franca pois eh uma pena tenho estado em contacto com o filho da nossa escola Coutinho também de jan 74 Sarg mor E ele agora eh o mais antigo e aquilo esta mesmo para acabar um grande abraço aqui da Serra da Lousã do 52274 sarg c jah na reforma Ferrão

    ResponderEliminar
  17. Senhor sargento Ferrão:
    Em primeiro lugar venho agradecer a sua visita e o comentário.
    Apesar de não o conhecer, vejo que somos práticamente vizinhos, pois eu sou de Miranda e trabalho na Lousã.
    Um abraço!
    José Alexandre

    ResponderEliminar
  18. amigo alexandre só hoje tive oportunidade de voltar ao blog,e ainda em relação à nossa entrada na marinha,voltei a ler a tua redação e ainda me veio uma lágrima porque afinal entrei um ano antes e passei por tudo isso,mais parecia que estava a ler a minha história.
    Tenho 55 anos sou de Faro no algarve e fui até a pouco tempo bombeiro no aeroporto de faro,agora estou no desemprego á espera que o sr Eng socrates me autorize a ir para a reforma.
    Um grande abraço Franco M/T 31/71

    Ps: ai vai o meu mail jose.matrona"gmail.com e o telm 914922607 no hi5 -franco3171, tenho lá algumas fotos doa E.A.M

    ResponderEliminar
  19. Caro amigo Franco:
    Vejo que tens um ano a mais do que eu, portanto entraste para a Marinha com a mesma idade do que eu, com 16 anos. De facto eramos muito novos e por isso sentimos algumas dificuldades, como é natural.
    Lamento que estejas desempregado e logo numa altura da vida em que se é velho para arranjar trabalho e novo de mais para ir para a reforma.
    Espero que a tua situação se resolva rápidamente da melhor maneira.
    Um abraço!
    José Alexandre

    ResponderEliminar
  20. gostava de saber se o filho de escola Henrique Monteiro eh do curso de sarg´s 91/92
    Ferrao Ce quando poder visite o http://marinheiroslouzan.ning.com/ um ABRAÇO FSFerrao

    ResponderEliminar
  21. Correcto e afirmativo camarada Ferrão. Até éramos da mesma turma na 1ª Fase. Vai a http://25projecto.blogspot.com e vê lá se me conheces!

    Um abraço para todos.

    ResponderEliminar
  22. Estou muito contente por saber que o blogue está a ser um elo de ligação e reencontro de camaradas!

    ResponderEliminar
  23. Boa noite Escolinhas do nosso tempo, cá estou mais uma vez, agora para ver se estão por aí camaradas que tivessem passado pelos navios NRP Santo André; Gago Coutinho; Velas; Hermenegildo Capelo( África 1975) ou Esquadrilha de Submarinos.
    Em qualquer destas Unidades fiz amigos e eventualmente algum poderá visitar este blog já que inevitávelmente todos passámos por Vila Franca.
    Poderá ser que se lembrem do Mar.M Camilo.
    Um abraço para todos daqui do coração do Ribatejo-Santarém

    ResponderEliminar
  24. Meus caros camaradas, também eu fiz parte dessa escola, fico triste por saber que fechou. Guardo boas recordações dessa escola, aprendi o que é a camaradagem. Sou Ex.2ºMar.CRO 248685, Eduardo Peixoto, depois da EAM fui para O Alfeite onde fiz a especialidade CRO, finalmente fui destacado para Radio Naval Cascais. Um grande abraço para todos com muitas saudades. 2ºMarCRO 248685 Eduardo Peixoto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também eu andei por essa grande escola, e se não me engano, fomos da mesma companhia! já agora aproveito, para perguntar, se alguém que tenha passado pelo Comando Zona Maritima do sul entre 86 e 87, responda por favor.

      Um abraço
      1º Mar grad. CTP 243285
      António Cabecinha

      Eliminar
  25. Amigo Camilo julgo que estive consigo na Capelo na altura da comissão a África em 1975 era eu grt c.
    FSFerrao

    ResponderEliminar
  26. Boa tarde Amigo Ferrão
    Até que enfim encontro alguém dos tempos aureos.
    Como deve calcular a esta distancia no tempo, não consigo associar o nome á sua pessoa, de qualquer modo talvez se lembre do Mar. M Camilo que fez a comissão na Capelo em 75 do início ao fim. Estivemos na Independencia de Moçambique e seguidamente na de Angola.
    Vou-lhe dar uma dica pode ser que se lembre:
    Lembra-se de um ferido com gravidade numa lancha de desembarque em Santo António do Zaire (Norte de Angola)? Lancha essa que estava atracada á H.Capelo?. Pois era eu.
    Era o patrão do escaler nº2 e patrão da LDP que levava as licenças a terra.
    Só com fotos talvez consigamos recordar.Para isso terá de haver permissão do blogue.
    Gostei muito de saber que ainda existem resistentes desse tempo. Foi uma comissão extraordinária.Tivemos o privilégio de ser os últimos a sair de Africa.
    Um abraço e tudo de bom para si. Mande notícias

    Camilo
    Ex Mar.M 196/70

    ResponderEliminar
  27. Amigo Camilo jah lah vahi uns anos mas julgo que me lembro de si porque eu tambem ia nessa lamcha que iamos passear ateh ah pedra do feitiço? eu tenho para aqui umas fotos dessa viagem. a respeito de fotos pois tah certo isto eh do amigo alexandre soh ele eh que pode autorizar, mas jah agora vou convida-lo para acessar a este sitio http://marinheiroslouzan.ning.com/ ai vahi encontrar fotos minhas depois eu passo o meu contacto, o amigo Alexandre tambem lah estah um grande ABRAÇO para o Amigo e um muito obrigado ao meu vizinho Alexandre. FSFerrao

    ResponderEliminar
  28. Amigo Camilo eh um prazer encontrar o amigo ao fim de tanto tempo, lembro-me bem desse dia pois eu era um dos que ia a bordo julgo na altura tivemos que vir para traz que o destino era a Pedra do feitiço.
    A respeito de fotos pois soh o Amigo Alexandre eh que pode autorizar mas eu tenho um sitio que pode ver e aplicar algumas fotos http://marinheiroslouzan.ning.com/ lah dou-lhe o meu contacto.
    Tenho que agradecer aqui ao meu amigo e vizinho Alexandre por esta oportunidade de encontrar aqui Filhos de Escola e amigos-
    (E jah agora eu era o grt c Ferrao que quando chegamos a Lourenço Marques no sábado e na segunda feira veio ao puto porque o Pai tinha falecido).UM GRANDE ABRAÇO FSFerrao

    ResponderEliminar
  29. Amigo Camilo:
    Como já pôde ver nos comentários anteriores do Sarg. Ferrão, ele tem um site onde pode inserir imagens directamente sem qualquer problema. No entanto o meu blogue também está perfeitamente à sua disposição e se quiser fazer o envio de imagens ou texto para o meu Email eu depois terei todo o gosto em fazer uma postagem com esse conteúdo. Não conheço outra forma de o fazer através do blogue, pois julgo que nos comentários não é possível colocar imagens.
    Agradeço a sua participação no blogue e espero que encontre muitos amigos e antigos camaradas.
    Nos meus tempos de Marinha, costumava-se dizer que os verdadeiros marinheiros eram os que seguiam a especialização de Manobra. Acho que deve ter muitas histórias para contar!
    Um grande abraço!
    José Alexandre
    joalexhenry@sapo.pt

    ResponderEliminar
  30. Eduardo Camilo - Cabo M.196/709 de abril de 2010 às 18:33

    Oh meus grandes amigos, rapaziada do meu tempo. É com grande emoção que vos recordo e voltamos a falar.
    Agradeço ao amigo José Alexandre a possibilidade que nos deu desta postagem. Verdadeiros marinheiros não eram só os de Manobra. Fomos todos nós, que tivemos a felicidade de participar nessa aventura fantástica que foi a nossa Armada. É certo que tenho algumas histórias que poderei oportunamente contar.
    Prometo que enviarei fotos desse tempo para o seu mail e alguns textos também.
    Agora vou ao blogue do Sarg. Ferrão.
    Até breve e um grande abraço

    Camilo

    ResponderEliminar
  31. Boa tarde amigo Ferrão, há quanto tempo...Verifico que está mais gordinho, mas creio que todos engordámos um pouco.
    É com grande emoção que recordo os nossos velhos tempos.
    Cheguei ao seu blogue e tomei a liberdade de me registar embora não seja da Lousã.
    Recordo-me perfeitamente de si e do episódio triste pelo qual passou logo á chegada a LM.
    Aliás, vou anexar uma foto que julgo ser o meu amigo junto á catedral de Lourenço Marques, se não for, diga-me.
    Anexo outra foto onde estou eu em primeiro plano, veja se reconhece mais alguém.
    Já postei as fotos e o texto no seu site, mas como estou pouco familiarizado com o mesmo não sei se cometi alguma gafe,; isto certamente tem regras. as minhas desculpas.
    Quanto ao amigo Alexandre, tive oportunidade de ver a sua foto de outras eras e não me é de todo estranho, talvez nos tenhamos cruzado nalguma Unidade.
    Um abraço a todos
    Camilo
    Ex Cabo M 196/70

    ResponderEliminar
  32. Olá sou o Armando Pereira Ex. 2º Marinheiro CM 245085 da 6ª companhia e como já aqui vi referido eu tambem dei com este blog por mero acaso, vi que por aqui se tem matado muitas saudades dos velhos tempos em que nos era ensinado o verdadeiro civismo ( foi onde aprendemos a ser homenzinhos com H maiúsculo) e fico muito contente por ver que alguem da minha incorporação tambem aqui relatou a sua saudade por esse belos momentos por lá vividos,embora esse camarada (2ºMar.CRO 248685, Eduardo Peixoto, fosse de uma companhia bastante "rival" na altura, pela disputa do guião.
    deixo aqui um abração a todos os filhos da escola, e que tudo de bom aconteça nas vossas vidas.

    ResponderEliminar
  33. Olá a todos filhos da escola é com muito prazer e saudade que leio estes comentários. Fui incorporado em 1987 -156287 8a Companhia. Papamos 8 GUIÕES . Sargento-LEBRE
    CABO FERNANDES -CABO VENTURA - MARINHEIRO RIJO RELVADO os meus abraços a todos...

    ResponderEliminar
  34. foi das melhores escolas das forças armadas, sou de felgueiras(norte)e é com muita magoa que soube do encerramento do grupo n1 de escolas da armada ,foi com dedicação e gosto que fiz lá o meu curso de electrotecnia em 1986, que saudades dos filhos da escola, velhos tempos.
    Hoje passado 24 anos, o meu filho ingressou na linda armada,nao posso de contente e orgulho do meu filho ,que vai ser filho da escola como eu .
    camilo 2 INCORPORAÇAO86 2mar E

    ResponderEliminar
  35. E com imensa tristeza que sei desta noticia, pois fiz ai o Curso de Abastecimento, onde passei excelentes momentos com os camaradas, formadores etc...estive em VFX no G1EA no ano de 2002, segui ate atingir 2Mar L, mas tive que sair para minha infelicidade...mas a vida continua, o desaparecimento da Escola, ja se falava nos ultimos tempos na Marinha, devido a abertura das escolas tecnicas no tambem desactivado G2EA, agora com outro nome...foi um orgulho para mim ter estado na MGP, pois a ela devo a quem sou hoje, devo-lhe tudo...Um Abraco a todos os Camaradas de todas as especialidades, em especial a classe L.Ja agora aproveito para perguntar se poderia fazer um convivio entre ex-militares da armada...

    ResponderEliminar
  36. Eu também fui da class L, porém há trinta anos de diferença entre as nossas passagens pela Armada. Contudo, vejo que isso não impede que os sentimentos, e as saudades pela Marinha sejam as mesmas.
    Quanto a convívios, têm vindo a ser realizados alguns, tanto a nível de incorporações como também nacionais, como foi o caso de um que se realizou recentemente em Almeirim. Basta estares atento a alguns blogues ou até à Revista da Armada, porque vão aparecendo sempre anúncios para convívios.
    Um abraço e volta sempre!
    José Alexandre.

    ResponderEliminar
  37. Olá, foi por acaso que encontrei este blogue e fiquei muito impressionado com a descrição pormenorizada e saudosa do tempo passado na Escola de Alunos Marinheiros e na Armada.
    Também por lá andei na 3ª incorporação de 1970, Joaquim Jorge Correia da Silva Reis, Mar.M nº1586/70. Estive na Base Naval do Alfeite e estive a coordenar o funcionamento da "Universidade do Alfeite",se bem se lembram que se situava nas antigas casas dos oficiais, e por onde passaram muitos grumetes e marinheiros...
    Gostava de ter conhecimento de antigos filhos da escola desse tempo.
    jjorgesreis@sapo.pt
    Um abraço!

    ResponderEliminar
  38. Como muitos outros camaradas, eu também dei com este blog por acaso.
    Depois de ler todos estes comentários, senti também a necessidade de deixar o meu. Foi também com muita pena, que soube do encerramento do G1EA, onde fiz a minha recruta e tirei a minha especialidade. Onde aprendi valores, pelos quais hoje me guio, tanto a nível pessoal, e tento incutir a nível profissional. Apesar de ter passado momentos mais díficeis, é uma das fases da minha vida que mais e melhor recordo. Deixei de ter contacto com os filhos da escola que me acompnharam na 7ª Companhia da 4ª Inc. de 88. Se houver algum que veja este comentário, envie-me uma mensagem para "filho_da_escola@hotmail.com". Carlos Soares - 1º Mar.L 449888

    ResponderEliminar
  39. Boa tarde Filho da Escola Joaquim Jorge Correia da Silva Reis.
    Ao ler as suas palavras, veio-me á memória e creio que me lembro de si.
    O meu amigo era o braço direito do Capelão (completamente calvo) do qual eu já não recordo o nome...? É isso...?
    É que eu também andei nessa Universidade, fiz lá o Ciclo e o Curso Geral na Secção de letras.
    Que saudades desse tempo, as aulas eram á noite, e foi tempo muito útil esse que me ajudou na minha vida civil.
    Se é o que eu penso, o amigo tinha um familiar Manobra que era da minha escola, pois eu sou de Janeiro de 70. E salvo erro era do norte do país, talvez Minho...? Ou não...?
    Um grande abraço .
    Vá dando notícias

    Eduardo Camilo
    ex Cabo M 196/70

    ResponderEliminar
  40. Ainda aqui estou. Li o comentário de Ex Cabo M Camilo 196/70: - «Colarinhos de Alcaxaa esvoaçar ao vento, calça á boca de sino fosse azul ou branco e andar gingão, eis o marujo português como diria a grande Hermínia.»
    Comovi-me pois veio-me à memória o senhor meu Pai, tal e qual assim, marchando de arma ao ombro, quando da Procissão da Nossa Senhora da Saúde, em Lisboa, lá para os anos 50-60, era eu uma miúda.
    Obrigada pela viagem.
    Fique bem.

    ResponderEliminar
  41. fui filho da escola de 1989 a 1991 (L) e com muita pena que leio esta noticia .ainda hoje tenho saudades daquele tempo enfim ja foram se alguns aninhos que se passaram
    Aos filhos da escola os meus cumprimentos
    154789 (L) mARTINS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ola filho da escola daqui fala baltazar 4511\89 telm 965712080 no facebook vitor baltazar baltazar aguardo resposta obrigado abraço

      Eliminar
  42. Caros Camaradas.
    Na qualidade de marinheiro mais antigo da incorporação de 1970, envio a todos um grande abraço e votos para que este elo de ligação, que é este blogue, se mantenha por muitos e longos anos. Aproveito para pedir a todos que consultem, e contibuam, para o blogue http://nrpargos.blogspot.com
    Saudações marinheiras
    Bernardino Sena
    Mar. CM (F) 1/70

    ResponderEliminar
  43. Olá camaradas
    É com enorme saudade e alguma nostalgia que acabo de ler os vossos comentários à cerca da nossa amada BRIOSA.Pois também a servi entre 1965/1973,
    sou o ex cabo L Arménio Bento e estive em Vila Franca, NRP S.Gabriel, Radio Naval de Monsanto e Algés e terminei a carreira Naval na Flotilha de Draga Minas. Belos ensinamentos tirei dessa
    nobre Escola.
    Saudações amigas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Delfim Santos P De Sa'11 de março de 2012 às 04:13

      Para todos os filhos da escola ;Um abraco ;E' com imensa nostagia ,que leio todas estas vivencias de tempos de outrora ;pois que sou mais um dos felizardos; que servio esta grande instituicao ; pssei por Vila Franca ;Navio Santo Andre';NRP Sagres ;Alfeite . Sou do 2recrutamento de 1965;e mais concretamente;#1533/65 L com o nome ....Delfim Santos P De Sa' Email Humphreys.tailor @ yahoo.ca gostaria de saber dos camaradas . Prosperidade para todos vos.

      Eliminar
  44. Tambem fui aluno dessa escola em 1995. Era o grumete 728695. GRANDE escola!!!!!! Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tambem Eu ..entrei a 17 de agosto de 1995...era da 2 comp..

      Eliminar
  45. eu antonio oliveira tambem assentei praça nessa unidade onde me foi dado o nº 620\75 porque foi´precisamente nesse ano ora de lá foi para o alfeite e lá fiz o curso de manobra pois me doi ao saber que já não há escola em vila franca tenho muitas saudadesse me arrepender á hora da morte como me arrependi de me vir embora estou salvonão posso olhar para as fotos dessa unidade dá-me sentimento

    ResponderEliminar
  46. eu sou o raposo, 4 de 88 8 companhia.
    velhos tempos complicados mas bons, tirei artilheiro no alfeite e fui para a roby que ainda hoje me arrepio quando a vejo em portimao.

    ResponderEliminar
  47. Caros Camaradas:Sou o Mar.T 2298/71.Também eu aqui fiz a recruta o ITE e metade do 1º grau.O meu curo foi o 1º a sair da nova escola, no grupo 2, em Julho de 72.3 meses em cada lado.O sentimento é comum.É fatal.Ninguém fica indiferente à passagem pela Marinha.Já assumi várias vezes que foi uma das minhas grandes escolas de vida.O último contacto com pessoal do meu curso foi com o tenente Madeira.Gostava de ter contacto com o pessoal da 10ª de Julho 71 e o pessoal da especialidade que perdi o rasto a quase todos.Podem fazê-lo por aqui, por alopes@grupoahl.com ou pelo facebook,António dos Santos Lopes.Um abraço para todos os filhos da Escola.

    ResponderEliminar
  48. Foi o local onde aprendi a cumprir horários, e a tomar contacto com a responsabilidade e cumprimento de regras quer para a vida militar quer para a vida civil.
    Aprendi, fiz amigos,e cresci.
    Fui para a escola de artilharia do Alfeite, onde fiquei até que um filho da escola algarvio então na estação radio naval, enlouqueceu com a perda de visão de sua mãe ao ponto de meter na sua cabeça que viria para o algarve a nado tendo sido resgatado com auxilio de um bote.
    Gostaria de reencontrar amigos desse tempo, eu sou da 3ª incorporação de 1985, 8ª cia.
    Rui magalhães (mirandela) rsrebelomagalhaes@gmail.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estação Radio Naval de Porto Santo, esqueci-me desse pormenor.

      Eliminar
  49. Caros Amigos, Compatriotas e Filhos Da Escola.
    a todos aqueles que fizeram parte da 1ªcompanhia de janeiro de 1972 e aos que serviram comigo no NRP Corvina de Março de 1973 a meados de 1975, No NRP Lagoa até 1977 e na Sagres em 1978... um grande abraço.
    Com saudade e nostalgia dos bons tempos de camaradagem e aprendizagem. Como muitos já aqui o disseram, a escola da vida. Também bato a pala quando passo pela EAM.
    José Flor joe.flor@az-zauia.com

    Ex MAR R 39/72

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Filho da Escola José Flor,
      Estivemos juntos na EAM, pois eu era o 251/72 da 4ª Companhia. As saudades pelos tempos passados na EAM são comuns a todos os que ali viveram durante os quase três meses da recruta. Todos lamentamos o fim daquela Escola, onde aprendemos lições de camaradagem e fraternidade.
      Um abraço.

      Eliminar
  50. Elisio filho da escola 00100291

    Boas. gostava de ter contacto com ex colegas da 1 companhia,1 incorporação de 1991,o meu mail é elisio69@gmail.com ou telm.933483171.o meu sargento foi o tenente GRILO e um dos marinheiros foi o marinheiro GESUS...abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Camarada elisio sou o Carlos Cantante filho da escola 100391 1ª incorporação de 1991 1ª companhia (sargento Grilo, cabo Cordeiro, Marinheiro jesus e marinheiro Alves), foram quem nos comandaram instruiram durante a recruta, lembro-me perfeitamente deles. Após visualizar as nossas fotos de grupo julgo reconhecer-te,ainda que com algumas reservas, embora o nossos beliches fossem lado a lado, já se passaram 22 anos...carlosjfcantante@gmail.com
      Um abraço...

      Eliminar
  51. Amigo Camilo estive contigo na Capelo de 1974 a1975 era o Gonçalves do Detalhe Mar.FZ um grade Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo Gonçalves que é feito de ti..? Já lá vão quase 40 anos. Grande comissão aquela. Tenho uma página no facebook, aparece por lá. Há lá fotos daquele tempo. Um grande abraço

      Eliminar
  52. amigo Camilo 40 anos depois os filhos da escola não se perdem encontra-se mandute o meu emaill eduardogarcias1952@hotmail.com,se tiveres mais contactos de pessoal da Capelo da cochecimento um abraço Gonçalves do Detalhe

    ResponderEliminar
  53. Amigo Camilo mandei-te algumas fotos do nosso tempo dis-me se as recebeste Gonçlalves do Detalhe

    ResponderEliminar
  54. Preciso de uma ajuda se possível , só sei o que o nome eh Silvio , serviu a Marinha no ano de 1987 em Florianópolis SC , foi enviado para outro local , até hoje nunca mais tive contato , acredito q não teve muitos com esse nome , possivelmente é meu pai . Obrigado

    ResponderEliminar
  55. Uma saudação muito especial a todos os Filhos da Escola. Essencialmente os de Outubro de 1977. (10ª Companhia)
    Passei trita e seis meses na marinha, dois como SMO e um como contratado, estive oito meses no G1, sendo quatro na escola de alunos marinheiros e outros quatro ma escola de maquinas. Mas que saudades que tenho desse tempo.
    A todos os Filhos da Escola um grande Bem Aja

    ResponderEliminar
  56. Boa tarde a todos,

    Gostaria de contactar com camaradas que fizeram serviço no NRP S.Roque entre Fevereiro de 1977, e outubro de 1979 para um eventual convivio.
    A ponderar entre todos, se possivel no mês de agosto.
    Escrevam aqui no site, ou contactem o

    966424160, para contacto telefónico só a partir de 27.07.13 até 20 de agosto.

    Escreveu o 2°marinheiro 2341/76 um grande abraço a todos.

    ResponderEliminar
  57. Ola amigos Filhos da Escola, sou da 3a companhia de 90 e o sargento Matias ere o comamdante, sem duvida a melhor escola da vida. Um abraco a todos

    ResponderEliminar
  58. Falta mencionar que fui da 3a inc de 90- 314390- Silva, do Porto. Filhos da Escola deste turno digam elguma coisa. Abracos

    ResponderEliminar
  59. 2ª incorpora de 1990 258890 lisboa

    ResponderEliminar
  60. Olá! Camaradas-Companheiros-Amigos. Por mero acaso dei com este blogue. No Face há o "Filhos da escola 76" que tem como objetivo encontrar pessoal de 1976. Cumprimentos ao Administrador do blogue e a todos ao participantes. Canteiro 180/76 - 2º Mar. " L ".

    ResponderEliminar
  61. As minhas saudações a todos os camaradas que aqui têm deixado as suas mensagens. Espero que esta página, que passou a ser um ponto de encontro de antigos marinheiros, continue a desempenhar esse papel, em conjunto com outros sites e redes sociais que, entretanto, têm sido criadas.
    Tal como o filho da escola Canteiro que apenas agora encontrou o blog, muitos outros haverá que ainda o não conhecem. Por isso agradeço a todos que façam a sua divulgação conforme puderem.
    Abraços.

    ResponderEliminar
  62. saudaçôes a todos os filhos da escola,nessa grande escola da vida fui da incorporação de Outubro de 1969 com o nº2201/69 mº manobra naveguei na Sagres,França Inglaterra,Canárias Madeira depois Pedro Nunes Guiné, Cabo Verde e por fim Direcção de Farois P de Arcos baixa 1973 e como á sempre amigos que marcam, procuro em especial um mar.Alves manobra de 68 da zona de trás os Montes se algum filho da escola daquelas bandas poder dar alguna informação desde já obrigado.um grande abraço ao camilo com quem já falei nos marinheiros da lousã,ao cridor deste Blogg que não pare de escrever pois tudo faz faz bem feito,moro em Oiã-O.Bairro Aveiro( sgv52@sapo.pt-Tel. 917618077

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado camarada pelo incentivo. Não deixaste o nome no comentário, certamente por esquecimento, no entanto é por existirem leitores como tu, que comentam positivamente, que eu não quero deixar de continuar a escrever. Nem sempre tenho assuntos relacionados com a Marinha para postar no blog, mas sempre que surge uma oportunidade não deixo de o fazer, pois a Marinha, mesmo fazendo parte do passado está presente nas memórias do dia a dia.
      Um abraço.

      Eliminar
  63. amigo e filho da escola Jose Henrique,por esquecimento não deixei o nome ,pois ele aqui fica, Silvio Gonçalves Ventura ,sempre que posso vou visitar o teu blog,não só porque aprendo sempre e para que fique e predure aquela amizade que marinha nos proporcionou; já agora digo-te que a receita dos negalhos que apresentas-te,já a confecçionei e foi um sucesso,um grande abraço do tamanho do Mundo

    ResponderEliminar
  64. Amigo Silvio, muito obrigado por seres um visitante do blog e por achares que aprendes alguma coisa aqui.
    Quanto aos negalhos, são de facto muito bons. Só tenho pena de não os poder confeccionar muitas vezes por falta de tempo, mas talvez agora para o inverno tenha mais disponibilidade.
    Saudações navais!

    ResponderEliminar
  65. A Pátria Honrai que a Pátria Vos Contempla.
    Olá Filhos da Escola!
    Eu hoje questiono-me sobre esta frase, ou se sua representação ainda tem significado para os Militares da Armada no activo!...
    Gostei muito dos comentários que por aqui li, fizeram-me retroceder a 1972 recordando momentos passados da nossa história, como tantos outros passei pelo Grupo 1, Escola de Electrotecnia depois acabei a bordo da "NRP Alm Pereira da Silva" de 73 a 77, e então ainda com o Capitão de Fragata Rosa Coutinho no Comando, Cadiz, Rosyth e depois a Stanavforland de 1974, Convex 75, Buscar as corvetas a Cartagena, Las Palmas, Madeira e Açores,... e muita costa, rsrsrs
    Um Bem haja a todos e porque não sugerir a velhada que se reunisse para voltar a criar outro 25 de Abril?!... (... desta vez sem cravos, para alguns,... "que dizem"...)
    Abraços «ex-corde» de "PICASSO"

    PS: "Picasso", nome de guerra de 273/72

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Filho da minha Escola!
      Eu fui o 251/72, portanto julgo que eras da minha Companhia, que era a 4ª Comp. de voluntários de Janeiro de 1972.
      Sendo assim marchámos lado a lado, comemos à mesma mesa, habitámos a mesma caserna!...
      Não se encontram muitos Filhos da Escola da nossa companhia, por aqui, na Net. És o primeiro que encontro, por isso estou muito contente. Sou o autor deste blogue e tenho algumas postagens a falar sobre o tempo da recruta, não sei se já lestes alguma coisa, se não lestes bastas ires à página "Área Militar", que tem um link ao cimo e aí estão listadas todas as páginas que tratam de assuntos da Marinha.
      Eu era de Abastecimento e o momento mais marcante da minha vida na Marinha aconteceu precisamente no dia 25 de Abril de 1974, pois estava no Ministério, mesmo no centro dos acontecimentos.
      Vai dando notícias.
      Um grande abraço
      José Alexandre Henriques

      Eliminar
  66. Sou mais um que também vim parar aqui por acaso e também nao sabia que o Grupo 1 tinha fechado , fiz lá a recruta e depois fui de Dragaminas para o Alfeite E.A.N. e depois da especialidade o CEFA , sou da primeira incorporacäo de 89 , 5 companhia mais conhecido pelo MIRANDELA , ja agora se algum dos camaradas e amigos como o SANTINHOS(lisboa) ,SERGIO NASCIMENTO(corroios),MONTEIRO (marco de canavezes) , SANTOS (o nel), MONCÄO , MENDES(porto), TEIXEIRA(valadares) e mais alguns que ja nao recordo o nome visitarem o blogue por favor digam alguma coisa. Um abraço a todos 132989 Artilheiro AP , SEQUEIRA

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá filho da escola tudo bem se quiseres juntar ao grupo dos filhos da escola de 1989 é só pedires amizade Baltazar 4511 / 89

      Eliminar
  67. Procuro Filhos da escola 1989 4ª encorporação, 3ª Companhia.
    joaquimp68@gmail.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá filho da escola se quiseres juntar ao grupo dos filhos da escola de 1989 é só pedires amizade Baltazar 4511 / 89 um abraço

      Eliminar
    2. pedro oliveira 433189.
      abraço

      Eliminar
  68. Fiz a recruta no Grupo 1 e em Abril de 1974 estava lá. Depois fui para a Escola de Artilharia do Alfeite. Concluído o curso de artilheiro fui para o Hospital da Marinha onde fui ordenança antes de ingressar na Escola de Enfermagem curso em 1975/1978 e saí da marinha em Maio de 1981. Toda a minha vida fica marcada pela Marinha e fiquei grato por tudo quanto me ensinaram. Voltas da vida nunca mais vi ninguém da minha companhia 4ª de 74 com exceção do Carrada. Caso alguém esteja por aí pode contactarme por jf1957@gmail.com.
    Siga a Marinha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Santo e Peca, andámos juntos pelo Hospital da Marinha, sou do curso de Enfermagem de 1977/1980.

      Eliminar
    2. Também sou do curso de 1977/1980!

      Eliminar
  69. Também fiz na recruta nesta escola " Grupo nº 1 de Escolas da Armada" em 1992 com o número 148392, tive recruta com o Sarg. Cunha, Cabo Ribeiro, Marinheiro Maia e Marinheiro Martins, acabei com a Especialidade de Abastecimento, fui para a Direção de Abastecimentos com o Sarg. Jacob e permutei para o NRP Roberto Ivens onde estive 2 anos, sinto orgulho no meu percurso foi uma escola da vida.
    Siga a Marinha.
    Pedro "Simões"

    ResponderEliminar
  70. boa tarde amigos há por ai alguém da 2ºa companhia de 1977 da escola alunos o meu posto era 2º grumete cm do curso de acm artífice condutor maquinas assentei praça em 6 -6-1977 1542/77 urbano marques contacto 966858740 agradeço informaçao

    ResponderEliminar
  71. Um bem aja a todos, fiz lá a recruta em 1995.
    Araújo

    ResponderEliminar
  72. Um bem aja a todos, fiz lá a recruta em 1995.
    Araújo

    ResponderEliminar
  73. Boa noite a todos os filhos da escola,eu fiz parte da guarnição da Fragata Hermenegildo Capelo e estive em África na entrega das ex-colónias, Moçambique e por último Angola, também fomos a Dar-es-Salam em representação de Portugal, eu era o Marinheiro CM 1046/73 acompanhava muito com o mar CM 1060/73 a que chamavam o branquinho, este era de Vinhais Bragança, do pessoal que aqui se pronunciou só me lembra do Mar Camilo, também fui a França Toulon buscar o morteiro, deixo aqui um abraço a todos os filhos da escola. João Vieira contacto vieiralho@gmail.com

    ResponderEliminar
  74. boa noite alguem da 2ª incorporaçao de 1987? eu era da 4ª companhia 2226/87 2ºmarT luis

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cumprimentos Caríssimo.
      Fiz a recruta nesse ano Sexta Companhia - 2362/87 (Sargento Cosme, Cabo Constantino, a seguir Cabo Santos e Primeiro Marinheiro Santos). Companhia inserida no grupo comandado pelo Sr. Tenente Rosa da Costa. Deixo o meu contacto, caso conheça alguém da Sexta, avise, forneça sff. 915789580 - Resende.

      Eliminar
  75. Boas noites,para todos os filhos da escola.
    Casualmente encontrei este blog,que me faz recordar,os tempos em que assentei praça janeiro/70 em V.Franca.
    Fui telegrafista e cumpri na Guiné de 71/73 embarcado na LDM 311.
    Abraço
    R.Saraiva 419/70

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, caro filho da escola.
      Eu sou o autor deste blog e tenho um grande carinho pelos posts que escrevi sobre a Marinha. Por isso fico muito contente sempre que alguém comenta por aqui.
      Obrigado e um abraço.

      Eliminar
  76. Ola, Que saudades ao ler os comentarios de todos. Sou da 2ª incorporação de 1984. Passei 2 anos maravilhosos em Vila Franca. Sou do Norte e antes disso fechar, todos os anos fazia questão de passar nesse sitio.
    Gostava de encontrar alguns camaradas do meu ano. Sou o Fernandes, era 2ª Marinheiro L. Fazia os pagamentos porque trabalhva no comando. Um grande bem haja para todos . 918941483

    ResponderEliminar
  77. Abraço a todos os marinheiros. Também por lá estive. Incorporação de novembro/87 2-companhia. Depois estive no alfeite em comunicações. Depois na radio naval alges. Manuel.d.conceicao@gmail.com

    ResponderEliminar
  78. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite FILHOS DA ESCOLA foi por casualidade que entrei no blogue há por alguém que estivesse na SAGRES em 75 76 77 8o 81 Sou o CM JORGE um abraço a todos

      Eliminar
  79. Com 17 entrei como voluntário para Marinha na Escola de Alunos Marinheiros n.1, 4ª Companhia de Voluntários a 9 Dezembro de 1991, aí fiz a especialidade de Radarista, foram dos melhores momentos que tive e que guardo com todo carinho porque de vez em quando faz bem lembrar os tempos áureos desse lugar maravilhoso.
    Entristece-me que ao fim de mais de 7 décadas tenham decidido abandonar um local que foi a casa de muitos Marinheiros.
    Um abraço a todos os Filhos da Escola

    ResponderEliminar
  80. Boa noite para todos os camaradas que serviram na armada, se alguém estiver a ler, gostava de encontrar alguém da 3a de 85, meu número 348685 7a companhia, estive depois na estaçao Rádionaval Comandante Nunes Ribeiro.

    ResponderEliminar
  81. CÉSAR SÁ
    Boa tarde

    Fui Voluntário em 1981 , fiz a recruta em Vila Franca de xira e o curso CFT de Artilharia, embarquei no ZAMBEZE passei pelo SMAP no Alfeite depois fiz 4 anos na unapiberlant em Oeiras. O meu contato
    ceaucosa@hotmail.com

    Abraços Filhos da escola


    ResponderEliminar